Positivo do seu jeito

Tecnologia

29 de agosto de 2021

por: MKT Positivo

Se você frequenta muitos estabelecimentos comerciais, já deve ter visto um QR Code destacado como opção de pagamento. Apesar de existir há alguns anos, essa tecnologia tem se popularizado cada vez mais no país nos últimos meses, devido ao maior uso de aplicativos de pagamento como o Picpay, e do PIX, novo sistema de transferência desenvolvido pelo Banco Central.

QR Code: A tecnologia que retornou com tudo durante a pandemia

Para os comerciantes, receber pagamentos via QR Code acaba sendo mais vantajoso porque elimina os custos de taxas cobrados nas maquininhas de cartão de débito e crédito. Para os consumidores, além de ser uma opção mais rápida e prática, precisando apenas do celular, ela acaba sendo mais segura e higiênica do que utilizar equipamentos e cartões que são tocados por diversas pessoas.

Não à toa, pesquisas mostram que o número de brasileiros que passaram a fazer pagamentos via QR Code aumentou em mais de 10% durante a pandemia. Quase metade da população adulta já experimentou a tecnologia no país.

Se você deseja saber mais sobre esse recurso, você está no lugar certo. Vamos te ajudar a entender o que é um QR Code, como você pode gerá-lo e quais as principais vantagens desta tecnologia.

Afinal, o que é um QR Code?

QR Code é referente a uma sigla em inglês que significa Código de Resposta Rápida. Basicamente, ele é uma imagem em código de barras, geralmente inserida em um quadrado, que pode ser lida através de uma câmera.

O propósito do QR Code é o de facilitar o compartilhamento de dados e informações. Ao conseguir ler o seu código de barras, é possível ter acesso instantâneo ao conteúdo ao qual esse código se refere.

Como utilizar o QR Code?

Se você possui um smartphone que foi fabricado nos últimos anos, é quase certo que ele possui a tecnologia necessária para ler um QR Code. Dessa forma, basta apenas apontar a câmera do seu celular e aguardar enquanto o aparelho lê o código e obtém acesso ao conteúdo.

Estando conectado à internet, esse processo deve demorar somente alguns segundos. Afinal, como o próprio nome já diz, o QR Code precisa ser rápido.

qr-code-a-tecnologia-que-retornou-com-tudo-durante-a-pandemia

O uso da tecnologia tem se expandido cada vez mais. Atualmente, diversas empresas já disponibilizam QR Codes em propagandas na TV e internet, que dão acesso direto aos seus aplicativos ou sites com suas ofertas.

Outro exemplo tem sido o de redes de restaurantes. Ao invés de disponibilizar um cardápio normal, muitos estabelecimentos oferecem apenas um QR Code, que dá acesso à versão digital do seu catálogo de produtos.

Como gerar um QR Code?

Caso você tenha ficado nessa tecnologia, e não queira apenas ter acesso aos QR Codes de outras pessoas ou lugares, mas também comece a gerar os seus próprios, saiba que isso é possível! E fique tranquilo que o processo não é demorado, custoso e não exige a contratação de profissionais.

Existem ferramentas que são focadas na criação de novos QR Codes, muitas delas disponíveis nas lojas de aplicativos gratuitamente. Basta pesquisar pelos melhores programas e passar a utilizá-los para criar códigos para diversas aplicações do seu dia a dia, seja para o seu negócio ou vida pessoal.

Aplicações práticas do QR Code

Como falamos anteriormente, o uso do QR Code tem se expandido para diversas áreas e situações do nosso dia a dia. Apesar de ser frequentemente usado para meios de pagamento, a tecnologia foi desenvolvida inicialmente para rastreamento de peças em fábricas e usinas.

Ainda hoje, o recurso tem sido usado para esse fim. Além disso, é possível com um QR Code coordenar todo o setor de logística de uma empresa, conseguindo saber as etapas e os lugares que um determinado produto realizou. No mercado da moda, isso tem sido cada vez mais comum, com QR Codes sendo inseridos nas etiquetas das roupas.

Outra aplicação do QR Code tem sido para fins publicitários. Além de estarem presentes em propagandas, muitas embalagens de produtos já possuem esse código de barras, que pode dar acesso às demais informações sobre a empresa e seus demais produtos.

Na área da educação, cresce o número de livros e matérias escolares que possuem essa tecnologia, permitindo que os estudantes consigam acessar conteúdos novos e interativos, tendo um aprendizado mais dinâmico e desenvolvido.

E é claro, os QR Codes podem ser aplicados para pagamentos. Hoje em dia, os celulares já são o dispositivo mais importante e utilizado pela maioria das pessoas. Muitos já utilizam aplicativos de bancos para conseguir gerenciar a sua vida financeira.

Com um QR Code, é possível ir além, realizando pagamentos. Com isso, acaba não sendo mais necessário usar dinheiro em papel ou cartões. A tecnologia gera muito mais conforto, praticidade e segurança, evitando que cartões sejam roubados ou clonados.

Como foi possível observar, existem diversas funcionalidades e aplicativos envolvendo QR Code, que podem nos trazer diversos benefícios. Agora que você já tem mais conhecimento sobre esse assunto, basta começar a utilizá-lo no seu celular!

E não deixe de ver os demais conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito. Lá você vai encontrar matérias que podem te ajudar a se informar melhor sobre diversos assuntos, além de contar com diversos guias e tutoriais envolvendo o mundo da tecnologia.