Positivo do seu jeito

Dicas

WhatsApp: como organizar figurinhas no aplicativo

19 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

Se você utiliza muito o WhatsApp no seu dia a dia, é provável que já tenha recebido ou enviado algum sticker, popularmente chamado de figurinha. Essas imagens são cada vez mais aderidas, devido a dinâmica que elas conseguem trazer em uma conversa.

Seja para mostrar uma celebridade ou ícone conhecido, ou então para expressar um sentimento, pensamento, ou apenas para representar algo que seja engraçado, esses stickers logo tomaram conta do mensageiro. Se você gosta de utilizar figurinhas, é muito provável que tenha dezenas delas salvas no seu aplicativo.

Com isso, surge aquele problema de conseguir encontrar a figurinha na hora de enviar uma mensagem. Alguns usuários possuem tantas, que achar a figurinha desejada acaba sendo uma tarefa demorada e chata. Outros, quando começam a verificar o seu acervo, se surpreendem com stickers que nem se lembravam mais que possuíam, e que poderiam ser usados em diversas ocasiões.

Caso você seja uma dessas pessoas, que gostaria de organizar melhor as suas figurinhas, criando mecanismos mais fáceis para encontrá-las, nós temos boas notícias para te dar. O WhatsApp lançou recentemente um mecanismo de busca em sua plataforma. Além disso, existem outros apps que podem te ajudar. Vamos entender melhor como.

Organizando figurinhas direto pelo WhatsApp

O WhatsApp inseriu recentemente uma ferramenta de busca por figurinhas em sua plataforma, disponível tanto para usuários do Android como do iPhone. Para utilizar esse recurso, basta se certificar que o seu dispositivo está com a versão mais recente do aplicativo baixado e abri-lo.

Selecionando qualquer grupo ou contato para conversar, basta clicar no campo texto e em seguida no botão de figurinhas. Você verá que no canto inferior esquerdo da sua tela estará o ícone de uma lupa.

Clique neste ícone. Todas as figurinhas do seu acervo irão aparecer. Agora basta apenas digitar uma palavra-chave ou emoji e os stikers condizentes com a sua pesquisa irão aparecer. O WhatsApp ainda separou sete abas com diferentes categorias que podem ser usadas, sendo elas: todas, amor, saudações, feliz, triste, raiva e comemorar.

Vale destacar que se você cria muitas figurinhas com frequência, vale a pena nomear esses stickers com um nome que seja fácil de ser lembrado para ser buscado futuramente. Por exemplo, se você cria muitos stickers do seu melhor amigo, batize-os com o nome dele. Dessa forma, ao digitar o nome no campo de busca, as figurinhas irão aparecer rapidamente.

Organizando figurinhas com outro aplicativo

Apesar de oferecer a facilidade de já estar inserida no próprio aplicativo, a ferramenta de buscas do WhatsApp ainda é muito simples comparada com os recursos disponibilizados em outros aplicativos.

Atualmente, existem diversos app organizadores que podem te ajudar a armazenar e encontrar seus stickers. Um dos mais usados e recomendados é o Figurinhas Personalizadas. Caso você deseje testá-lo, basta seguir esse tutorial:

Passo 1: antes de usar o app, é preciso organizar as suas figurinhas em pastas. Para isso, abra o app Meus Arquivos do seu celular.

Passo 2: clique na opção Armazenamento Interno. No canto superior direito da sua tele, clique no ícone de três pontinhos. Um novo menu será aberto.

Passo 3: clique na opção Criar pasta. Dê um nome para a sua pasta e clique em Criar.

Passo 4: voltando ao menu do Armazenamento interno, siga o caminho WhatsApp – Media – WhatsApp Stickers. Você irá encontrar todas as figurinhas que foram salvas no seu WhatsApp.

Passo 5: selecione as figurinhas que você deseja inserir na pasta que foi criada. Após concluir a seleção, clique na opção Mover que está no canto inferior esquerdo,

Passo 6: agora volte na pasta criada e clique na opção Mover aqui. Todas as figurinhas selecionadas irão aparecer nesta pasta.

Passo 7: abra o app Figurinhas Personalizadas. Caso o programa não tenha identificado a pasta onde você colocou as figurinhas, basta clicar no ícone + que estará no canto inferior direito da tela.

Passo 8: todas as figurinhas estarão no app. Basta agora criar um novo pacote, nomeá-lo e inserir as figurinhas nele. Vale destacar que cada pacote suporta o número máximo de 30 stickers.

Passo 9: para adicionar o pacote no seu WhatsApp, clique no ícone de verificação que estará no canto superior direito da sua tela e confirme que você deseja adicionar o pacote.

Pronto! Ao abrir o WhatsApp, o pacote estará disponível. Você pode criar diversos pacotes, cada um com um grupo diferente de figurinhas, separando-as em segmentos como: futebol, engraçadas, filmes e séries, animas e desenhos.

Agora que você sabe como pesquisar suas figurinhas, seja pelo próprio WhatsApp ou por outro aplicativo, basta testar as alternativas e aproveitar o seu acervo de stickers de forma muito mais rápida e prática.

Para receber mais dicas, não deixe de dar uma olhada no nosso blog. Temos diversos tutoriais e dicas que podem te ajudar a potencializar o uso do seu WhatsApp e demais aplicativos, redes sociais ou dispositivos eletrônicos. Conte com a Positivo para virar um expert em tecnologia!