Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

whatsapp-como-programar-exclusao-automatica-de-mensagens-chats

WhatsApp: como programar a exclusão automática de mensagens e chats

Introduzido no ano passado, o recurso de exclusão automática de mensagens se mostrou uma ótima ferramenta para os usuários do WhatsApp. Ele tem sido um facilitador para aqueles que não desejam ficar armazenando o histórico de conversas antigas, eliminando a necessidade de apagar manualmente cada mensagem ou histórico de chat.

Inicialmente, o recurso apagava de forma automática as mensagens após sete dias. No entanto, novas opções de prazo foram disponibilizados pelo Meta (novo nome do Facebook), empresa responsável pelo aplicativo. Agora, você pode definir que as mensagens do seu WhatsApp sejam deletadas após 24 horas, sete dias ou noventa dias.

Vale destacar que esse recurso é apenas opcional, sendo necessário ativá-lo no seu app para poder utilizá-lo. A exclusão automática ainda pode ser desativada a qualquer momento caso os usuários queiram voltar para a configuração padrão, que não apaga nenhuma mensagem.

Selecionando a exclusão automática de mensagens no WhatsApp

Habilitar o modo de mensagens temporárias no WhatsApp oferece diversas vantagens, como liberar espaço na memória do celular e deixar o aplicativo e seus chats menos poluídos. Caso você queira contar com este recurso, basta seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e toque no ícone de reticências (três pontinhos) que fica no canto superior direito da sua tela.
  2. Selecione Configurações e em seguida, a opção Conta. No novo menu que se abrir, toque em Privacidade.
  3. Deslize o novo menu para baixo até encontrar a seção Mensagens temporárias. Clique nessa opção e, em seguida, selecione Duração padrão.
  4. Selecione o novo período que você deseja que as suas mensagens sejam apagadas de forma automática.

Pronto! A partir de agora, todas as mensagens que você enviar e receber no WhatsApp serão apagadas pelo próprio aplicativo após o período de tempo que você tiver selecionado.

whatsapp-como-programar-exclusao-automatica-de-mensagens-chats

Caso você queira que somente as mensagens que você troca com um contato ou grupo específico sejam apagadas automaticamente, isso também é possível.

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e selecione o contato ou grupo que você deseja habilitar esse recurso.
  2. No novo menu que se abrir, clique em Mensagens temporárias.
  3. Na nova aba, selecione o período de tempo que será usado para que as mensagens sejam apagadas.

Regras da exclusão automática de mensagens

Algumas dúvidas podem surgir referente a como funciona o recurso de exclusão de mensagens do WhatsApp. A principal é se logo após habilitar esse recurso e definir o prazo, as mensagens antigas que já foram enviadas antes do recurso ser habilitado já serão apagadas. Pensando nisso, explicaremos de forma mais detalhada algumas regras do novo mecanismo a seguir.

  • Mensagens enviadas antes do recurso de exclusão automática ser habilitado continuam permanecendo no seu histórico do WhatsApp, mesmo que tenham sido enviadas ou recebidas em um período de tempo maior do que o escolhido na hora de habilitar o recurso. Somente mensagens enviadas após você habilitar essa opção serão excluídas.
  • As mensagens serão excluídas automaticamente mesmo se o usuário não abrir o aplicativo do WhatsApp em 24 horas, sete ou noventa dias. Porém, a mensagem ainda poderá ser vista caso o celular envie uma notificação quando ela for recebida.
  • Ao responder uma mensagem, ela continuará aparecendo na sua resposta mesmo quando ela for apagada de forma automaticamente. Dessa forma, o texto da mensagem original pode permanecer no seu chat mesmo após o período de tempo determinado para a exclusão, com ela sendo apagada somente quando a sua resposta ultrapassar o período de tempo estipulado.  
  • Ao encaminhar uma mensagem excluída automaticamente para um contato ou grupo que você não tenha habilitado esse recurso, a mensagem encaminhada não será excluída na conversa onde ela foi encaminhada, somente no chat original.
  • Caso você crie um backup antes de excluir automaticamente suas mensagens, elas serão inseridas no seu backup. No entanto, ao restaurar os dados deste backup no aplicativo do WhatsApp, as mensagens serão excluídas.

Agora que você já sabe tudo sobre o recurso de exclusão automática de mensagens e chats do WhatsApp, basta apenas começar a utilizá-lo no seu celular, escolhendo qual período de tempo você deseja que as mensagens sejam deletadas.

Esperamos que você tenha gostado das dicas deste artigo. Caso queira descobrir as principais novidades sobre o mundo da tecnologia, ou então ver outros tutoriais como esse, basta acessar os demais conteúdos do nosso blog.

Lá você encontrará diversas dicas que podem te ajudar a explorar o melhor que os seus dispositivos e sites favoritos tem a oferecer no seu dia a dia.

Links: AndroidFinal, TechTudo, Mundo Conectado

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter