Você gostaria que o WhatsApp começasse a exibir propaganda em algumas telas do aplicativo? Provavelmente, a resposta da maioria dos usuários é um sonoro “não”, mas essa é uma das possibilidades que vem sendo levantadas pela equipe de desenvolvimento do app.
De acordo com a reportagem publicada no jornal The Wall Street Journal, há planos para encontrar formas de monetizar o app no futuro. Se isso de fato acontecer, será quebrada uma promessa feita pelo Facebook quando adquiriu o serviço de que o WhatsApp seria totalmente gratuito para sempre.
O preço a se pagar, no entanto, será a exibição de propagandas.
O WhatsApp conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e muitos deles têm na ferramenta um dos seus principais meios de negócio. No Brasil, além de ele estar presente em praticamente todos os smartphones, há muitas empresas que aceitam pedidos ou que conversam com os seus clientes via WhatsApp.
Porém, embora tenham um bilhão de usuários com o aplicativo instalado, as formas de monetização do WhatsApp são praticamente inexistentes e esse é um ponto que preocupa os acionistas do Facebook.
Por essa razão, a introdução de anúncios – se aprovada – será feita aos poucos e, primeiramente, em alguns formatos restritos.
A primeira ferramenta que poderá receber anúncios é o WhatsApp Business. Os usuários desse recurso poderão fazer anúncios que surgirão em meio aos Stories dos usuários comuns. As inserções devem ocorrer mais ou menos como já acontece no Stories do Instagram.
Além disso, cada vez que conversarem com clientes seja lá com qual finalidade for – atendimento direto, suporte ou vendas – uma pequena taxa terá que ser paga.
Ou seja, em um primeiro momento, se você não usa o Stories no WhatsApp, provavelmente não será impactado pelo anúncios. O recurso acabou surgindo por último no mensageiro, mas rapidamente conquistou o seu espaço. A equipe de desenvolvimento do WhatsApp estima que hoje pelo menos 450 milhões de usuários postem e acessem essa função com frequência.
Já quanto ao pagamento de uma taxa de acordo com a quantidade de mensagens trocadas entre empresas e clientes, ainda há muita indefinição sobre o tema, especialmente no Brasil.
Os valores a serem pagos devem variar em cada país: nos EUA serão US$ 0,09 por mensagem enquanto no Reino Unido será cobrado £ 0,05, por mensagem.
Por fim, a equipe do Facebook prometeu que quando essas possibilidades estiverem disponíveis para todos, será possível aos usuários comuns optarem se querem ou não receber algum tipo de propaganda.
Porém, para as empresas, a ideia de cobrança por alguns serviços parece ser um caminho sem volta. O WhatsApp destacou que o Uber, juntamente com cerca de cem empresas, são os pioneiros em utilizarem essa versão paga em testes iniciais.
Ainda não há uma data oficial definida para a aplicação dessas novidades. Geralmente, o WhatsApp disponibiliza as suas atualizações em ondas e nem todos os países recebem os mesmos recursos ao mesmo tempo.
Como o Brasil está de fora dos primeiros comunicados, possivelmente as opções pagas do WhatsApp estejam disponíveis aqui somente a partir de 2019.
E aí, o que você achou dessa ideia? Propagandas e cobrança por mensagens enviadas pelas empresas são uma boa forma de monetizar o aplicativo?
Fonte(s): The Wall Street Journal