mapa-do-universo-3d-realista

Conheça o universo com o mapa 3D mais detalhado já feito até hoje

Você gosta de observar o espaço e conhecer os segredos da nossa galáxia e universo? Então precisa conhecer o Espectroscópico de Energia Escura, também conhecido como DESI. Após sete meses de desenvolvimento, o projeto ainda está em andamento, mas já é o maior e mais detalhado mapa 3D feito sobre o universo.

Para se ter uma ideia, mais de 7,5 milhões de galáxias já foram catalogadas no DESI. O número é surpreendente, visto que a Via Láctea, galáxia onde está no nosso planeta, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro, segundo a maioria dos cientistas e astrônomos.

Vale ressaltar que o projeto não está pronto, e não opera atualmente nos moldes do Google Earth, onde qualquer usuário pode acessá-lo e navegar pelo universo tendo imagens detalhadas do espaço. No entanto, já é possível ver uma prévia da versão animada do seu mapa aqui.

O DESI possui planos ambiciosos, como escanear 35 milhões de galáxias até 2026, além de revelar mais detalhes sobre a energia escura, matéria que compõe cerca de 70% do universo. Com isso, ele promete revolucionar a forma como os profissionais da área, e por consequência, a humanidade, enxerga e interage com o universo. Ficou interessado? Então leia nosso artigo para saber mais sobre esse fantástico mapa.

O que é o DESI?

A ideia de criar um vasto mapa 3D que cobrisse todo o universo vem de décadas atrás, mas somente em 2015 o DESI começou a ser construído. O projeto é fruto de uma colaboração científica do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley com o Escritório de Ciências do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE).

Instalado no telescópio Nicholas U. Mayall, no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona, ele é composto por mais de 5.000 fibras ópticas que permitem a captação de imagens do espectro de cores das galáxias espalhadas pelo universo.

O DESI atua utilizando um conceito chamado Redshifting, medida que determina o desvio da luz para a extremidade vermelha em relação à fonte emissora e o receptor observador. Basicamente, quanto mais vermelho está o espectro de uma galáxia, mais distante ela está do nosso planeta.

Dessa forma, é possível verificar quantos bilhões de anos a luz de uma determinada galáxia viajou antes de chegar à Terra;

mapa-do-universo-3d-realista

O que o mapa pode nos revelar?

Ainda é difícil determinar o que o DESI pode nos revelar, visto que o estudo do universo ainda é uma área que possui muito mais perguntas do que respostas. Como o ditado diz, conhecemos apenas uma gota neste imenso oceano que é o espaço.

No entanto, além de determinar a distância que nossas galáxias vizinhas possuem, o mapa 3D pode ser usado para uma verificar a origem dessas galáxias. As estruturas vistas nos espectros e no seu desvio de luz carregam informações sobre as suas origens, revelando dados que podem ser usados pelos cientistas para determinar o histórico e expansão do universo como um todo.

Conforme destacado por Julien Guy, um dos cientistas do Berkeley Lab, o DESI possui a capacidade de detectar o efeito das ondas das galáxias mesmo que bilhões de anos após o seu surgimento.

Como seu nome diz, o DESI também pode ajudar a determinar o histórico de expansão da energia escura do universo. Apesar de ser uma forma de energia ou matéria ainda misteriosa, estima-se atualmente que cerca de 70% da composição do espaço seja de energia escura, sendo ela o que causa a expansão do universo.

À medida que nosso universo se expande, mais energia escura é criada, que por sua vez acelera ainda mais a sua expansão. Entender este conceito tem sido considerado crucial para os cientistas, pois pode ajudar a compreender qual será o destino do universo. Ele irá se expandir para sempre ou em algum momento entrará em colapso e irá retroceder, formando uma espécie de Big Bang inverso? O DESI pode nos ajudar a encontrar a resposta, ao revelar como a energia escura se comportou no passado, a bilhões de anos.

Por fim, vale destacar que o mapa 3D pode ajudar os cientistas a ter uma maior compreensão sobre buracos negros e da evolução dos Quasars – variedade brilhante contida nas galáxias. As opções são diversas, e ao que tudo indica, o DESI pode se tornar uma das ferramentas mais importantes da astronomia nas próximas décadas.

Para aqueles que amam a exploração espacial e a revelação de novas informações e conceitos sobre o universo, resta apenas aguardar enquanto o projeto revela para a comunidade científica mais informações sobre o universo e a sua origem.

Enquanto essas informações não são divulgadas, que tal dar uma olhada nos conteúdos do nosso blog? Você encontrará diversas matérias sobre tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia, além de ter acesso a diversos tutoriais e dicas que podem te ajudar a lidar com suas redes sociais, aplicativos, dispositivos eletrônicos e por que não, com o universo. Seja bem-vindo e conte com a gente!  

Links: Revista Galileu, Mundo Conectado, News Center

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.