Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

mapa-do-universo-3d-realista

Conheça o universo com o mapa 3D mais detalhado já feito até hoje

Você gosta de observar o espaço e conhecer os segredos da nossa galáxia e universo? Então precisa conhecer o Espectroscópico de Energia Escura, também conhecido como DESI. Após sete meses de desenvolvimento, o projeto ainda está em andamento, mas já é o maior e mais detalhado mapa 3D feito sobre o universo.

Para se ter uma ideia, mais de 7,5 milhões de galáxias já foram catalogadas no DESI. O número é surpreendente, visto que a Via Láctea, galáxia onde está no nosso planeta, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro, segundo a maioria dos cientistas e astrônomos.

Vale ressaltar que o projeto não está pronto, e não opera atualmente nos moldes do Google Earth, onde qualquer usuário pode acessá-lo e navegar pelo universo tendo imagens detalhadas do espaço. No entanto, já é possível ver uma prévia da versão animada do seu mapa aqui.

O DESI possui planos ambiciosos, como escanear 35 milhões de galáxias até 2026, além de revelar mais detalhes sobre a energia escura, matéria que compõe cerca de 70% do universo. Com isso, ele promete revolucionar a forma como os profissionais da área, e por consequência, a humanidade, enxerga e interage com o universo. Ficou interessado? Então leia nosso artigo para saber mais sobre esse fantástico mapa.

O que é o DESI?

A ideia de criar um vasto mapa 3D que cobrisse todo o universo vem de décadas atrás, mas somente em 2015 o DESI começou a ser construído. O projeto é fruto de uma colaboração científica do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley com o Escritório de Ciências do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE).

Instalado no telescópio Nicholas U. Mayall, no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona, ele é composto por mais de 5.000 fibras ópticas que permitem a captação de imagens do espectro de cores das galáxias espalhadas pelo universo.

O DESI atua utilizando um conceito chamado Redshifting, medida que determina o desvio da luz para a extremidade vermelha em relação à fonte emissora e o receptor observador. Basicamente, quanto mais vermelho está o espectro de uma galáxia, mais distante ela está do nosso planeta.

Dessa forma, é possível verificar quantos bilhões de anos a luz de uma determinada galáxia viajou antes de chegar à Terra;

mapa-do-universo-3d-realista

O que o mapa pode nos revelar?

Ainda é difícil determinar o que o DESI pode nos revelar, visto que o estudo do universo ainda é uma área que possui muito mais perguntas do que respostas. Como o ditado diz, conhecemos apenas uma gota neste imenso oceano que é o espaço.

No entanto, além de determinar a distância que nossas galáxias vizinhas possuem, o mapa 3D pode ser usado para uma verificar a origem dessas galáxias. As estruturas vistas nos espectros e no seu desvio de luz carregam informações sobre as suas origens, revelando dados que podem ser usados pelos cientistas para determinar o histórico e expansão do universo como um todo.

Conforme destacado por Julien Guy, um dos cientistas do Berkeley Lab, o DESI possui a capacidade de detectar o efeito das ondas das galáxias mesmo que bilhões de anos após o seu surgimento.

Como seu nome diz, o DESI também pode ajudar a determinar o histórico de expansão da energia escura do universo. Apesar de ser uma forma de energia ou matéria ainda misteriosa, estima-se atualmente que cerca de 70% da composição do espaço seja de energia escura, sendo ela o que causa a expansão do universo.

À medida que nosso universo se expande, mais energia escura é criada, que por sua vez acelera ainda mais a sua expansão. Entender este conceito tem sido considerado crucial para os cientistas, pois pode ajudar a compreender qual será o destino do universo. Ele irá se expandir para sempre ou em algum momento entrará em colapso e irá retroceder, formando uma espécie de Big Bang inverso? O DESI pode nos ajudar a encontrar a resposta, ao revelar como a energia escura se comportou no passado, a bilhões de anos.

Por fim, vale destacar que o mapa 3D pode ajudar os cientistas a ter uma maior compreensão sobre buracos negros e da evolução dos Quasars – variedade brilhante contida nas galáxias. As opções são diversas, e ao que tudo indica, o DESI pode se tornar uma das ferramentas mais importantes da astronomia nas próximas décadas.

Para aqueles que amam a exploração espacial e a revelação de novas informações e conceitos sobre o universo, resta apenas aguardar enquanto o projeto revela para a comunidade científica mais informações sobre o universo e a sua origem.

Enquanto essas informações não são divulgadas, que tal dar uma olhada nos conteúdos do nosso blog? Você encontrará diversas matérias sobre tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia, além de ter acesso a diversos tutoriais e dicas que podem te ajudar a lidar com suas redes sociais, aplicativos, dispositivos eletrônicos e por que não, com o universo. Seja bem-vindo e conte com a gente!  

Links: Revista Galileu, Mundo Conectado, News Center

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter