windows-11-como-testar-sem-instalar

Windows 11: como testar a nova versão do sistema operacional sem precisar instalar

O Windows 11 será lançado pela Microsoft no dia 5 de outubro. Após uma longa espera, os usuários poderão, enfim, usar a versão final do novo Windows. O sistema operacional, no entanto, pode ser testado de forma remota, sem a necessidade de instalar a versão beta no computador. Não entendeu a questão? Fica com a gente que mostraremos, a seguir, como testar o Windows 11 sem instalar nada no PC.

Você já instalou algo no PC e depois se arrependeu por não se adaptar ao sistema? Isso é algo muito comum diante da gama de ferramentas que podemos usar em nossos computadores. E se você instalar um sistema operacional e depois se arrepender? Para evitar esse problema, um desenvolvedor teve uma ideia interessante que permite testar o Windows 11 na web.

O rapaz, conhecido na web como “Blue Edge”, desenvolveu uma página que simula o Windows 11 em detalhes. Através do site, qualquer usuário pode usar o novo OS, inclusive aqueles que usam os sistemas operacionais Linux ou o macOS. A plataforma oferece navegação fluida pelos recursos nativos pelas configurações do sistema. Tudo isso, é claro, de forma apenas ilustrativa, pois a simulação apresenta algumas limitações.

O acesso ao site, no entanto, não garante que seu computador seja compatível com o Windows 11. A simulação foi criada apenas para liberar um teste rápido do sistema para o maior número possível de pessoas que precisam da conexão com a internet para usar os recursos. 

Achou interessante? Então vamos analisar rapidamente os benefícios do Windows 11 para, em seguida, mostrar como se dá o acesso ao site.

Mudanças do Windows 11

A chegada do novo Windows, segundo a própria Microsoft, será um marco na história do sistema. Além de novos recursos nativos, o OS terá sua interface totalmente remodelada com gráficos em tons azulados e novos ícones de recursos nas configurações do sistema. A maior e mais polêmica mudança foi a remodelagem do Menu Iniciar, agora centralizado na tela, o que fez muitos usuários perceberem uma semelhança com o macOS, da Apple.

Como dissemos anteriormente, o sistema conta agora com um design remodelado, mas as mudanças seguem além disso. A seguir, listamos as principais alterações em ferramentas nativas do Windows.

  • Novo aplicativo Microsoft Store;
  • Novo Menu Iniciar;
  • Novo painel de widgets personalizado;
  • Compatibilidade com mapeamento Auto HDR para jogos;
  • Novo sistema de layout para janelas inteligentes com multitelas;
  • Software Microsoft Teams será uma ferramenta nativa.

Vale a pena testar o Windows 11 na web?

A forma tradicional de testar uma nova versão do Windows é através da instalação da versão de testes do sistema. Para isso, o usuário deve se cadastrar no sistema Windows Insider para aceitar os termos de testar o OS em sua versão beta. Neste método, a versão será instalada no computador e contará com todos os recursos projetados pela Microsoft. 

Os usuários que tiverem o Windows 10 poderão atualizar para a nova versão gratuitamente. Para rodar o sistema, os usuários precisam de componentes específicos de softwares para que a versão funcione. Pensando nisso, a Microsoft oferece o aplicativo PC Health Check. A ferramenta realiza uma verificação automática no computador para que você saiba se poderá instalar o update.

Como testar o Windows 11 sem instalar nada no computador

O site criado pelo desenvolvedor Blue Edge não é certificado pela Microsoft. Ainda assim, não há nenhum risco ao acessá-lo em seu computador, assim como não há nenhum requisito específico para que ele funcione. Rodar a versão de teste abaixo não significa que o Windows 11 será compatível com o seu computador. 

O site é apenas uma página na web que simula o sistema. Ele não permite, por exemplo, acessar o Explorer para buscar pastas ou a caixa de diálogo Run. Outras funções, como o Menu Iniciar, a loja Windows Store e o navegador Edge são totalmente funcionais. A seguir, vamos aos passos.

Passo 1. Abra o navegador web do computador e visite a página abaixo;

https://win11.blueedge.me/

Passo 2. Aguarde alguns instantes até que a versão web do sistema seja carregada;

Passo 3. As modificações já estarão na área de trabalho. O Menu Iniciar e a barra de ferramentas agora estão centralizados. Clique sobre o Menu Iniciar (logotipo do sistema) para visualizar o layout;

Passo 4. Clique sobre o ícone “Store” na área de trabalho para conhecer a nova versão da Microsoft Store;

Passo 5. Clique sobre “Edge” para iniciar o navegador nativo do sistema. Você poderá navegar na página da web sem problemas. Faça isso para testar a nova versão do navegador. Continue navegando no sistema para conhecer mais detalhes sobre a atualização do Windows.

Não deixe de navegar pelo no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novos tutoriais, dicas sobre softwares e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de pesquisa para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos móveis, computadores e outros aparelhos tecnológicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.