windows-11-como-testar-sem-instalar

Windows 11: como testar a nova versão do sistema operacional sem precisar instalar

O Windows 11 será lançado pela Microsoft no dia 5 de outubro. Após uma longa espera, os usuários poderão, enfim, usar a versão final do novo Windows. O sistema operacional, no entanto, pode ser testado de forma remota, sem a necessidade de instalar a versão beta no computador. Não entendeu a questão? Fica com a gente que mostraremos, a seguir, como testar o Windows 11 sem instalar nada no PC.

Você já instalou algo no PC e depois se arrependeu por não se adaptar ao sistema? Isso é algo muito comum diante da gama de ferramentas que podemos usar em nossos computadores. E se você instalar um sistema operacional e depois se arrepender? Para evitar esse problema, um desenvolvedor teve uma ideia interessante que permite testar o Windows 11 na web.

O rapaz, conhecido na web como “Blue Edge”, desenvolveu uma página que simula o Windows 11 em detalhes. Através do site, qualquer usuário pode usar o novo OS, inclusive aqueles que usam os sistemas operacionais Linux ou o macOS. A plataforma oferece navegação fluida pelos recursos nativos pelas configurações do sistema. Tudo isso, é claro, de forma apenas ilustrativa, pois a simulação apresenta algumas limitações.

O acesso ao site, no entanto, não garante que seu computador seja compatível com o Windows 11. A simulação foi criada apenas para liberar um teste rápido do sistema para o maior número possível de pessoas que precisam da conexão com a internet para usar os recursos. 

Achou interessante? Então vamos analisar rapidamente os benefícios do Windows 11 para, em seguida, mostrar como se dá o acesso ao site.

Mudanças do Windows 11

A chegada do novo Windows, segundo a própria Microsoft, será um marco na história do sistema. Além de novos recursos nativos, o OS terá sua interface totalmente remodelada com gráficos em tons azulados e novos ícones de recursos nas configurações do sistema. A maior e mais polêmica mudança foi a remodelagem do Menu Iniciar, agora centralizado na tela, o que fez muitos usuários perceberem uma semelhança com o macOS, da Apple.

Como dissemos anteriormente, o sistema conta agora com um design remodelado, mas as mudanças seguem além disso. A seguir, listamos as principais alterações em ferramentas nativas do Windows.

  • Novo aplicativo Microsoft Store;
  • Novo Menu Iniciar;
  • Novo painel de widgets personalizado;
  • Compatibilidade com mapeamento Auto HDR para jogos;
  • Novo sistema de layout para janelas inteligentes com multitelas;
  • Software Microsoft Teams será uma ferramenta nativa.

Vale a pena testar o Windows 11 na web?

A forma tradicional de testar uma nova versão do Windows é através da instalação da versão de testes do sistema. Para isso, o usuário deve se cadastrar no sistema Windows Insider para aceitar os termos de testar o OS em sua versão beta. Neste método, a versão será instalada no computador e contará com todos os recursos projetados pela Microsoft. 

Os usuários que tiverem o Windows 10 poderão atualizar para a nova versão gratuitamente. Para rodar o sistema, os usuários precisam de componentes específicos de softwares para que a versão funcione. Pensando nisso, a Microsoft oferece o aplicativo PC Health Check. A ferramenta realiza uma verificação automática no computador para que você saiba se poderá instalar o update.

Como testar o Windows 11 sem instalar nada no computador

O site criado pelo desenvolvedor Blue Edge não é certificado pela Microsoft. Ainda assim, não há nenhum risco ao acessá-lo em seu computador, assim como não há nenhum requisito específico para que ele funcione. Rodar a versão de teste abaixo não significa que o Windows 11 será compatível com o seu computador. 

O site é apenas uma página na web que simula o sistema. Ele não permite, por exemplo, acessar o Explorer para buscar pastas ou a caixa de diálogo Run. Outras funções, como o Menu Iniciar, a loja Windows Store e o navegador Edge são totalmente funcionais. A seguir, vamos aos passos.

Passo 1. Abra o navegador web do computador e visite a página abaixo;

https://win11.blueedge.me/

Passo 2. Aguarde alguns instantes até que a versão web do sistema seja carregada;

Passo 3. As modificações já estarão na área de trabalho. O Menu Iniciar e a barra de ferramentas agora estão centralizados. Clique sobre o Menu Iniciar (logotipo do sistema) para visualizar o layout;

Passo 4. Clique sobre o ícone “Store” na área de trabalho para conhecer a nova versão da Microsoft Store;

Passo 5. Clique sobre “Edge” para iniciar o navegador nativo do sistema. Você poderá navegar na página da web sem problemas. Faça isso para testar a nova versão do navegador. Continue navegando no sistema para conhecer mais detalhes sobre a atualização do Windows.

Não deixe de navegar pelo no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novos tutoriais, dicas sobre softwares e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de pesquisa para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos móveis, computadores e outros aparelhos tecnológicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.