Você deve ter percebido recentemente a polêmica sobre o selo de verificado no Twitter. Inclusive, diversos famosos perderam seus selos e alegaram que não irão pagar pelo mesmo.
De acordo com informações mais recentes, o selo azul para algumas celebridades e instituições não pagantes foi restabelecido. O que não quer dizer que todos concordem com a decisão da rede social do bilionário Elon Musk.
E ao que tudo indica, o Instagram e Facebook irão pelo mesmo caminho. Confira o conteúdo de hoje e fique por dentro dessas mudanças!
Muito visto pelos usuários do Instagram e outras redes sociais, o selo de verificado (selo azul) é um meio de você saber que a conta com a qual está interagindo é realmente de uma figura pública, celebridade, marca ou entidade de destaque e não um perfil fake ou de fã.
Inclusive, essa pauta tem sido alvo de várias polêmicas entre os famosos.
Para acirrar ainda mais a polêmica sobre o selo de verificação nas redes sociais, recentemente Mark Zuckerberg anunciou que começaram os testes em relação à cobrança do selo de verificação do Instagram e do Facebook.
Inicialmente, isso está ocorrendo apenas na Austrália e Nova Zelândia e ainda não há estimativa de valores para o Brasil. Segundo informações do Canaltech, o preço base, de US$11,99, será cobrado de quem assinar via site da web. Já quem realizar a assinatura via celular, pagará uma mensalidade de US$14,99 (quase R$80 em conversão direta).
Segundo a própria Meta, com o Meta Verified, você passa por uma verificação com um documento de identidade emitido pelo governo e recebe proteção proativa para a conta, acesso a suporte direto para a conta e muito mais. Os recursos podem variar de acordo com a região.
O Meta Verified segue o mesmo caminho do Twitter e oferece o selo de verificado como um grande destaque de seu plano pago. Contudo, assim como no Twitter, esse pacote oferece também algumas novidades extras para quem quiser pagar a mensalidade no Instagram e Facebook.
Ainda, segundo a Meta, as vantagens são as seguintes:
Claro que, como o próprio nome informa, o pagamento dessa mensalidade resulta na verificação de identidade no Facebook e no Instagram.
Para realizar a assinatura do Meta Verified, os usuários do Facebook e do Instagram precisam ter realizado postagens nas redes e ter no mínimo 18 anos. A organização não informou qual é o tempo mínimo de conta para ser elegível, porém a ideia de que o usuário tenha utilizado as redes antes de se candidatar indica que terá algum limite para evitar fakes.
Para obter a verificação, o candidato precisará enviar um documento oficial de seu país e utilizar seu nome verdadeiro nas plataformas da Meta. A organização garante que fará gerenciamento ativo, buscando pessoas que tentam se passar por outras. Ou seja, ao que tudo indica, a enxurrada de fakes que tomou conta do Twitter nos dias iniciais do Blue deixou uma boa lição.
E você vai aderir ao selo de verificação dessas redes? Conta pra gente aqui nos comentários!
Em breve, traremos mais atualizações sobre o assunto no blog Positivo do Seu Jeito.