Positivo do seu jeito

Tendências

O que é Uber Transit? Veja como usar novo recurso que integra dados de transporte público brasileiro

5 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

Vem novidade por aí no aplicativo Uber. Em um evento realizado na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, a empresa anunciou a inclusão do recurso Uber Transit em seu aplicativo.

Além disso, uma nova versão do app deve ser lançada, integrando os serviços tradicionais do Uber com o Uber Eats. As novidades anunciadas ainda não têm uma data oficial de lançamento, mas já estão em testes na cidade de São Paulo.

o-que-e-uber-transit
®GIPHY

O que é o Uber Transit?

Entre as novidades anunciadas pelo Uber, a principal delas é o Uber Transit. Trata-se de um recurso que mostrará aos usuários opções de transporte em tempo real que vão além do simples pedido de um carro. Será possível conferir também alternativas de ônibus, metrô e trens.

Assim, o usuário poderá optar por pegar um ônibus para percorrer um determinado trajeto ou chamar um motorista: o que for mais conveniente. Será possível levar em consideração fatores como tempo para percorrer o trajeto e preço gasto.

Já disponível em algumas cidades dos Estados Unidos, no Brasil o recurso por enquanto só poderá ser visto em São Paulo. Por lá ele já está em fase de testes e deve ser liberado para todos os usuários nas próximas semanas. Não há informações sobre quais serão as próximas cidades a receber essa função e nem quando isso ocorrerá.

o-que-e-uber-transit

Com relação ao pagamento, o usuário seguirá fazendo-o pelos meios tradicionais. Porém, na cidade de Denver, nos Estados Unidos, há uma opção na qual é possível pagar o transporte público também pelo aplicativo do Uber. Esse recurso dá um indício de quais são as intenções dos desenvolvedores do aplicativo, mas também não há previsão de quando ele será implantado em outros lugares.

Melhorias na segurança

Pensando em aprimorar a segurança dos usuários e motoristas, novos recursos devem ser integrados no futuro ao Uber. Será possível, por exemplo, entrar em contato com a polícia por meio do app. Ao mandar uma mensagem para os policiais automaticamente eles recebem informações como localização e dados do veículo.

Para os motoristas, será preciso checar de tempos em tempos a foto do perfil. Caso isso não seja feito o usuário fica impedido de usar o aplicativo até que regularize a situação.

Outra função em testes é a do PIN. Quando o motorista aceita uma corrida, um PIN é gerado para o passageiro. Para que a corrida tenha início, esse número deve ser informado ao motorista e somente o carro certo é que poderá habilitar a corrida.

Uber e Uber Eats em um só app

Por fim, o Uber pretende integrar os serviços do Uber e do Uber Eats em um só aplicativo. A ideia é facilitar a vida do usuário, centralizando em um único local diversos serviços que ele utiliza ao longo do dia.

Ainda no Uber Eats, alguns recursos estão em testes nos Estados Unidos. Você poderá especificar se deseja receber talheres ou não em um pedido, reduzindo assim o desperdício de talheres plásticos.

Outro recurso é a inclusão de um filtro no qual o usuário pode indicar a quais alimentos é alérgico. Assim, eles não aparecerão nas suas buscas se o filtro estiver ativo.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.