Positivo do seu jeito

Tendências

5 tendências em tecnologia para 2020

23 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Quais são as principais tendências da tecnologia para 2020? Todos os anos, especialistas de múltiplas áreas tentam se antecipar e fazer suas previsões sobre aquilo que será alvo de investimento por parte da indústria.

Em um ramo como a tecnologia, em que o dinamismo é cada vez maior, não é fácil imaginar como será o mundo em dezembro de 2020. Afinal, tudo muda muito rápido.

Porém, baseado nas tendências e nos investimentos realizados nos últimos anos pelos grandes fabricantes, é possível vislumbrar quais serão os caminhos seguidos pela indústria e pelos consumidores nos próximos 12 meses.

tendencias-tecnologia-2020
®GIPHY

1. A era da hiperautomação

A automação de tarefas continuará sendo um dos principais objetivos da indústria e dos consumidores. A ideia é que tarefas rotineiras e burocráticas possam consumir cada vez menos tempo, sem que haja perda de qualidade por isso.

Portanto, tudo aquilo que puder ser sistematizado e repetido, especialmente por conta da inteligência artificial, corre risco de ser modificado ou extinto.

Isso vale tanto para o mercado de trabalho quanto para as tarefas mais simples do dia a dia. Haverá, portanto, necessidade de se adaptar a essa nova realidade. Aqueles que conseguirem fazer mais em menos tempo levarão vantagem.

Os que desenvolverem maior capacidade analítica também abandonarão as tarefas burocráticas e rotineiras mais cedo. Busque ferramentas que possam auxiliá-lo nesse sentido.

2. Tecnologia para aprimoramento humano

Continuaremos a nossa busca por aprimoramento pessoal, seja ele físico ou mental. Cada vez mais a tecnologia será empregada como forma de nos tornarmos pessoas melhores.

Com melhores capacidades físicas, por exemplo, atletas poderão competir por recordes nunca alcançados. A personalização dos estudos engloba um grande volume de dados e um tratamento individualizado das informações.

Nos aspectos cognitivos, e dando seguimento ao que se imagina com a hiperautomação, teremos mais tempo para nos dedicar a tarefas analíticas.

Isso fará com que todos precisem se adaptar, “aprendendo a pensar” a partir de modelos que possam ser mais produtivos e proporcionem um maior nível de desenvolvimento.

3. Rastreabilidade de dados vs. Transparência

À medida que aumenta o número de dados que é gerado a partir de cada ação que fazemos, aumenta também a rastreabilidade de informações. Tudo pode servir de base para um melhor entendimento do comportamento humano e para a tomada de decisão nas grandes empresas.

tendencias-tecnologia-2020

Porém, ao mesmo tempo que o volume de dados se torna imensurável, aumenta o interesse do consumidor na gestão desse conteúdo.

Estamos mais conscientes do poder que os nossos dados têm e, por essa razão, exigimos maior transparência com relação ao que é feito com eles.

Regras mais rígidas como a LGPD obrigarão as empresas a serem mais assertivas, planejando melhor a requisição de dados e investindo mais em segurança para mantê-los a salvo de pessoas mal-intencionadas.

4. Inteligência Artificial ainda mais evoluída

Os anos de 2018 e 2019 marcaram a popularização da Inteligência artificial de uma maneira nunca vista: hoje, temos acesso a recursos avançados nesse sentido diretamente no celular.

A tendência é que o processo de popularização siga acelerado, ao mesmo tempo que haverá um refinamento no potencial do que as técnicas de machine learning serão capazes de entregar.

Buscadores como o Google têm centrado seus esforços em aprimorar as buscas a partir do entendimento da linguagem natural humana. Portanto, isso significa que a nossa forma de interagir com as máquinas ao pouco está mudando.

Entradas de texto estão perdendo espaço para os comandos de voz, que hoje já são compreendidos e respondidos com qualidade praticamente similar.

5. Computação em nuvem ainda mais decisiva

Definitivamente, vivemos em uma era de serviços muito mais do que produtos. O conceito de “ter/possuir” dá espaço para a ideia de “ter acesso/poder usar”. Grande parte disso se deve ‘a popularização dos serviços baseados na nuvem, como o streaming de áudio e vídeo e os softwares em geral.

tendencias-tecnologia-2020

Essa tendência deverá se acirrar ainda mais em 2020. Muitas empresas têm buscado transformar os seus produtos em serviços. A mudança de mentalidade do consumidor tem papel preponderante nisso.

Estamos mais conscientes do nosso papel no mundo e buscamos o usufruto sobre a posse. A experiência em si se torna a memória mais importante a ser mantida.

Fonte(s): Diário do Turismo, Administradores e Forbes

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.