mulher usando óculos de realidade virtual para acessar o metaverso

Confira 8 conceitos que você precisa entender para entrar no metaverso

Certamente você deve ter ouvido falar do metaverso, mas será que você ainda possui alguma dúvida em relação ao seu potencial?

homem sinalizando uma explosão em sua mente com as mãos e a palavra metaverso escrita abaixo na imagem

A verdade é que independente do que as pessoas acreditem, o mundo que conhecemos hoje está mudando muito rápido e está sendo cada vez mais transformado. Podemos ver isso na realidade aumentada, que se faz a cada dia mais presente.

Por mais que algumas pessoas ainda vejam esse “show” de novidades como algo distante e até mesmo estranho, como foi com a chegada dos smartphones e da internet, em breve essa nova realidade será comum no dia a dia, tanto quanto foram as outras.

Considerando este novo cenário, é importante entender mais sobre o metaverso para não acabar ficando para trás. Acompanhe!

O que significa o metaverso?

Metaverso, nada mais é do que um universo virtual que possui o intuito de reproduzir a realidade, fazendo uso de tecnologias como: realidade virtual, realidade aumentada e internet. Em um ambiente on-line coletivo já é possível criar avatares, conversar com outras pessoas, jogar, adquirir itens virtuais, entre outras diversas possibilidades.

Conceitos importantes para entrar no metaverso

Para fazer parte do metaverso é muito simples, basta ter conexão com a internet e, para certas experiências, também possuir alguns aparelhos que vão facilitar o processo, por exemplo, óculos de realidade virtual. 

Contudo, para que essa experiência possa ser explorada ao máximo, conhecendo todas as ferramentas e possibilidades que ela oferece, você precisa ter conhecimento sobre alguns conceitos básicos. Para te auxiliar, preparamos uma lista com 8 conceitos básicos para que você possa entrar no metaverso. Confira:

Avatar

Dentro da tradição hindu, a palavra avatar (do sânscrito, “descida de Deus”), refere-se à manifestação física de uma divindade na Terra, dentro da qual a sua manifestação pode ocorrer em um corpo humano ou animal. Porém, como a maioria das pessoas já deve ter notado, o termo foi relacionado com o mundo dos jogos para determinar a representação virtual de uma pessoa nos ambientes digitais e também imersivos.

Aang, do desenho Avatar: a Lenda de Aang, flutuando enquanto segura uma bola de ar

Para facilitar ainda mais, lembre-se dos avatares disponíveis no Facebook, Instagram e agora até mesmo no WhatsApp. Eles representam você naquele ambiente virtual.

Os avatares estão cada vez mais em alta devido a possibilidade de personalização e semelhança com pessoas reais. Um exemplo famoso de avatar é a Lu, da empresa Magazine Luiza (Magalu); ela até já é considerada uma influencer nas redes sociais.

Blockchain

A tecnologia Blockchain, possibilita o compartilhamento transparente de informações na rede de uma organização. Sendo um mecanismo de banco de dados avançado, os sistemas impedem a entrada de transações não autorizadas e geram consistência na exibição compartilhada dessas transações.

Finanças Descentralizadas

Também conhecida como DeFi as finanças descentralizadas, possuem como objetivo principal possibilitar que o usuário tenha mais controle sobre o seu dinheiro. Para fazer isso, é utilizado a tecnologia Blockchain para disponibilizar vários serviços financeiros: pagamentos, transações e também empréstimos, sem que exista uma obrigatoriedade de uma fonte intermediária, como por exemplo, corretoras, bancos, etc.

Resumidamente, é um sistema que atua sem a necessidade de um controle de uma única fonte central. Partindo dessa proposta, se originou o nome de finanças descentralizadas.

Gêmeos digitais

Gêmeos digitais é o termo utilizado para réplicas perfeitas de objetos, equipamentos, sistemas e espaços que coincidam totalmente com a realidade. São alimentados, inclusive, por dados extremamente precisos e sofrem atualizações constantes. 

No ambiente da indústria, podem ser úteis para aprimorar os processos logísticos, diminuir os gastos com protótipos e também otimizar as etapas de fabricação de seus produtos.

Um exemplo de uso dos gêmeos digitais é simular o funcionamento de alguns produtos em várias condições e disponibilizar melhorias antes que eles sejam disponibilizados no mercado.

NFTs

NFTs são tokens digitais que simbolizam produtos que não podem ser substituídos. Ou seja, atuam como uma forma de certificado digital que assegura a sua originalidade e exclusividade de determinado item, seja ele físico ou digital. 

É importante ressaltar que eles podem ser usados para representar qualquer item, seja de obras artísticas, músicas e até mesmo ativos do mundo real, por exemplo, carros e cavalos de corrida.

Realidade virtual

Conforme muitos já devem conhecer, a realidade virtual é uma tecnologia que gera ambientes virtuais e também imersivos, usando de gráficos 3D ou imagens 360°. Geralmente são acessados por óculos e fones de ouvido que possibilitam uma interação realista com os objetos e possui como foco principal oferecer experiências sensoriais e reais dentro daquele mundo que é fictício.

Jimmy Fallon confuso ao usar óculos de realidade virtual, perguntando "isso é normal?" em inglês

Realidade aumentada

Agora que você entende o conceito de realidade virtual, vamos aproveitar e dar continuidade explicando sobre a realidade aumentada, que permite melhorias e alterações para a experiência do usuário com o mundo real.

O intuito da realidade aumentada é criar uma realidade dividida entre o mundo real e o virtual. Algumas pessoas devem se lembrar do Pokemon Go, game que foi febre em 2016 ao permitir a captura de personagens do jogo em monumentos e outros locais.

Web 3.0

A Web 3.0 é mais uma tecnologia baseada no blockchain e garante descentralizar a rede, diminuindo a influência exercida por grandes organizações e possibilitando que as pessoas definam em qual centro de dados suas informações serão guardadas.

trecho da abertura de Um Maluco no Pedaço em que Will sai do táxi e aponta para frente, mas há uma placa escrito "web3" para onde sua mão aponta

Conforme apresentado no conteúdo de hoje, o metaverso é mais real do que muitas pessoas possam acreditar. Portanto, aprenda sobre os conceitos que ensinamos acima e fique por dentro!

Para saber mais dos avanços tecnológicos e como eles afetam nosso dia a dia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito

Fonte(s):

Exame.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.