Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

tablet sem conexão com a internet

O que aconteceria se a internet do mundo acabasse?

Você já imaginou se a internet do mundo todo acabasse? Passar algumas horas sem entrar na web, seja pela rede estar fora do ar ou então pela luz da sua casa estar indisponível já é entediante e muitas vezes frustrante. Mas só de pensar em nunca mais acessar uma rede social, ver um vídeo no Youtube ou checar seu site favorito deve dar calafrios, não é mesmo?

macaco nervoso porque não tem internet

Porém, o uso da internet vai muito além de redes sociais e sites. Esta tecnologia se popularizou tanto nos últimos anos que praticamente mudou a forma como vivemos e interagimos em sociedade. Seu fim não faria a nossa sociedade apenas regredir algumas décadas, mas sim resultaria no colapso de diversos segmentos da economia e impossibilitaria a forma como lidamos com as mais variadas situações do nosso dia a dia.

Literalmente, seria o fim do mundo. Acha que estamos exagerando? Então siga com a gente para descobrir o quão difícil seria a sua vida sem internet.

Adeus vida social

Um dos recursos mais incríveis que a internet oferece é o de aproximar as pessoas, principalmente aquelas que estão longe. Não há barreiras no mundo online, sendo possível conversar, seja por chat, ligação de voz ou vídeo com qualquer pessoa em praticamente qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão com a internet, é claro.

Pare e pense por um instante em todas as formas que você usa para se comunicar no dia a dia. A maioria delas envolve a internet, não é mesmo? Sem ela, como você avisaria seu chefe que irá chegar atrasado ou então marcaria um encontro com seu grupo de amigos? Precisar ligar ou mandar uma carta para aquela pessoa que você deseja ser mais do que um amigo seria estranho, não é mesmo?

pessoa fazendo ligação por telefone fixo

A internet se tornou uma ferramenta essencial na forma como nos relacionamos com outras pessoas, e sem ela, nossa vida social seria extremamente afetada. Caso ela acabasse, os seres humanos provavelmente se fechariam em círculos menores de pessoas, passando boa parte das suas vidas apenas com as pessoas que morassem na mesma casa ou em lugares próximos.

Menos informações, menos conhecimento

Caso a internet do mundo todo acabe, provavelmente demoraria alguns dias para que isso se torne de conhecimento do público geral. Isso porque a web é a maior fonte de informações e notícias que temos na atualidade. Graças a ela, você pode saber o que um ministro da China acabou de dizer em uma entrevista ou então acompanhar o mais novo lançamento do seu cantor musical preferido.   

Como saber o que está acontecendo no mundo sem internet? Antes da popularização da web, a TV e rádio eram as principais plataformas para o povo se atualizar. No entanto, essas mídias dependem da internet hoje em dia, não conseguindo desempenhar as suas atividades caso ela parasse de funcionar.

homer simpson assistindo tv

Sem conseguir obter novas informações, haveria um grande retrocesso intelectual da nossa sociedade. Através de plataformas como o Google, Youtube e o nosso blog, você pode adquirir conhecimento sobre os mais variados assuntos. Por mais incrível que as bibliotecas e os livros sejam, eles não transmitem essas informações da mesma forma, além de dificultar em muito o acesso a elas.

Além disso, como a comunidade científica iria dialogar e mostrar novos estudos em um mundo desconectado? Como novas tecnologias que estão melhorando a vida de milhões de pessoas seriam desenvolvidas e divulgadas? Seria um retrocesso total.

Desemprego em massa

Não seriam apenas os profissionais das áreas de TI e social mídia que iriam perder seus empregos com o fim da internet. Grande parte das empresas e profissões da atualidade dependem da web para desempenhar as suas atividades, e com o seu fim, haveria uma grande onda de falências e demissões, causando possivelmente a maior crise econômica da história. Vamos torcer para que isso nunca ocorra!

A volta do escambo

Por mais que seu emprego não dependa da internet, o seu dinheiro sim. Mesmo que ainda existam cédulas em papel, a maioria das pessoas usa cartões de crédito/débito e meios de transferência como o PIX para realizar suas movimentações financeiras. Além do mais, boa parte de nossas reservas estão inseridas em contas em bancos ou corretoras.

O que todos esses itens têm em comum? Eles dependem da internet para serem usados e acessados. Ou seja, a não ser que você tenha muito dinheiro guardado embaixo do seu colchão, se prepare para trocar itens para obter alimentos e roupas num mundo em que a internet deixa de existir.

homem deitado em um monte de dinheiro

Pânico e violência

Todos os cenários mencionados acima causariam uma grande onda de pânico e revolta na população em geral, aumentando os níveis de crimes e violência. Sem internet, a própria polícia e demais órgãos de segurança seriam impossibilitados ou teriam muita dificuldade de se comunicar e saber onde é preciso intervir. Dessa forma, o caos nas ruas seria instalado.

Como foi possível ver, o fim da internet traria muitos impactos negativos para a nossa sociedade, podendo inclusive iniciar um apocalipse e o fim do estilo de vida que temos agora. Por sorte, essa possibilidade está bem longe de existir. Governos e grandes empresas de tecnologia sabem que o mundo seria um caos sem internet, e trabalham não apenas para garantir que ela continue operando, mas também que haja melhorias, como é o caso do 5G e da Starlink, por exemplo.

Portanto, pode ficar tranquilo e continuar navegando na web sem medo. Por falar nisso, que tal aproveitar a sua conexão e acessar os demais conteúdos do nosso blog. Temos dezenas de materiais interessantes sobre os mais diversos temas. Aproveite!

Fonte(s):

Uol.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter