O ano que se inicia promete ser de dualidades: muitas incertezas, mas também muitas oportunidades. Por isso, conhecer os desafios das empresas para 2023 é fundamental para se preparar e usar a informação como um degrau rumo ao crescimento.
Inclusive, pensando em ajudá-lo a se planejar desde já, criamos este post especial. Aqui, abordamos o tema com a visão da TI sobre o cenário atual do mercado, trazendo os grandes pontos de atenção e destacando como transformar os desafios em vantagem competitiva.
Quer entender ainda mais sobre o que vem por aí e utilizar a tecnologia para alcançar o sucesso? Continue lendo!
Qual é o cenário atual para o mercado e os negócios?
Com a pandemia de COVID-19 se tornando finalmente parte do nosso passado e com menos influência no nosso futuro, o ano de 2023 deve marcar a retomada de preocupações em campos econômicos, operacionais e competitivos. Trata-se de um cenário que tem como ponto central a atuação da TI como um centro estratégico de negócio.
Nos últimos anos, o grande desafio para as empresas foi a transformação digital súbita como uma necessidade de sobrevivência. Segundo um relatório recente, a pandemia acelerou esse processo em até quatro anos somente em 2021.
O resultado disso é que o mercado atingiu um nível de maturidade digital que não se planejava há alguns anos. Assim, muitas das empresas acabaram passando pela jornada de maneira apressada e até traumática em relação à resistência dos colaboradores e aos resultados atingidos.
Isso nos leva ao contexto atual. Desde o ano passado, o foco dos investimentos é em tecnologia e capacitação. Há, na verdade, uma tentativa de consolidar a evolução de novos modelos de gestão e deixar as dores do crescimento para trás.
Une-se a isso um período de transição de políticas em um novo governo, o que naturalmente causa inseguranças em relação a parâmetros econômicos e quanto à sua influência no comportamento do consumidor. De qualquer forma, o que se tem para os próximos 12 meses é uma visão otimista.
Os avanços tecnológicos — mesmo que muitos tenham sido forçados — abrem novas portas para explorar mercados, otimizar operações e aproximar profissionais. O sucesso em utilizar novas ferramentas e conceitos de produção dirá muito sobre a capacidade de expansão das companhias.
É por isso que o setor de TI é o que precisa estar mais atento a esses desafios. Afinal, é a partir dele que são implementadas estratégias e ferramentas capazes de transformar barreiras em degraus e de aproveitar um momento de consolidação para se tornar referência.
A tecnologia não é mais um “luxo” ou um diferencial. Quem não investe nesse movimento não alcança a competitividade básica na maioria das áreas de mercado. É desse ponto que os negócios começam 2023 e é a partir dele que identificamos os maiores desafios para os próximos meses.
Quais são os desafios das empresas para 2023?
Diante desse cenário, não é possível elencar qual é o maior desafio —isoladamente — para os negócios neste ano. Na verdade, navegar com sucesso em 2023 depende da identificação e da análise de vários pontos estratégicos para abordar as suas oportunidades em várias frentes.
Por isso, elaboramos uma lista com os grandes aspectos a serem superados em um futuro próximo para que você e a sua equipe possam se preparar. A seguir, veja quais são e como lidar com cada um!
Planejamento e organização das metas
A digitalização do mercado é muito vantajosa para a eficiência produtiva da maioria dos negócios. Mas, com a aceleração da transformação digital que citamos, isso significa que todos os players estão investindo nas mesmas soluções.
Com a otimização operacional se tornando um campo igual de competição para todos, o que passa a diferenciar uma marca envolve a sua visão de mercado e a sua capacidade de navegar por objetivos ousados. Em períodos de transição ou de incertezas, ter metas claras e um planejamento direto se torna um desafio.
É preciso contar com projeções inteligentes, com uma boa visibilidade de dados e com uma cultura de inovação na empresa. Trata-se de pontos de aprimoramento que a TI pode liderar com o auxílio da tecnologia.
Gestão financeira
O mercado acompanhará de perto muitos indicadores econômicos em 2023. Com mudanças de políticas internas e externas, além de uma grande influência do cenário financeiro global, mais um desafio para este ano é planejar com antecedência investimentos e gastos sem ter certeza de qual será o panorama em todo esse período.
Por isso, torna-se necessário haver ainda mais controle e inteligência na gestão financeira de companhias que querem crescer. Ou seja, estamos falando de um esforço importante de inclusão de ferramentas tecnológicas e do uso de dados para o monitoramento em tempo real dessas oscilações.
Gestão de sustentabilidade
A pandemia não influenciou apenas a digitalização empresarial. Houve também uma conscientização maior sobre a necessidade de investir em sustentabilidade para melhorar o nosso bem-estar, a nossa saúde e a relação que mantemos com o meio ambiente.
Essa é uma pressão que vem do mercado, de políticas governamentais e, principalmente, de um novo comportamento dos consumidores, que exigem responsabilidade das marcas das quais consomem. Nesse sentido, o grande desafio é implementar ações sustentáveis a partir da tecnologia, com eficiência de processos, redução de uso de recursos e readequação produtiva.
Na verdade, trata-se de um trabalho que exige a participação de todos os departamentos, mas que pode muito bem começar pelos investimentos que a TI faz em hardware e em software.
Atenção aos colaboradores
Outra tendência dos últimos anos é a flexibilização de modelos de trabalho, principalmente a inclusão do regime home office na rotina das empresas. Hoje em dia, muitas delas percebem os benefícios do trabalho remoto e não pensam em voltar inteiramente ao método tradicional, mesmo após o fim das restrições de distanciamento social.
Com a consolidação do modelo, 2023 promete ser um ano de adaptação definitiva. O desafio será criar novas abordagens na gestão de pessoas, com alinhamento e atenção a colaboradores distantes, agindo como se esses profissionais estivessem dentro do escritório.
A comunicação e o monitoramento psicossocial dessas pessoas serão fundamentais para uma boa transição. Ou seja, isso implica uma parceria mais do que necessária entre TI e RH (Recursos Humanos).
Foco no cliente e nas suas mudanças de comportamento
O que temos visto nos últimos anos é uma mudança significativa nos padrões de consumo e no comportamento do público. Essa realidade exige que as marcas voltem o seu olhar para a identificação, para o relacionamento e para a responsabilidade.
De forma geral, a transformação vem se revelando algo positivo para as empresas, que conseguem fidelizar por mais tempo clientes com conexões emocionais mais fortes. Por outro lado, torna-se um grande desafio para 2023, já que o ano será pautado pela competição entre nichos mais engajados.
Nesse caso, informação é tudo. Quanto mais dados do público consumidor estiverem presentes nos relatórios estratégicos, mais fácil ficará criar produtos adequados e adotar a linguagem perfeita para conquistá-lo. Essa busca será um dos temas principais do ano.
Uso da tecnologia para a otimização de processos
Já falamos bastante sobre o tema no post exatamente porque ele permeia muitos dos aspectos a serem superados em um futuro próximo, tornando-se, assim, um dos grandes desafios de 2023. Na verdade, a otimização de processos é a chave para incertezas econômicas, para a busca da sustentabilidade e para o uso de dados em prol de boas decisões de mercado.
Afinal, quanto mais eficiente for um negócio na hora de gerir e produzir, menos esforço precisará fazer para se ajustar a mudanças de mercado. Estamos falando de ser leve o suficiente para sentir menos os baques e ir mais alto quando surgem as oportunidades.
Novamente, a TI é o centro dessa jornada de otimização, o que torna o departamento fundamental para enfrentar os desafios de 2023. Investimento em tecnologia, redesenho de processos e automação precisam estar na pauta do planejamento para o ano.
Avaliação de fornecedores e terceirizados
Se a otimização é vital para o sucesso, e os desafios de 2023 vêm de incertezas e da consolidação de novos modelos de gestão, a participação de parceiros especializados vai fazer muita diferença no desempenho das empresas durante o período. Por isso, a terceirização e o outsourcing estão na pauta da maioria dos negócios modernos.
No entanto, é fato que muitos ainda têm dificuldade na hora de escolher o fit ideal para os seus objetivos. Temos, então, mais um grande desafio em que a TI pode se tornar o centro estratégico de planejamento.
Buscar fornecedores e parceiros para a implementação de tecnologias permite que os gestores da área possam se debruçar sobre todos esses entraves e encontrar os melhores caminhos para otimizar e ganhar inteligência. Afinal, quem investe em outsourcing aumenta o poder de gestão — algo que vai fazer muita diferença para o resto do ano.
Como podem ser superados os desafios das empresas para 2023?
Durante toda a nossa lista de desafios, abordamos algumas possibilidades e deveres para superá-los e navegar com sucesso nas instabilidades que possam surgir. A verdade é que, para a TI, 2023 é um ano de oportunidades.
Com a consolidação de ambientes produtivos digitais, a flexibilização e a otimização de processos, abre-se espaço para a modernização da gestão, partindo de profissionais de tecnologia. Como toda estratégia corporativa, o trabalho começa com o planejamento.
Então, é hora de assumir essa liderança em reuniões diretoras e coordenar o uso de soluções e de ferramentas tecnológicas para se blindar dos obstáculos que possam vir.
Com a visibilidade interna e de mercado, com projeções inteligentes de futuro e, inclusive, com parcerias especializadas, é possível transformar os desafios das empresas para 2023 em um caminho para o sucesso. Na prática, isso ocorre a partir da superação dos concorrentes e do alinhamento às expectativas de futuro do público consumidor.
Que tal, então, começar essa jornada em 2023 com a melhor parceria tecnológica possível? Entre em contato com os especialistas da Positivo e descubra como as nossas soluções podem ser a chave para o sucesso!