
Hoje em dia, lidar com as demandas tecnológicas não é uma tarefa fácil. Quanto maior for a empresa, maior também será a necessidade de ter uma infraestrutura robusta e consistente. Nesse sentido, vale destacar a importância da gestão do parque tecnológico — a infraestrutura de tecnologia que mantém as organizações funcionando.
Em geral, essa gestão garante a segurança, o bom desempenho, a estabilidade e a agilidade necessárias para alcançar uma modernidade maior. Nesse sentido, a companhia consegue se destacar no mercado e evoluir na chamada transformação digital, rumo a cumprir os seus objetivos e as suas metas.
A infraestrutura inclui computadores, virtualização, redes, bancos de dados e muito mais. Na verdade, são tantos elementos que é preciso estruturar um gerenciamento inteligente, amplo e abrangente.
Continue a leitura e entenda como otimizar a TI (Tecnologia da Informação) da sua empresa para evitar lentidão, manutenções excessivas e problemas em série.
O que é um parque tecnológico?
Um parque tecnológico é a infraestrutura de TI de uma empresa ou organização. Nesse caso, o conceito pode abranger hardwares, softwares, redes, sistemas de armazenamento e bancos de dados, bem como recursos de segurança, backup e recuperação de dados, entre outros.
A estrutura de um parque tecnológico é essencial para garantir que o negócio possa conduzir as suas atividades de forma eficiente e segura, com foco em atender às principais necessidades. Além disso, quando bem equipado, ele é capaz de apoiar a inovação e o desenvolvimento de novas soluções e serviços.
O parque pode oscilar em tamanho e em complexidade, dependendo do porte da organização, do tipo de negócio, do número de colaboradores e da quantidade de dados que precisam ser processados e armazenados. Da mesma forma, a gestão pode variar, como veremos com detalhes ao longo deste post.
O que é a política de gestão do parque tecnológico?
A política de gestão do parque tecnológico pode ser compreendida como um conjunto de diretrizes, de normas e de procedimentos que orientam a administração e o uso da infraestrutura de TI da empresa. Em geral, o foco é esclarecer para todos como a TI deve ser administrada para realmente gerar valor.
Ou seja, falamos de algo indispensável para garantir que a infraestrutura de TI seja gerenciada de forma eficiente, segura e, claro, em conformidade com as leis e as regulamentações aplicáveis. A política de gestão do parque pode incluir diversos aspectos, como segurança da informação, gerenciamento de dados, continuidade de negócios, gerenciamento de ativos de TI, planejamento e orçamento de TI, entre outros.
Em meio às políticas que podem ser implementadas no parque tecnológico, destacamos a de segurança da informação. Ela estabelece procedimentos e práticas que visam a assegurar a proteção dos dados e das informações da empresa, prevenindo perdas, vazamentos e/ou roubos de informações confidenciais.
Ainda nesse contexto, outra política importante é a de gerenciamento de ativos de TI, que determina estratégias para o controle e o gerenciamento dos ativos de TI da organização. Ela inclui a gestão eficiente dos equipamentos, softwares e serviços da área, abarcando a aquisição, a manutenção e o descarte dos ativos de modo adequado.
Como falamos, a política de gestão do parque tecnológico é um conjunto de regras que intencionam garantir o uso eficiente, seguro e estratégico dos recursos de TI da companhia. Assim, trata-se de algo fundamental para o sucesso das atividades da empresa e para a manutenção da sua competitividade no mercado.
Como essa política ajuda a empresa?
A política de gestão da infraestrutura de TI é fundamental para as corporações modernas. Afinal, promove eficiência, segurança e conformidade com as leis e com as regulamentações aplicáveis em relação aos seus recursos de Tecnologia da Informação.
Além disso, outros impactos vantajosos foram elencados a seguir.
Gerenciamento eficiente dos recursos de TI
A política de gestão da infraestrutura de TI ajuda a empresa a gerenciar os seus recursos de TI de forma eficiente. Ou seja, o objetivo é que eles sejam utilizados da maneira mais inteligente, evitando desperdícios e maximizando o retorno sobre o investimento (ROI).
Aqui, o termo “eficiência” é importante e vale ser destacado. Em geral, significa gastar menos recursos para produzir mais, para trazer mais lucratividade. Da mesma forma, os recursos são bem gerenciados e se mantêm estáveis para auxiliar a companhia por mais tempo.
Melhora do desempenho
Uma política de gestão do parque de TI pode melhorar o desempenho da empresa ao garantir que todos os ativos da área sejam usados da maneira mais eficiente possível, como dito. Assim, torna-se viável otimizar os indicadores e observar uma melhoria prática no dia a dia.
Redução de custos
Também vale a pena destacar que uma política de gestão da infraestrutura certamente vai ajudar a reduzir os custos da corporação ao aumentar a eficiência, eliminar falhas significativas etc. Além disso, a implementação de soluções específicas é viabilizada.
Um exemplo disso é a adoção de soluções de virtualização que possibilitam que vários servidores sejam executados em um único hardware. Na prática, isso reduz o custo de manutenção e, claro, de energia elétrica.
Ainda nesse sentido, convém destacar que esse é apenas um resumo da virtualização. O seu uso também representa um controle mais profundo das instâncias de TI a partir de uma visão descentralizada e ampla.
Garantia da segurança da informação
A política também estabelece diretrizes e procedimentos para proteger a informação da empresa. Isso garante a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados e das informações e reduz o risco de violações de segurança.
Nesse sentido, a confidencialidade é o controle de autorização ao acesso, a integridade diz respeito à qualidade desses dados, e a disponibilidade é a capacidade de acessá-los sempre que for necessário.
Promoção da conformidade com as leis e com as regulamentações aplicáveis
Além disso, a política de gestão do parque ajuda a garantir que as práticas estejam em conformidade com as leis e com as regulamentações aplicáveis, como dito. Na prática, isso abrange normas de privacidade, de proteção de dados, de segurança cibernética e outras.
Gerenciamento adequado dos riscos de TI
Outra função importante é ajudar a organização a identificar e a gerenciar os riscos relacionados à Tecnologia da Informação. Isso inclui ameaças de segurança, interrupções dos serviços, desastres naturais e outros eventos imprevistos.
Melhora da tomada de decisões
Por fim, também podemos citar as melhorias de decisões. Na prática, torna-se possível fazer escolhas mais embasadas acerca dos seus recursos de TI, com fundamento em dados precisos e confiáveis, de forma que a empresa alcance os seus objetivos estratégicos e competitivos.
Isso abrange saber como fazer manutenções e o controle da depreciação e entender quando é necessário trocar equipamentos, por exemplo.
Quando aprimorar a gestão do parque tecnológico?
O cenário e o mercado mudam muito. As tecnologias também. Por isso, é preciso revisar constantemente a gestão do parque tecnológico e entender quando temos um alerta para buscar melhorias.
Aprimorar a gestão do parque tecnológico é uma atividade contínua, pois as necessidades da empresa evoluem. No entanto, existem indicadores que podem sinalizá-la. A seguir, vamos citar alguns exemplos!
Problemas recorrentes de desempenho
Se a empresa estiver enfrentando problemas recorrentes de desempenho, como lentidão nos sistemas, falhas frequentes ou interrupções no serviço, temos um sinal de que o parque tecnológico precisa ser aprimorado. Afinal, isso pode custar caro para a organização, já que afeta a performance e a qualidade dos seus produtos/serviços.
Nesse caso, é preciso observar a situação e tentar traçar um plano de acordo com a necessidade da companhia no momento.
Dificuldade em manter a segurança da informação
Se, por outro lado, a organização estiver lidando com dificuldades em manter a segurança das informações, como violações de dados, acessos não autorizados ou outras ameaças de segurança, a gestão do parque tecnológico precisa ser melhorada. Os dados estão sendo perdidos? Pessoas mal-intencionadas têm acesso fácil?
Então, é o momento de rever o que tem sido feito e partir para uma gestão mais estrita, mais cuidadosa.
Dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica
A equipe interna da organização está com problemas para acompanhar a evolução tecnológica, como a adoção de novas tecnologias ou atualizações de software? Esse também pode ser um sinal de que a gestão do parque tecnológico precisa ser aprimorada.
Dificuldade em atender às necessidades dos usuários
Se os usuários não conseguem utilizar os sistemas e/ou se a empresa estiver recebendo feedbacks negativos dos usuários, é preciso ficar alerta. Cenários assim, certamente, são indicativos de que a gestão do parque tecnológico precisa ser encarada de frente para a implementação de melhorias e de otimizações.
Aumento do custo de manutenção
O custo de manutenção do parque tecnológico está aumentando? Então, a gestão precisa ser revisada para melhorar a eficiência e diminuir os custos.
Isso inclui manutenções frequentes, manutenções longas demais que interrompem as operações, bem como outras instabilidades. Nesse caso, o ideal é estruturar operações preditivas ou preventivas como parte da gestão do parque.
Ocorrência de mudanças na empresa
Há casos em que a empresa passa por uma fusão, aquisição, reestruturação ou qualquer outra mudança significativa. Sob essas circunstâncias, é importante revisar e atualizar a infraestrutura de TI para garantir que ela atenderá às novas necessidades da companhia.
Aumento de demanda
Além disso, quando a empresa estiver experimentando um aumento de demanda devido ao crescimento do negócio, é crucial se voltar à infraestrutura de TI para garantir que ela possa lidar com o aumento da carga de trabalho. Isso pode incluir elevar a capacidade de armazenamento, atualizar o hardware ou o software ou adicionar mais recursos de rede.
Atualizações de software e de hardware
Quando há atualizações ou lançamentos de novos softwares e hardwares, é importante avaliar se eles são adequados e compatíveis com a infraestrutura de TI existente. Na prática, isso pode ajudar a evitar problemas de compatibilidade e assegurar que a empresa esteja usando as ferramentas mais modernas e eficientes.
Quais são as dicas-chave para aprimorar a gestão do parque tecnológico?
A seguir, confira algumas dicas incríveis para melhorar a gestão do seu parque!
Monitore o desempenho da rede
Monitorar o desempenho da rede é importante para identificar gargalos e problemas de desempenho, bem como ameaças externas à segurança dos dados. Nesse sentido, existem atualmente diversas ferramentas de monitoramento de rede disponíveis no mercado que ajudam a visualizá-la e a gerenciá-la em tempo real.
Utilize soluções de virtualização
Como falamos, a virtualização é uma tecnologia que permite que vários sistemas operacionais sejam executados em um único hardware. Isso auxilia na redução dos custos de manutenção e de energia elétrica, além de aumentar a eficiência e a flexibilidade da infraestrutura de TI.
Em outras palavras, só com os equipamentos já existentes, a empresa consegue escalar a infraestrutura a partir do acesso remoto disponível para outros ativos.
Implemente políticas de backup e de recuperação de desastres
É importante ter uma política de backup e de recuperação de desastres para garantir que os dados da empresa estarão protegidos em caso de falhas ou desastres. Além disso, as políticas de backup devem ser revisadas regularmente para assegurar que as cópias estarão seguras, livres de falhas e que poderão ser restauradas em caso de necessidade.
Quanto aos backups, é imperativo saber quais são os tipos ideais para a companhia e como eles serão conduzidos, com o agendamento e o controle da rotina para evitar paradas nas operações.
Mantenha-se atualizado com as novas tecnologias
A tecnologia está sempre mudando e evoluindo. Logo, é fundamental que a empresa se mantenha atualizada com as novas tecnologias que possam ser benéficas para o seu parque tecnológico.
Inovações surgem a todo instante e trazem consigo novas soluções. Estar antenado a isso é indispensável para manter um bom padrão de qualidade internamente e buscar sempre a excelência.
Faça diagnósticos frequentes
Também é importante fazer diagnósticos frequentes em todos os sistemas para garantir que estejam funcionando sem problemas. Isso possibilita identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem graves e afetem o desempenho da empresa. Nesse sentido, vale até ter uma agenda para essas checagens, de modo a padronizar e organizar melhor as ações.
Levante orçamentos
Levantar orçamentos é relevante para assegurar que a empresa esteja investindo na infraestrutura de TI de forma adequada e eficiente. Isso ajuda a determinar quais recursos e equipamentos são necessários para manter a infraestrutura da área atualizada e funcionando adequadamente.
Faça a documentação dos ativos
Documentar todos os ativos da infraestrutura de TI — como hardwares, softwares, licenças e contratos de manutenção — pode ajudar a gerenciar melhor esses recursos e a evitar problemas de manutenção e de gerenciamento. Nesse sentido, uma boa ferramenta à qual recorrer é o inventário.
Considere a terceirização
A terceirização se destaca como uma opção viável para empresas que não dispõem de uma equipe ou dos recursos necessários para gerenciar a sua infraestrutura de TI internamente. Nesse caso, contratar serviços terceirizados é essencial para ajudar a reduzir os custos e a aumentar a eficiência do gerenciamento da área.
Em geral, otimizar a gestão do parque tecnológico passou a ser importante para assegurar que a empresa aproveitará ao máximo os seus recursos e ativos de TI, melhorará a eficiência e a segurança e atenderá às necessidades dos usuários. Portanto, é fundamental sempre acompanhar e monitorar de perto o desempenho do parque tecnológico e buscar formas de aprimorá-lo continuamente.
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