Pagamentos via WhatsApp no Brasil poderão chegar ainda em 2020

Os pagamentos via WhatsApp são uma das novidades que o mensageiro está preparando para os usuários brasileiros em 2020. A confirmação foi feita pelo próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, durante uma apresentação de resultados financeiros.

O CEO da ferramenta destacou ainda que o país será um dos primeiros a ter acesso à novidade. Em 2018, o WhatsApp Pay foi colocado em testes na Índia e por lá a ferramenta foi aprovada e já opera normalmente. O ano de 2019, segundo o executivo, foi dedicado a adaptar a novidade às leis dos mais diversos países, na expectativa que o serviço passe a operar em 2020 em mais lugares.

WhatsApp Pay: o que é e como funciona?

O WhatsApp Pay é uma plataforma integrada ao ecossistema de Facebook Pay, a solução para transações financeiras via Messenger ou no Marketplace. Basicamente, o usuário precisa apenas vincular um número de cartão de crédito para estar apto a fazer pagamentos usando os aplicativos do Facebook ou apps e serviços de terceiros licenciados para isso.

No Brasil, o WhatsApp Pay utilizará uma tecnologia chamada Unified Payment Interface (UPI). Trata-se do mesmo sistema utilizado pelos bancos brasileiros, o que permitirá aos usuários conectar o aplicativo de mensagens diretamente a uma conta bancária. Dessa forma, será possível fazer pagamentos com cartão de crédito e receber dinheiro em conta bancária sem precisar sair do WhatsApp.

O Facebook destaca ainda que nas transações realizadas não armazena dinheiro dos usuários. Isso significa que ao realizar um pagamento ou receber uma quantia qualquer o dinheiro não passa por intermediários, uma vez que a plataforma não fará cobrança de taxas por essas transações.

Libra: a experiência malsucedida

A essa altura, que os pagamentos digitais são o futuro, você já deve ter percebido. Porém, isso não quer dizer que todas as iniciativas serão bem-sucedidas. É o caso da criptomoeda Libra, lançada pelo próprio Facebook em 2018. Apoiadores como PayPal, Stripe, eBay, Visa e Mastercard, que inicialmente estavam no projeto, saíram fazendo com o que próprio Facebook abandonasse a ideia.

Aparentemente, no caso do WhatsApp Pay, trata-se de uma tecnologia completamente diferente e, por essa razão, empresas como Mastercard e Visa mantiveram o apoio à iniciativa. “Estou realmente animado com isso e espero que a função comece a ser lançada em vários países e que tenhamos progresso nessa área nos próximos seis meses”, disse Zuckerberg.

Sem detalhes específicos sobre o WhatsApp Pay no Brasil

A intenção dos executivos do Facebook é que o WhatsApp Pay inicie a sua fase de testes no Brasil em 2020, mais precisamente no primeiro semestre do ano. Porém, a empresa prefere não se comprometer por enquanto com uma data oficial de lançamento da novidade.

Até o presente momento não se sabe ainda também quais bancos serão parceiros dessa iniciativa nos primeiros meses, pois negociações ainda estão em andamento, mas a expectativa é que os bancos com maior número de correntistas sejam contemplados.

Fique ligado no site Meu Positivo que, assim que tivermos novas atualizações sobre o WhatsApp Pay no Brasil, informaremos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.