Qual a diferença entre reiniciar, suspender ou desligar o computador?

Você sabe qual é a diferença entre suspender ou desligar o computador? Embora muitos usuários prefiram a primeira opção, na prática ela não contribui para aumentar a vida útil da sua máquina ou mesmo para economizar a bateria.

Entender o que acontece no seu computador quando cada um desses mecanismos é acionado é importante para que você saiba exatamente qual deles deve escolher. Neste artigo, explicaremos o que cada um deles faz para que você possa decidir com mais propriedade o melhor em cada ocasião.

Reiniciar e desligar: como funciona?

Há uma diferença simples entre os mecanismos de “desligar” e “reiniciar”. No primeiro caso, o sistema operacional é encerrado e todos dos componentes são desligados, pois deixam de receber energia. Já na segunda alternativa, o mesmo acontece, mas apenas por alguns segundos, pois o computador é religado novamente.

Porém, nas versões mais recentes do Windows há mais algumas diferenças entre essas duas formas de encerrar uma máquina. A partir do Windows 8 a Microsoft incorporou no sistema operacional um recurso chamado Fast Startup, um mecanismo feito sob medida para diminuir o tempo de religamento das máquinas.

Por padrão, o Windows 10 mantém ativo o recurso Fast Startup. É essa função que permite que o usuário, na próxima vez que ele for ligar o PC, experimente um reinício do sistema operacional mais rápido do que na primeira vez em que o computador foi ligado. Em contrapartida, nem todos os processos da sessão anterior são encerrados por completo.

Assim, ao desligar o PC, todos os programas e arquivos em execução serão fechados, mas o kernel do Windows permanece ativo. Assim, no exato momento em que você liga o PC, o kernel já está ativo para dar o boot e iniciar mais rápido.

Curiosamente, o reiniciar desliga completamente o computador, inclusive o kernel. É justamente por isso que essa alternativa é a mais indicada na tentativa de reparar erros de sistema ou após baixar e instalar atualizações. Pode demorar um pouco mais para que o SO volte a funcionar, mas ele voltará renovado.

E quanto ao modo Suspender ou Hibernar, como ele funciona?

Muitos usuários, especialmente aqueles que usam notebooks, têm o hábito de usar o modo “Suspender” ou “Hibernar”, e não desligar completamente o PC. Nesse caso, porém, o computador não chega a ser desligado, pois os componentes continuam recebendo energia. Porém, especialistas não recomendam usar essa opção, a menos que seja por períodos mais curtos.

Por exemplo, é razoável usar esse recurso quando você sai para ir ao banheiro ou tomar um café. Porém, no caso de intervalos de tempo mais longos, como de um dia de trabalho para outro, é recomendável desligar a máquina ao invés de suspendê-la. Além de reduzir o consumo de energia, isso evita eventuais danos aos componentes, seja em decorrência do transporte ou de picos de energia.

Fonte: Howstuffworks

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.