NFT no Twitter

NFT no Twitter: o que é e como usar em sua foto de perfil

Você já ouviu falar em NFT no twitter? Esse termo tem ganhado cada vez mais espaço na grande mídia, muito em conta da grande quantidade de artistas, músicos, atletas, celebridades e até mesmo grandes empresas e intuições que estão lançando obras neste formato.

Em poucos meses este mercado se tornou algo que movimenta bilhões de dólares, e tudo indica que seu crescimento não deve parar tão cedo. No segmento de redes sociais, o Twitter saiu na frente ao ser a primeira plataforma a permitir que seus usuários usem seus próprios NFTs como foto de perfil.

Apesar deste recurso ainda estar em desenvolvimento, é provável que ele também seja adotado por outras mídias sociais. Por isso, vale a pena entender como essa modalidade de ativo funciona, como ela tem impactado o mercado de entretenimento e o que vem por aí.  

O que é NFT?

NFT é uma sigla usada para definir o termo non fungible token, traduzido do inglês como “token não fungível”. Basicamente, são ativos criados em blockchain, assim como as criptomoedas, mas que possuem uma espécie de certificação digital de autenticidade.

Um Bitcoin, por exemplo, possui as mesmas características que outro Bitcoin, como valor, propósito, aplicabilidade na rede e etc… Um NFT não. Um token não fungível não pode ter as mesmas propriedades que outro NFT, pois o seu propósito é o de ser algo único.

A própria rede blockchain onde cada NFT é criado, geralmente na rede Ethereum, garante que ele não possa ser duplicado ou copiado, certificando dessa forma a sua autenticidade. Com isso, ativos em NFT são capazes de trazer a escassez para o mundo digital, o que explica porque algumas obras neste formato estão sendo vendidas por milhões de dólares.

Twitter e NFT

O Twitter possui um forte vínculo não somente com NFTs, mas com o mundo cripto em geral. Jack Dorsey, um dos fundadores e antigo CEO da empresa, é conhecido por ser um grande entusiasta e defensor do Bitcoin e da tecnologia blockchain. Dorsey inclusive vendeu um NFT referente ao primeiro tuíte da rede social, conseguindo quase US$ 3 milhões com o ativo.

Dorsey não está mais no comando do Twitter, mas a rede social continua com o seu foco em relação a este meio. Após meses de especulações, o Twitter finalmente lançou em janeiro deste ano o recurso NFT Profile Pictures, permitindo que seus usuários possam usar as imagens atreladas aos seus tokens como fotos de perfil.

A ferramenta está disponível atualmente somente para os usuários Blue, serviço de assinatura da rede social. Além disso, ela só funciona em dispositivos iOS, mas deve chegar no Android em breve.  

Usuários que se enquadram nesses requisitos já podem desfrutar do recurso. Ao entrar em suas contas, a rede social mostrará um guia explicativo sobre NFTs e como utilizar as imagens desses ativos como foto de perfil. O NFT Profile Pictures foi desenvolvido com base na API da OpenSea, maior plataforma especializada no leilão desses ativos do mundo.

Basicamente, cada usuário precisa conectar a sua carteira cripto onde estão armazenados os seus NFTs com o aplicativo da rede social. Ao fazer essa conexão, o Twitter entende que o usuário é realmente dono desse ativo, podendo utilizar a sua imagem em seu perfil.

Os NFTs aparecerão como imagens hexagonais, ao contrário do formato circular usado em imagens comuns. Ao clicar sobre a imagem, os usuários poderão ter mais informações sobre o token que ela representa.

Especula-se que num futuro próximo o Twitter irá inserir um campo específico no perfil de cada usuário sobre os seus NFTs, nos moldes dos campos “Mídia” e “Curtidas”. Assim, será possível exibir ou visualizar a galeria de tokens não fungíveis dos usuários da rede.

Neymar já aderiu a ferramenta

O NFT Profile Pictures do Twitter tem sido um sucesso, sendo aderido inclusive por grandes nomes da mídia, como Neymar Jr. O astro do futebol virou notícia ao gastar mais de R$ 3 milhões por um token da Bored Ape Yacht Club, uma das coleções mais famosas do mercado NFT.

O craque inclusive tem usado a imagem do seu “macaco entediado” como foto no seu perfil no Twitter.

Demais redes sociais de olho na tecnologia

Ao que tudo indica, o Twitter não será por muito tempo a única plataforma de mídia social e conteúdo a adotar os NFTs. Especula-se que a Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, lance recursos que permitam que seus usuários possam criar e negociar seus próprios tokens não fungíveis dentro das redes sociais.

O Youtube também pretende em breve fornecer para os seus criadores de conteúdo a chance de explorar alternativas nesta área. Já o Reddit deve seguir os passos do Twitter ao permitir que seus usuários usem as imagens de seus ativos como fotos de perfil.

Ao que tudo indica, os NFTs não serão uma moda passageira. Seus recursos estão sendo explorados em diversos meios, e como tem sido observado, farão parte do mundo das redes sociais de agora em diante.

E aí, você já conhecia esse recurso do Twitter? Para conferir mais conteúdos bacanas e práticos sobre entretenimento, tecnologia, redes sociais, cultura, educação e muito mais, acesse o nosso blog!

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