Fim das senhas? Veja como funciona a nova tecnologia da Microsoft que pretende acabar com elas de uma vez por todas

Uma nova tecnologia da Microsoft pode pôr fim às senhas que você utiliza em serviços do dia a dia, como e-mail, loja de aplicativos e mensageiros. O recurso já está disponível para os cerca de 800 milhões de usuários que utilizam serviços vinculados a contas Microsoft, como Outlook, Office 365 e Skype.

Porém, se engana quem imagina que a ausência da digitação dos caracteres pode representar uma falha de segurança ou maiores possibilidades de invasão à sua conta. Ao menos por enquanto, a nova tecnologia tem suporte apenas no Windows 10 e, mais especificamente, no navegador Microsoft Edge. Vamos compreender como ela funciona?

®GIPHY

Bem-vindo à tecnologia FIDO2

A responsável pela possibilidade de os usuários acessarem os serviços da Microsoft sem digitarem as suas senhas é uma tecnologia chamada FIDO2 (Fast Identification Online). Trata-se de uma chave de segurança habilitada a partir de hardware, ou seja, uma espécie de token vinculado à sua máquina. Basta plugar o pendrive à entrada USB de um notebook ou PC para que ele possa validar a conta.

No caso dos smartphones, também é possível utilizar uma variante similar da tecnologia, mas nesse caso a autenticação é feita via Bluetooth ou NFC. No princípio, a tecnologia havia sido criada para ser uma espécie de autenticação de dois fatores, ou seja, ainda havia a necessidade de uso de senha.

No entanto, a sua evolução, somada a uma tecnologia de browser chamada WebAuthn permitiram colocar um fim às senhas sem que isso representasse um comprometimento na segurança dos usuários.

As opções de autenticação oferecidas pela Microsoft

Atualmente, a Microsoft oferece três opções de autenticação para os seus usuários. Uma delas é a combinação entre a chave de acesso e as tecnologias de reconhecimento facial e impressão digital – nos dispositivos em que elas estão presentes. A segunda é uma combinação entre a chave de acesso e um PIN. Por último, há a opção de baixar o app Microsoft Authenticator e combiná-lo com a senha.

A combinação de fatores de autenticação, incluindo até mesmo uma chave de acesso via hardware, é certamente uma opção mais segura do que o uso de senhas simples como estamos acostumados. Há inúmeros programas que são capazes de quebrar senhas a partir de múltiplas tentativas, especialmente as mais simples.

A introdução de leitores de impressão digital, leitores de íris e sistemas de reconhecimento facial foi um passo largo em direção à maior segurança, especialmente no mundo mobile. Agora, a autenticação via hardware parece ser o passo seguinte. Em termos de praticidade, no entanto, muitos podem torcer o nariz em um primeiro momento, mas a tendência é que a importância da segurança acabe tornando esse um efeito colateral menos relevante.

Tendência é que o movimento cresça

Não é apenas a Microsoft que está preocupada com novas formas de autenticação de segurança. O Google também tem dado passos significativos no sentido de tornar os logins e senhas dispensáveis, desde que haja outros fatores de autenticação mais relevantes em jogo. Os SMS, que ainda são amplamente usados, podem ser interceptados, conforme algumas demonstrações já apontaram.

A tendência, portanto, é que os usuários passem a ter cada vez mais alternativas como essas nos próximos anos, vindas especialmente de grandes companhias como Google, Microsoft e Facebook. Será que chegará um dia que poderemos acessar com segurança serviços online sem que seja preciso digitar nenhum tipo de senha? Ao que tudo indica, sim, e não falta muito tempo para que isso aconteça.

Fonte(s): Thutrott e CNET

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigas sorrindo enquanto comem pizza no exterior de um restaurante.

Atualização do Google Maps ilustra cardápios de restaurantes automaticamente

Professora gravando um vídeo longo para o TikTok.

TikTok estuda aceitar vídeos de até 30 minutos em sua plataforma

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Ícone do Microsoft Copilot ao lado do ícone do ChatGPT em uma tela de computador.

Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: qual é o melhor?

Microempresária na porta de seu estabelecimento comercial segurando um tablet.

12 ferramentas de inteligência artificial para criar um logo para sua empresa

Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.