Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

VoLTE, que significa Voice over LTE (Voz sobre LTE), é uma tecnologia que permite realizar chamadas de voz usando a rede 4G, oferecendo uma qualidade de chamada superior, conhecida como chamadas em HD. Diferente das chamadas tradicionais que usam redes 2G ou 3G, o VoLTE opera totalmente no espectro digital, proporcionando uma série de vantagens, como melhor qualidade de som, eficiência energética e a possibilidade de usar dados móveis simultaneamente durante as chamadas.

Mía Colucci, da novela Rebelde, rindo enquanto fala ao telefone.

Lançado comercialmente pela primeira vez em 2012 e chegando ao Brasil em 2017, o VoLTE começou a se expandir significativamente após a liberação da faixa de 700 MHz pela Anatel, que melhorou a cobertura e a estabilidade das chamadas. No entanto, a disponibilidade do VoLTE depende do suporte da operadora e da compatibilidade do aparelho.

O que é VoLTE? Por que aparece no celular?

Falar ao telefone com uma clareza de som tão próxima da realidade que parece que a pessoa está ao seu lado. Esta foi a premissa por trás da criação do VoLTE – Voice over LTE. Traduzindo: Voz sobre LTE, uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz usando a rede 4G, que todos nós conhecemos e amamos pela internet rápida

Mas por que isso é um grande negócio? Bem, antes do VoLTE, nossas chamadas eram feitas usando redes mais antigas, como 2G e 3G, que não foram construídas pensando na qualidade de voz e do hardware que temos hoje.

Quando você vê “VoLTE” aparecendo no seu celular, é como se o seu telefone estivesse dizendo: “Ei, estou usando a tecnologia mais moderna para fazer suas chamadas soarem mais cristalinas!” É um sinal de que você está usando algo mais moderno, onde cada palavra é clara, sem aqueles ruídos ou cortes chatos.

Como funcionam as chamadas VoLTE?

Façamos um exercício: pense que ao invés de pegar estradas congestionadas e esburacadas (as redes 2G e 3G), suas chamadas agora têm uma via expressa só para elas na autoestrada 4G. Tal possibilidade existe porque o VoLTE envia sua voz em pacotes de dados pela internet, não muito diferente de como você envia mensagens de voz pelo WhatsApp.

Mas aqui está a mágica: mesmo usando a internet, as chamadas com a tecnologia são otimizadas para ter prioridade, então elas não vão ficar travando ou caindo como uma videochamada ruim. E como a rede 4G é super rápida e estável, sua voz chega limpinha do outro lado, sem atrasos ou aquele efeito robótico.

Para transformar sua voz em dados e vice-versa, o celular se comunica com algo chamado IMS (IP Multimedia Subsystem). Pense no IMS como um tradutor especializado que entende a linguagem da internet e a linguagem das chamadas telefônicas, permitindo que elas trabalhem juntas em harmonia.

Por isso, sua chamada VoLTE é tratada como uma celebridade nas redes das operadoras. Em outras palavras, mesmo em momentos de tráfego pesado na internet, sua chamada tem prioridade, garantindo que a qualidade da sua voz não seja comprometida por um episódio de série sendo baixado no apartamento ao lado.

Joaquin Phoenix no tapete vermelho do Oscar.

Algumas operadoras usam faixas de frequência mais baixas, como 700 MHz, para o VoLTE. Essas faixas são como superpoderes para o sinal do seu telefone, permitindo que ele viaje mais longe e penetre melhor em prédios, garantindo que você possa falar claramente mesmo em locais fechados ou mais afastados.

Quais os benefícios das chamadas VoLTE?

  1. Qualidade de som de alta definição: qualidade de som HD, que faz com que cada risada, sussurro e palavra seja ouvida sem chiados.
  2. Conexão rápida: as chamadas se conectam quase instantaneamente, então você pode dizer adeus àqueles silêncios constrangedores enquanto espera a ligação completar.
  3. Uso simultâneo de dados: o recurso permite que você use dados móveis em alta velocidade mesmo durante a ligação.
  4. Eficiência de bateria: apesar de usar tecnologia avançada, o VoLTE é surpreendentemente gentil com a bateria do seu celular. Isso porque ele elimina a necessidade de seu telefone alternar constantemente entre redes 2G/3G e 4G, economizando energia.
  5. Melhor cobertura e alcance: as chamadas podem ser feitas e recebidas em locais onde o sinal 4G é forte, mas o 2G/3G não é, melhorando significativamente a cobertura, especialmente em ambientes internos.

Quais as limitações das chamadas VoLTE?

Apesar de todas as vantagens, o VoLTE tem suas limitações, que são importantes de conhecer também:

  • Compatibilidade do Dispositivo: nem todos os smartphones suportam VoLTE. Seu aparelho precisa ser relativamente moderno e ter essa funcionalidade habilitada para entrar na festa do VoLTE.
  • Suporte da operadora: nem todas as operadoras oferecem suporte ao VoLTE, e mesmo entre aquelas que oferecem, pode haver limitações geográficas ou de plano.
  • Necessidade de configurar: em alguns casos, especialmente em aparelhos importados, pode ser necessário configurar manualmente o seu dispositivo para usar o VoLTE.
  • Restrições de planos: algumas operadoras podem restringir o uso do VoLTE a determinados planos, deixando os usuários de planos mais básicos de fora.
  • Cobertura 4G: para aproveitar o VoLTE, você precisa estar em uma área com cobertura 4G. Sem ela, seu telefone pode ter que recorrer às redes mais antigas para fazer chamadas.

Todas as operadoras brasileiras têm suporte a VoLTE?

No Brasil, a história do VoLTE é como uma série com altos e baixos, protagonizada pelas operadoras de telefonia. Não é todo mundo que entrou nessa onda de imediato, e até hoje, a disponibilidade do VoLTE varia bastante entre elas. Vamos ver quem está oferecendo o quê:

  • Vivo e TIM: oferecem suporte à tecnologia para todos os seus clientes, sem distinção. Se você é cliente Vivo ou TIM, é bem provável que já esteja aproveitando chamadas mais claras e rápidas, desde que tenha um aparelho compatível.
  • Claro: é um pouco mais seletiva com seu círculo de VoLTE. A tecnologia está disponível, sim, mas apenas para os clientes dos planos pós-pagos. Se você é um cliente Claro pré-pago ou controle, por enquanto, vai ficar de fora dessa festa tecnológica.
  • Operadoras Virtuais (MVNOs): aqui o terreno é mais acidentado. Muitas operadoras virtuais, aquelas que não possuem rede própria e alugam a infraestrutura das grandes, ainda não oferecem suporte ao VoLTE. Isso significa que seus usuários precisam se contentar com as redes 2G e 3G para fazer e receber chamadas.
  • E as demais?: O cenário é variado, e a disponibilidade do VoLTE pode mudar rapidamente. Algumas operadoras menores e regionais podem oferecer o serviço em áreas específicas, então vale a pena verificar diretamente com sua operadora se você está curioso sobre o suporte à tecnologia.

Qual a diferença do VoLTE para 4G e Wi-Fi Calling?

Wi-Fi Calling é uma tecnologia que permite fazer e receber chamadas telefônicas e enviar mensagens de texto através de uma conexão Wi-Fi, ao invés de usar a rede celular tradicional. Ela é utilizada em áreas com sinal celular fraco ou inexistente.

Quando você faz uma chamada ou envia uma mensagem com Wi-Fi Calling ativado, seu dispositivo usa sua conexão Wi-Fi para se conectar aos servidores da operadora, que então processam a chamada ou mensagem como se estivessem vindo da rede celular.

Portanto, ambos melhoram a qualidade das suas chamadas, mas de maneiras diferentes. O VoLTE usa a rede celular (4G), enquanto o Wi-Fi Calling depende de uma conexão Wi-Fi. O Wi-Fi Calling é uma ótima alternativa quando o sinal celular é fraco, mas você tem acesso a uma rede Wi-Fi estável.

VoLTE suporta videochamadas?

Aqui entra um primo próximo do VoLTE, conhecido como ViLTE (Video over LTE). O ViLTE é uma extensão do Voice over LTE que permite realizar videochamadas com a mesma eficiência e alta qualidade, aproveitando a rede 4G para transmitir vídeo e áudio.

Homem feliz em uma chamada de vídeo por celular.

No entanto, a adoção do ViLTE depende do suporte das operadoras e da compatibilidade dos dispositivos. Embora não seja tão universalmente suportado quanto o VoLTE, o ViLTE oferece chamadas de vídeo nítidas e sem atrasos quando disponível.

Com a chegada do 5G, por exemplo, tivemos também a chegada de uma tecnologia chamada VoNR (Voice over New Radio), que é a versão 5G do VoLTE, otimizada para as redes 5G. O VoNR permite que as chamadas de voz — e, por extensão, as videochamadas — se beneficiem plenamente da largura de banda e da baixa latência do 5G, elevando a qualidade da comunicação a novos patamares.

Logo, temos que, além de downloads e uploads ultrarrápidos, os usuários do 5G podem esperar chamadas de voz e vídeo extremamente mais claras e confiáveis nos próximos anos.

VoLTE consome dados da franquia?

Um dos grandes questionamentos sobre o uso do VoLTE diz respeito ao consumo de dados. Afinal, se o VoLTE opera através da rede 4G, ele consome a franquia de dados móveis como qualquer outra atividade online? 

A resposta curta é: não. Agora vamos entender o porquê.

Uma exceção na rede de dados

Apesar de o VoLTE utilizar a rede de dados 4G (ou superior) para transmitir chamadas de voz como se fossem dados digitais, ele é tratado de maneira especial pelas operadoras. Logo, embora tecnicamente use a rede de dados para funcionar, as chamadas VoLTE não consomem a franquia de dados móveis do usuário.

As operadoras têm sistemas que identificam o tráfego de dados VoLTE e o separam do tráfego de dados convencional, como navegação na web, streaming de vídeo ou uso de aplicativos. Assim, mesmo que você esteja fazendo uma longa chamada VoLTE, isso não vai afetar sua franquia de dados mensal.

A cobrança das chamadas feitas via VoLTE segue o plano de tarifas de voz da sua operadora, não o plano de dados. Sendo assim, são cobradas da mesma forma que as chamadas tradicionais, seja por minutos ou como parte de um pacote de chamadas ilimitadas, dependendo do seu plano.

Por que isso é bom?

  • Sem surpresas na conta: você pode aproveitar chamadas de alta qualidade sem se preocupar com o consumo excessivo de dados.
  • Maior liberdade: faz com que você use o VoLTE sempre que disponível, sem hesitar por medo de gastar sua franquia de dados.
  • Qualidade de chamada superior: incentiva o uso de uma tecnologia que proporciona uma experiência de chamada muito melhor, sem custos adicionais.

Posso desativar o VoLTE a qualquer momento?

Embora o VoLTE traga uma série de benefícios, como qualidade de chamada superior e eficiência de bateria, pode haver momentos em que você prefira não utilizá-lo. A boa notícia é que sim, você tem a flexibilidade de desativar o VoLTE no seu dispositivo

Como desativar o VoLTE

Em smartphones Android, geralmente, você pode desativar o VoLTE indo até as Configurações > Redes Móveis. Lá, você encontrará uma opção que pode ser algo como “Chamadas VoLTE” ou “Usar VoLTE”, que você pode simplesmente desligar.

Como desativar chamadas VoLTE no Android.

Considerações ao desativar o VoLTE

  • Qualidade de chamada: lembre-se de que, ao desativar o VoLTE, suas chamadas voltarão a usar as redes 2G ou 3G, o que pode resultar em uma qualidade de som inferior.
  • Uso de dados durante chamadas: sem o VoLTE, você não poderá usar dados móveis enquanto estiver em uma chamada. Isso significa que atividades como navegar na web ou usar mapas durante uma chamada não serão possíveis.
  • Consumo de bateria: embora o impacto possa ser pequeno, manter o VoLTE ativado geralmente resulta em uma melhor eficiência de bateria, pois o telefone não precisa alternar entre diferentes tipos de rede.

***

Continue navegando no blog Positivo Do Seu Jeito para aprender mais sobre tecnologia para tirar suas principais dúvidas sobre notebooks, smartphones e softwares de forma didática e acessível.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.