Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

WhatsApp: como liberar espaço no Android

Quem recebe muitas imagens pelo WhatsApp sabe que o aplicativo é um dos mais propensos a consumir espaço de armazenamento no aparelho. Isso ocorre devido ao fato que sempre quem uma imagem ou vídeo chega ela precisa ser baixada para ser acessada. Neste artigo, você vai aprender como liberar espaço no Whatsapp do Android.

Por mais que depois você vá até a Galeria para excluir o conteúdo, uma cópia dele permanece em uma pasta vinculada ao WhatsApp, ocupando espaço de armazenamento. No caso da versão do WhatsApp para Android, existem algumas dicas para conseguir um espaço extra. Veja como fazer isso.

Como liberar espaço no WhatsApp do Android

A opção que mostraremos nesse tutorial ainda não está disponível para todos os usuários. Ela faz parte da versão beta do aplicativo, disponibilizada recentemente para aqueles que têm acesso às versões de teste do WhatsApp. Contudo, o modo de funcionamento do recurso já é conhecido e em breve todos poderão utilizá-lo.

Passo 1. Abra o WhatsApp beta no seu smartphone Android.

Passo 2. Toque no ícone de menu (os três pontinhos no canto superior direito da tela). Escolha “Configurações”.

Passo 3. Em seguida, toque em “Armazenamento e dados”.

Passo 4. Por fim, selecione “Gerenciar armazenamento”. Uma tela com novas opções será exibida.

Passo 5. É aqui que entra em cena o novo recurso do WhatsApp. Uma barra de status mostra quanto de espaço de armazenamento está sendo ocupado por conteúdos relacionados ao WhatsApp. Localize a seção “Analisar e apagar itens”.

Passo 6. Nessa opção são listados todos os arquivos maiores do que 5 MB. Na maioria dos casos trata-se de vídeos, os conteúdos mais pesados transacionados pelo mensageiro. Excluir qualquer um deles é simples.

Passo 7. Toque e segure sobre um ou mais arquivos para selecioná-los. Outra opção é tocar em “Selecionar todos”, no canto superior direito da tela.

Passo 8. Por fim, toque em “Apagar” como resposta à pergunta se você deseja excluir todos os itens selecionados.

Passo 9. Seguindo um passo a passo inverso, o ideal é que depois de excluir o conteúdo do WhatsApp você verifique também a Galeria. Lembre-se: os conteúdos salvos como arquivo no WhatsApp são independentes da Galeria, de forma que a duplicação também é um fator que contribui para ocupar espaço de armazenamento.

Simplificando a vida dos usuários

Excluir conteúdo do WhatsApp sempre foi uma reclamação dos usuários. Até então não havia uma forma simples e rápida de fazer isso: para excluir imagens e vídeos, é preciso entrar em uma por uma das conversas e fazer isso manualmente. O novo recurso visa reduzir o tempo gasto com essa tarefa.

É importante lembrar que ainda não há uma previsão de quando todos os usuários receberão a novidade. Quando o recurso é incluído na versão beta isso significa que ele está em fase final de testes, mas não indica que ele será implantado na sequência. Pode demorar de três meses a um ano até que ele seja efetivamente incorporado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter