Quem nunca acumulou uma série de aplicativos e arquivos e sobrecarregou o armazenamento do celular, que atire a primeira pedra. Nesses casos, existem algumas alternativas mais simples do que investir em cartões de memória ou em armazenamento em nuvem. Pensando nisso, preparamos um tutorial bem simples que vai te mostrar como apagar apps do celular e, consequentemente, liberar espaço.
Com o uso contínuo do smartphone, é natural que com o passar do tempo ele acumule informações em excesso, inclusive aquelas que não são mais necessárias. Embora a tendência dos aparelhos lançados hoje seja de ampliar o espaço para dados, muitos telefones contam com o armazenamento limitado. As dicas a seguir contemplam essa situação. Confira até o final.
Como mencionamos, o armazenamento cheio pode ser empecilho em um primeiro momento, mas descomplicado de resolver. Seja no Android ou no iOS, o processo para desinstalar aplicativos é simples. Vale ressaltar que, às vezes, também é necessário esvaziar a memória de outras formas, como ao apagar fotos, documentos, arquivos de vídeo e áudio, mensagens etc.
Com o passar do tempo, os telefones foram ampliando o espaço de armazenamento. A exemplo disso, é possível destacar que, hoje, já temos opções disponíveis de até 1 TB. Entretanto, parte dos celulares de entrada e intermediários – segmentos mais vendidos – alcança entre 64 e 128 GB.
Por mais que pareça um vasto campo para guardar apps e fotografias, o limite pode ser atingido com apenas alguns meses de uso, principalmente se o smartphone contemplar ferramentas de trabalho. Por isso, é interessante fazer periodicamente uma curadoria nos apps para analisar qual pode ser removido do aparelho. Ao selecionar, basta excluí-los.
Para saber como executar a ação, acompanhe o passo a passo nas linhas a seguir.
Passo 1: Busque o aplicativo que você deseja excluir na gaveta de apps;
Passo 2: Ao encontrar, pressione o ícone por um tempo até aparecer a lista de opções;
Passo 3: Procure por “Desinstalar” e selecione o item;
Passo 4: Para confirmar, basta apertar em “Ok”.
Passo 1: Vá até a home do iPhone e procure o aplicativo que deseja remover;
Passo 2: Com o app à vista, pressione sobre o ícone e segure por alguns segundos;
Passo 3: Logo em seguida, deve aparecer um menu. Nele, procure por “Remover App”;
Passo 4: Depois, clique em “Apagar App”;
Passo 5: Para confirmar a ação, pressione “Apagar”.
Passo 1: Procure a App Store em seu telefone;
Passo 2: Depois, procure sua foto, indicativo da conta no app. Geralmente, ela fica no canto superior na tela;
Passo 3: Ao entrar na página indicada, observe a lista de apps alocada por lá;
Passo 4: Veja nas opções o aplicativo que deseja excluir e passe em cima e deslize para a esquerda;
Passo 5: Por fim, clique em excluir.
Geralmente, os telefones chegam em suas versões de fábrica com algumas aplicações fixas, que não podem ser excluídas. Isso é, inclusive, alvo de reclamações de consumidores de algumas marcas de celular. Para contornar a situação, separamos um tutorial para você desativar esses softwares, também conhecidos como bloatwares. Veja:
Passo 1: Nas aplicações do celular, procure “Configurações”;
Passo 2: Já na página de ajustes, procure “Aplicativos”;
Passo 3: Agora, basta localizar aquele que você deseja desativar;
Passo 4: Ao encontrar, aperte em “Desativar”;
Passo 5: Confirme a ação no botão “Desativar aplicativo”.
Para além de excluir apps, é possível seguir outras dicas que também são simples. Mais uma vez, é preciso dizer que o uso contínuo do device faz com que, naturalmente, o aparelho armazene informações do usuário. Mas, para evitar que isso deixe o telefone lento, tente executar as seguintes tarefas:
Em outros casos, também é possível investir em cartões de memória, os microSD, que podem armazenar arquivos como imagens, documentos, músicas e vídeos. É bem importante ter em mente que os softwares ficam armazenados na memória interna do celular e, por isso, o cartão serve apenas como um suporte.
Outra opção que pode envolver aquisições é o investimento em armazenamento em nuvem. Google Drive, OneDrive, Dropbox, todos esses nomes são aliados na hora de fazer upload de arquivos sem comprometer o espaço interno de um aparelho, seja ele smartphone ou PC.
Além de conferir possibilidade de ampliação da memória, o armazenamento em nuvem também garante que arquivos sejam acessados de diversos lugares, desde que haja login. Por fim, também vale mencionar que a segurança de dados também é reforçada nessas plataformas.
Por fim, vale lembrar que na hora de comprar um aparelho, quanto mais espaço, melhor. Os telefones variam entre 64, 128, 256 e 512 GB. Geralmente, os mais generosos neste quesito, também são mais caros. Atualmente, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max são os únicos que comportam armazenamento de 1 TB – e são bastante conhecidos pelas suas cifras elevadas.
Entretanto, se quiser apenas liberar espaço, siga nossas dicas e aproveite seu aparelho com espaço extra. Executando ações simples como apagar apps do celular, liberar cache e apagar arquivos, não será difícil conseguir recuperar parte do armazenamento perdido.
E aí, gostou do conteúdo? No nosso blog, você encontra uma série de dicas sobre tecnologia, redes sociais e tudo do mundo conectado. Continue acompanhando para ficar por dentro!
Fonte(s):