cometa passando pela universo

Brasileiro descobre cometa e Telescópio Hubble confirma: é o maior já visto

Famosos por provavelmente terem acabado com os dinossauros e “vilões” de diversas obras de ficção sobre o fim do mundo, os cometas geram fascínio naqueles que estudam o universo. Nesse sentido, um brasileiro entrou para a história ao descobrir o maior que se tem conhecimento.

Formado em astronomia pela USP, Pedro Bernadinelli, juntamente com o seu orientador de doutorado, Gary Bernstein, identificaram o corpo celeste em 2014. Com o nome oficial de C/2014 UN271, o cometa recebeu os sobrenomes dos seus descobridores como apelido, sendo conhecido como Bernardinelli-Bernstein.

Para se ter uma ideia, o cometa possui um diâmetro de aproximadamente 128 quilômetros, superando em mais de 30 quilômetros o C/2002 VQ94, que detinha o posto de maior cometa já identificado até então. 

Descoberta do Bernardinelli-Bernstein

Por incrível que pareça, Pedro e seu orientador não usaram um telescópio para identificar o comenta. Ao invés disso, ele foi descoberto ao serem analisados arquivos do Dark Energy Survey – mapeamento que estuda a energia escura. Parece um termo de ficção ou quadrinhos, mas energia escura é o nome dado para definir uma forma hipotética de energia predominante no universo, responsável pela sua expansão.

galáxia em movimento no universo

Porém somente após sete anos foi possível confirmar que o Bernardinelli-Bernstein era realmente um cometa, graças ao Hubble. Esse tempo foi necessário porque a distância e a poeira em volta do cometa dificultavam a sua identificação.

Graças a Man-To Hui, da Universidade de Macau, foi possível identificar o corpo celeste. Ele precisou desenvolver um modelo de computador capaz de detectar a crina do cometa, colocando as imagens em um telescópio. Com isso, seu brilho foi subtraído, ficando em evidência apenas o seu núcleo.

O cometa é tão grande que os astrônomos chegaram a cogitar que  ele seria na verdade um planeta anão. Nesse sentido, dá para dizer que de pequeno ele não tem nada. Seu núcleo é cerca de 50 vezes maior do que o visto na maioria desses corpos celestes, tendo uma massa de aproximadamente 500 trilhões de toneladas.

Pedro comenta que ficou surpreso com o prestígio dado pela comunidade científica quando sua descoberta foi finalmente comprovada, conforme destacado pelo National Geographic Brasil. Sem dúvidas, o feito do pesquisador é motivo de orgulho não somente para a astronomia brasileira, mas para o país como um todo. Fazendo jus ao famoso ditado, dá para dizer que o maior cometa do universo “é nosso”.

Cometa está vindo para o nosso sistema solar

O Bernardinelli-Bernstein está se aproximando cada vez mais do nosso sistema celular, com os astrônomos acreditando que ele alcançará a distância mais próxima do Sol em janeiro de 2031. 

jennifer lawrence no filme não olhe para cima dizendo que tem um cometa vindo para a terra

Menor distância entre aspas, é preciso ressaltar. Projeções apontam que o cometa ficará a “apenas” 1,6 bilhão de quilômetros da estrela que ilumina o nosso planeta – distância semelhante à que Saturno possui do Sol.  Após isso, ele começará seu retorno aos limites externos do nosso sistema solar – pode ficar tranquilo, não há risco de colisão com o nosso planeta.

Pelo contrário, o fato do Bernardinelli-Bernstein estar se aproximando do planeta terra é algo bom, pois será possível obter mais informações sobre ele, e com isso, saber como corpos espaciais tão grandes se comportam. Estima-se que ele ficará visível pelo menos até a década de 2040.

Vale destacar que os cometas são cobertos de gelo. A depender da quantidade de gás emitido à medida que os raios do Sol evaporarem esse gelo, o Bernardinelli-Bernstein poderá ficar tão brilhante para nós quanto Titã, a maior lua de Saturno. Caso isso ocorra, será possível observar o cometa através de um telescópio comum em 2031.

Portanto, você tem alguns anos ainda para investir em um bom equipamento caso seja um fascinado por astronomia e pelos mistérios do espaço. Enquanto o Bernardinelli-Bernstein não aparece por aqui, que tal acompanhar os demais conteúdos do nosso blog? Temos diversas matérias incríveis sobre tudo o que está acontecendo no mundo planeta e no nosso universo. Clique aqui e descubra!

Fonte(s): 

Mundo Conectado e National Geographic Brasil.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.