Como fazer para “tirar foto” de um vídeo no PC?

Muitos dos momentos a que assistimos nos vídeos que rodam no PC nos parecem legais ou importantes e temos vontade de eternizar aquele instante. Por essa razão, muitas pessoas se perguntam como fazer para tirar foto de um vídeo quando estão vendo alguma coisa no computador.

como_fazer_para_tirar_foto_video

®GIPHY

Embora existam diversos aplicativos que possam auxiliá-lo nessa tarefa, o próprio Windows 10 conta com uma solução nativa, vinculada ao editor de vídeos. Nesse artigo, vamos ensinar o passo a passo de como fazer para capturar telas no PC sem a necessidade de instalar nenhum novo aplicativo.

Tirando fotos de vídeos no PC

Essa dica funciona apenas com vídeos executados pelo Microsoft Fotos. Por isso, certifique-se de abrir os seus vídeos por meio dele. Se o aplicativo não for o seu reprodutor de imagens padrão, faça o seguinte procedimento.

Passo 01: Escolha o vídeo a que deseja assistir. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e procure pela opção “Abrir com”. Ao clicar sobre ela, no menu seguinte escolha a opção “Fotos”.

®MICROSOFT

Passo 02: Depois, vá no menu “Editar e criar” e selecione a opção “Salvar fotos”. Note que logo abaixo dela haverá a seguinte explicação: “salvar quadros do vídeo”. Isso explica exatamente o que vai acontecer dali em diante.

®MICROSOFT

Passo 03: Agora, inicie a execução do vídeo ou mova a barra de progresso até encontrar um ponto específico do qual você queira fazer uma captura de imagem.

®MICROSOFT

Uma dica: para encontrar o frame ideal, use as setas na parte inferior da tela. Elas permitem que você tenha uma precisão maior para mover de um quadro para outro, evitando imagens borradas.

Passo 04: Ao encontrar o ponto desejado, clique em “Salvar uma foto”, botão disponível no canto superior direito da tela. Agora é só dar um nome para a imagem, escolher a pasta e salvar o arquivo no seu computador. Bem simples e sem muitos segredos, não é mesmo?

®MICROSOFT

Para vídeos em outras fontes, use aplicativos

Como já mencionamos, existem diversos aplicativos que são destinados a facilitar o processo de captura de imagens no PC. Caso o vídeo em questão esteja na Netflix, no YouTube ou em qualquer outra plataforma, então será preciso recorrer aos apps extras para tornar essa tarefa mais simples.

Um dos mais conhecidos e completos é o Prt Scr, que pode ser baixado gratuitamente. Entre os muitos recursos que ele possui, há a possibilidade de configurar uma tecla específica para a captura de tela. Além disso, ele permite várias formas de captura, como tela cheia, seleção, recorte à mão livre ou tela ativa.

O aplicativo conta ainda com suporte a múltiplos monitores, captura o cursor do mouse e permite que o usuário faça anotações sobre a tela recém-capturada. Os arquivos podem ser salvos nos formatos PNG, JPG e BMP.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.