ilustração 3D de um homem conectando o plug de um carregador de bateria à tomada

Como limpar a entrada do carregador do celular? Confira 3 maneiras

Sabemos que a entrada de um carregador de celular pode acumular sujeira, fiapos e até mesmo gordura, afinal ele fica exposto a várias superfícies que podem acabar obstruindo a entrada. 

ilustração de um carregador plugando em um celular que estava desmaiado e este se mexe como quem acorda assustado
Fonte: Tenor.

Mas, assim como vários outros aparelhos, o carregador também necessita que sua limpeza seja feita de maneira adequada e utilizando alguns materiais específicos, para evitar que danos sejam causados ao mesmo.

Para aprender como limpar a entrada do carregador do seu celular, confira 3 dicas super úteis que preparamos para você!

Qual a importância de limpar a entrada do carregador do celular?

O celular, bem como o seu carregador, possui um grande potencial para carregar e acumular impurezas, tais como vírus e bactérias. Portanto, procrastinar sua higienização pode causar problemas.

Claro que existem dicas para que essa ação seja realizada de maneira simples e com eficácia, confira nos próximos tópicos.

3 dicas para limpar o carregador do celular

Separamos uma pequena lista, com dicas que podem facilitar esse processo para você, confira abaixo:

Dica 1

Antes de mais nada é preciso avaliar se algum problema no carregamento do seu aparelho, está sendo causado por sujeira. Isso porque outros fatores podem atrapalhar o dispositivo de completar ou começar um carregamento, que é o caso da oxidação, conector quebrado e até mesmo alguns componentes em curto. 

Para fazer essa análise, primeiro desligue o seu smartphone.

Dica 2

Após desligar o seu aparelho, use uma lanterna e observe a porta de carregamento para verificar se existe alguma obstrução causada por uma camada de acúmulo com aspecto pegajoso nas bordas.

Para realizar uma limpeza mais simples e que pode ser feita sempre, utilize um pano de microfibra ou até mesmo uma escova de dente macia, apenas como um meio de espanar a poeira da entrada. Evite o uso de detergente, água ou qualquer tecido que solte fiapos, pois eles podem acabar presos dentro da entrada do conector e dessa maneira, podem acabar piorando a situação ainda mais.

mulher passando espanador em uma estante
Fonte: Tenor.

Dica 3

Se após esse procedimento mais simples você ainda achar que algo está errado e quiser confirmar de maneira mais completa a quantidade de resíduos dentro do conector do carregador, siga este processo: pegue um palito de dente ou uma agulha de crochê fina e passe (delicadamente) dentro da porta do conector para verificar se irá sair alguma sujeira. 

Caso essa quantidade não seja muito grande, duas passadas leves serão suficientes para fazer a limpeza. Pode ser que uma camada de gordura consiga ser removida das paredes durante esse processo.

Como fazer a limpeza completa da porta de recarga?

Se a quantia de sujeira for bem maior que o esperado, o usuário deve realizar uma limpeza mais pesada na entrada do conector, desta vez, usando álcool isopropílico. 

Em alguns sites de assistência técnica, a orientação é de que o usuário embebe um cotonete em algum recipiente com álcool. É indicado que contenha apenas 1% de água em sua composição e que seja passado de maneira bastante delicada no conector. Isso vai fazer com que o algodão absorva a sujeira. Após esse processo, é indicado que o usuário espere ao menos meia hora antes de ligar o celular ao carregador.

É extremamente importante ressaltar que em nenhum período o aparelho deverá ser submerso na solução ou ter qualquer contato com outros produtos de limpeza, pois isso poderia danificar as partes internas de maneira irreversível.

Não deixe de procurar uma assistência técnica

Se nenhuma das dicas anteriores tiver dado certo, é altamente recomendado que o usuário procure uma assistência técnica. Um técnico experiente vai saber como realizar a limpeza da porta de carregamento com segurança, além dele ter acesso a ferramentas profissionais que são mais indicadas e eficazes para este trabalho (como é o caso de pequenos aspiradores).

Caso você não tenha acesso a uma assistência técnica autorizada da marca do seu smartphone, você pode levar ele em qualquer estabelecimento semelhante, desde que ela seja especializada em dispositivos móveis ou equipamentos. Também existem muitos técnicos que atuam na área e oferecem seus serviços na internet. Lembre-se de sempre observar se a especialidade do técnico é a mais indicada para o seu caso.

Recomendações finais

E por último, mas não menos importante, você também pode avaliar se o seu aparelho suporta a opção de carregamento sem fio, por mais que normalmente seja necessário uma conexão a cabo para que o carregamento seja mais rápido.

E lembre-se de nunca aplicar produtos de limpeza diretamente em qualquer dispositivo, até mesmo o álcool em gel, pois quando entram contato com os smartphones, o resultado do gel pode prejudicar a durabilidade do equipamento. 

Agora você já sabe qual caminho seguir na hora de limpar a entrada do carregador do seu celular e para continuar por dentro de mais dicas como essa, siga conferindo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Receitas de Pesos e TechTudo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.