homem acordando após uma noite de sono, tentando se lembrar seus sonhos

Por que sonhamos quando dormimos?

Não existe nada melhor do que uma boa noite de sono, afinal quando acordamos nos sentimos revigorados e prontos para o novo dia que está por vir. 

homem acordando feliz e revigorado

Mas, uma outra consequência de uma noite relaxante de sono são os sonhos, que muitas vezes são irreais e a maioria das pessoas acaba nem se recordando depois.

E, afinal, o que são os sonhos? Será que são apenas reflexos da nossa realidade e mensagens ocultas do nosso inconsciente? E qual a razão de sonharmos?

As respostas para essas perguntas você vai encontrar no conteúdo de hoje. Confira!

O que são sonhos?

O sonho é uma experiência que representa a nossa realidade externa e como ela nos atinge internamente. De maneira científica, o sonho é a consequência da ativação cortical que acontece na fase conhecida como Rapid Eye Movement (movimento rápido de olhos) do sono.

Anna, do filme Frozen, dormindo pesado e sonhando

Esse processo chega após outras três fases, que são:

  • N1 (transição da vigília para um sono mais profundo, porém leve);
  • N2 (desconexão do nosso cérebro com os estímulos do mundo real);
  • N3 (sono profundo, com o relaxamento da atividade cerebral);

Durante a fase de REM é extremamente difícil despertar alguém que esteja dormindo. Isso se dá devido ao corpo ficar mole, porém a atividade do cérebro fica intensa, tão intensa que é semelhante à atividade de quando se está acordado. Já ouviu alguém dizer que teve um sonho que parecia real? Então, é neste sentido mesmo!

Por que sonhamos?

Enquanto dormimos o cérebro é praticamente ativado por completo, precisando que o fluxo de sangue seja o dobro do necessário neste período. Estudos apontam que apenas uma parte do cérebro para de funcionar enquanto estamos dormindo; essa parte é o centro lógico.

Outras informações de especialistas também revelam que os sonhos auxiliam no armazenamento de memórias importantes, assim como no descarte de outras que não sejam significativas. Porém, a forma como esse armazenamento funciona, ainda não é completamente explicado.

Resumidamente, os especialistas afirmam que o sonho é capaz de bloquear estímulos que interferem na memória e no aprendizado, o que justifica a existência dos sonhos, enquanto dormimos.

Porque eu não lembro dos meus sonhos?

Na fase REM o nível de noradrenalina (neurotransmissor fundamental para ativar a atenção e a formação de memórias) é mais baixo. No processo do sono temos bastante noradrenalina, e quando despertamos geralmente não temos mais nenhuma. Isso faz com que aquela lembrança que era forte durante o sonho, seja esquecida ao acordar.

Nós apenas nos lembramos dos sonhos se acordarmos em até no máximo 10 minutos após ele acabar.

5 técnicas para lembrar dos sonhos

Vamos apresentar 5 técnicas para aqueles que desejam se lembrar de seus sonhos, confira abaixo.

1. Anote

Os especialistas afirmam que se você escrever seus sonhos, isso vai tornar sua relação mais ativa com eles. O que também é um meio de reconhecer os aspectos comuns e os mais raros.

2. Desenhe

Caso você não consiga ou não saiba o que escrever sobre o seu sonho, você também pode desenhar formas, animais, objetos e tudo o que possa tornar aquele sonho reconhecível para você.

cena de filme em que uma mulher faz o desenho de um relógio

3. Não deixe para depois

O mais indicado é colocar os seus sonhos no papel assim que você acordar, afinal, isso dará menos chances para esquecê-los. Então, evite sair tão rápido da cama e deixe para checar seu celular mais tarde.

4. Nomeie

Além de escrever e desenhar, você também pode dar títulos aos sonhos para auxiliar a captar o que é essencial em cada um deles. Organizando tudo desta forma, você terá o seu caderno de sonhos bem completo.

5. Mentalize

Se mesmo após seguir as recomendações anteriores você estiver com dificuldade, um outro caminho é pensar repetidamente antes de deitar a seguinte frase: eu vou sonhar!

Isto pode ajudar a indicar para a sua mente o seu desejo de lembrar.

Benefícios de uma boa noite de sono

Agora que você já entende como funciona o processo dos sonhos e já anotou algumas dicas para se lembrar deles, que tal conferir os benefícios que uma boa noite de sono pode te proporcionar? Além do bom e velho descanso, é claro. Confira!

Pato Donald se cobrindo para dormir
  • Redução do estresse: durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que auxilia na diminuição do estresse;
  • Apetite controlado: o sono regula os hormônios que atingem e controlam o apetite. Por isso, quando dormimos mal os hormônios ficam desregulados e a vontade por alimentos calóricos, gorduras e hidratos de carbono aumentam;
  • Bom humor: um cérebro cansado atrapalha a produção de serotonina, que é o hormônio regulador do humor e também do sistema imunológico. Ou seja, pessoas que dormem bem a noite se sentem mais alegres. Além disso, se dormir mal se tornar um problema crônico, isso poderá causar outros transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade;
  • Boa memória: conforme explicamos anteriormente no conteúdo, uma boa noite de sono possibilita que o cérebro processe de uma maneira melhor as novas experiências e conhecimentos. Então, precisamos de boas noites de sono para que as informações fiquem armazenadas corretamente;
  • Rejuvenescer a pele: beleza e bem-estar também estão dentro dos benefícios de uma boa noite de sono, pois ao dormimos bem, as rugas e linhas de expressão diminuem. Durante a noite as células da pele são renovadas e descansam, produzindo melatonina, que é o que ajuda a prevenir o envelhecimento!
  • Imunidade: outra vantagem de dormir bem é que isto ajuda o organismo no combate de infecções, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o nosso sistema imunológico ficar mais forte.

Bom, agora você já sabe que dormir bem é fundamental, e que isso ajuda tanto a sua mente quanto o seu corpo! Portanto, cuide do seu sono para ter uma vida mais saudável. 

Para mais curiosidades e dicas, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

CanalTech.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.