O TikTok ficou no topo das listas dos aplicativos mais baixados de 2020 e o sucesso da plataforma vem inspirando outras empresas a fazerem o mesmo. O Facebook vem incorporando recursos similares ao Instagram e o Snapchat também já é bastante diferente do que foi um dia.
A partir do início de 2021 um novo concorrente de peso entra nesse mercado. Trata-se do Dubsmash, serviço que acaba de ser comprado pelo Reddit. O valor do negócio não foi confirmado, mas a expectativa é que os usuários de um dos fóruns mais populares da internet possam ser a base desse novo serviço.
O Dubsmash se intitula uma plataforma para criar e assistir a vídeos curtos. Qualquer semelhança com outros apps do gênero não é mera coincidência. Porém, uma vez que o Reddit entrou na jogada, alguns dos princípios do fórum devem se aplicar ao app – o que pode torná-lo um diferencial perante os concorrentes.
“Estamos comprometidos em oferecer as melhores ferramentas possíveis de que os usuários precisam para encontrar, criar e interagir uns com os outros por meio de vídeo”, destacou o Reddit em nota oficial.
Para isso, a empresa espera servir como plataforma para grupos que costumam ter pouca representatividade em outros espaços. Para se ter uma ideia, 70% dos usuários do Dubsmash são mulheres e o serviço é utilizado por 25% dos jovens negros nos Estados Unidos. Ampliar essa diversidade e buscar maneiras de reduzir o discurso de ódio na plataforma estão entre os objetivos do serviço.
De forma simples, podemos dizer que o Dubsmash é uma rede social na qual é possível postar vídeos curtos e aplicar a eles filtros e edições. A exemplo do que acontecia no TikTok, o foco aqui está na música: são milhões de canções que podem servir como plano de fundo para as suas criações, incluindo as tradicionais dublagens.
As postagens são disponibilizadas em uma linha do tempo e você pode seguir perfis ou ser seguido pelos demais usuários. Para explorar conteúdo, pesquise por músicas, perfis ou por hashtags. Ao acompanhar as suas tags preferidas você tem um panorama geral sobre o que de mais relevante é produzido na rede social relacionado ao assunto.
E mais: as criações feitas pelo Dubsmash podem também ser compartilhadas em outras plataformas de maneira simples: Instagram, Snapchat, WhatsApp, iMessage, YouTube, TikTok, Musical.ly, Funimate, Flipagram são apenas algumas das possibilidades. É possível ainda trocar mensagens com amigos via chat privado.
Ainda que não tenha divulgado o número de usuários da plataforma, o Dubsmash existe desde 2015 e graças ao sucesso do TikTok foi trazido novamente à tona pelo público. Estima-se que hoje mais 1 bilhão de vídeos sejam postados na plataforma todos os meses.
Popular nos Estados Unidos, o serviço ainda é pouco conhecido no Brasil. Que tal ser um dos primeiros por aqui a criar um perfil criativo e relevante na plataforma?