mulher em um escritório sorrindo e escrevendo em um notebook

Alternativas ao Microsoft Word: 10 editores de texto online e gratuitos

Quando se fala em editor de texto, o primeiro nome que vem à cabeça da maioria das pessoas é o Microsoft Word. O produto faz parte do pacote Office e já está no mercado há mais de três décadas. Porém, nem sempre ele está disponível para todos.

mulher ditiando caracteres aleatórios no bloco de notas do computador

Quem procura editores de texto online e gratuitos, por exemplo, se depara com o fato de que é preciso pagar uma licença anual para utilizar o Word nesse formato. Isso acaba inviabilizando o uso da ferramenta não apenas para professores, mas também para os alunos que precisam redigir trabalhos.

A boa notícia é que há muitas alternativas gratuitas e de ótima qualidade disponíveis. Neste artigo, listamos 5 editores de textos alternativos ao Microsoft Word para que você e seus alunos possam aproveitar.

1. Documentos Google

logo do Google Docs, editor de texto online

Sem sombra de dúvidas, o Documentos Google é o editor de texto online e gratuito mais poderoso que existe no mercado. Para utilizá-lo, tudo o que você precisa fazer é criar uma conta Google ou fazer login com um e-mail Gmail.

Totalmente compatível com documentos do Word, ele permite que você salve arquivos online e compartilhe com outros usuários do serviço. Possui recursos inteligentes como tradução de textos, modelos de apresentação e corretor ortográfico.

Conheça o Documentos Google

2. Libre Office

logo do editor de texto Libre Office

O Libre Office é uma suíte de aplicativos de escritório bastante popular entre os usuários do sistema operacional Linux, mas também está disponível gratuitamente para Windows. Como o nome indica, ele é um software de código livre, que pode ser utilizado tanto em versão online quanto offline.

Todos os recursos tradicionais dos editores de texto estão presentes: escolha de fontes, formatação de parágrafos, adição de imagens, paginação, versão para web e muito mais. Para utilizar o serviço não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro. Os desenvolvedores aceitam doações para dar continuidade ao projeto que já tem mais de uma década.

Conheça o Libre Office

3. Graphite Writer

logo do editor de texto Graphite Writer

Com um visual mais moderno, o Graphite Online é um editor de texto online e gratuito para quem precisa de um ambiente mais criativo de produção. Além do design diferenciado, seu principal mérito está na velocidade de execução: os desenvolvedores deixaram apenas os elementos essenciais para focar em uma experiência com menos distrações.

Como se trata de uma ferramenta open source, há muitos voluntários na comunidade desenvolvendo plugins e melhorias para o Graphite. Para utilizar a plataforma é preciso estar logado, mas o programa aceita uma conta Google como credencial de entrada.

Conheça o Graphite Writer

4. Fast Format

logo do editor de texto Fast Format

O Fast Format é uma plataforma para produção de documentos acadêmicos utilizada por milhares de alunos e professores em diversas instituições de ensino. Os documentos são formatados automaticamente em diversas normas, como ABNT e revistas nacionais e internacionais.

Trata-se da solução perfeita não apenas para os alunos, mas também para professores em fase de elaboração de dissertações e teses. A compatibilidade com algumas das principais revistas acadêmicas nacionais e internacionais facilita a escrita a partir de modelos de artigos científicos, fichamentos e dissertações. É imprescindível ter o link do Fast Format salvo nos seus favoritos.

Conheça o Fast Format

5. Only Office

logo do editor de texto Only Office

Fechando a nossa lista, outra boa alternativa de editor de texto online e gratuito que vale a pena conhecer é o Only Office. Ele conta com ferramentas de personalização de documentos e traz como recursos extras a possibilidade de inserir vídeos do YouTube nas páginas em formato executável.

A partir de plugins integrados com a plataforma WordPress, ele ainda permite a inclusão de equações matemáticas nos textos. Online e gratuito, o Only Office oferece uma Plataforma colaborativa com menus apenas em inglês, mas o idioma português é reconhecido na hora da digitação.

Conheça o Only Office

6. Microsoft Office 365 Online

logo do editor de texto Microsoft Office 365 Online

O Office Online oferece uma versão web do Word que é muito semelhante à versão convencional. Com acesso gratuito, o serviço requer apenas a criação de uma conta da Microsoft para poder editar textos diretamente pelo navegador e salvar na nuvem do OneDrive

Embora tenha algumas limitações em comparação com a versão regular, como a falta de suporte à criação de sumário, as principais funções estão presentes.

Conheça o Microsoft Office 365 Online

7. Zoho Docs

logo do editor de texto Zoho Docs

O processador de texto do Zoho Docs destaca-se pelo seu design. Funcionando no navegador, tem um visual limpo que concentra todas as ferramentas em um menu na lateral. Oferece funções básicas, mas não suporta correção ortográfica em português. Seus destaques incluem o modo de foco e o modo noturno.

Conheça o Zoho Docs

8. FreeOffice

logo do editor de texto Free Office

O FreeOffice possui um editor de texto chamado TextMaker, que é uma opção para quem prefere um programa instalado no computador. Totalmente gratuito, o software opera offline e traz funções úteis, como exportação de texto em PDF ou ePub. Seu design é muito parecido com o antigo Word 2007.

Conheça o FreeOffice

9. WPS Office

logo do editor de texto WPS Office

O WPS Office é um pacote de programas de escritório com uma versão gratuita robusta. Ele traz um design agradável e interface organizada em abas. A ferramenta oferece 1 GB grátis na nuvem e um corretor ortográfico avançado. Acompanha um leitor de PDF gratuito e traz downloads para várias plataformas.

Conheça o WPS Office

10. Polaris Office

logo do editor de texto Polaris Office

Mais conhecido nas plataformas móveis, o Polaris Office também tem uma versão para desktop. O software tem uma interface quase idêntica ao Word e oferece recursos como pesquisa Google integrada e salvamento automático na nuvem. Ele traz anúncios e permite armazenar até 1 GB grátis.

Conheça o Polaris Office

***

Com esses dez editores que apresentamos, você tem uma variedade de opções, desde soluções robustas e consagradas até novidades repletas de recursos inovadores. O importante é encontrar aquele que se encaixa perfeitamente às suas necessidades e preferências.

E lembre-se: a melhor ferramenta é aquela que você usa. Então, explore, teste e descubra qual desses editores será seu novo aliado na hora de escrever.

Para mais dicas e novidades sobre tecnologia, não deixe de acompanhar o blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.