Registrado pelo governo federal, o PIS/PASEP é criado quando um cidadão assina sua carteira de trabalho pela primeira vez. Através desse número, são feitos os saques do FGTS e pagamentos de diversos benefícios, como o abono salarial.
Sem o número do PIS/PASEP, é impossível usufruir de diversos direitos trabalhistas, como seguro desemprego e aposentadoria do INSS. Além disso, o número de registro do PIS/PASEP acaba sendo o mesmo do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do Número de Identificação Social (NIS), usados para acesso a programas sociais promovidos pelo governo, como o Auxílio Brasil.
Dessa forma, saber qual o seu PIS/PASEP se torna algo de suma importância. Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como você pode consultar o seu sem precisar ir até um órgão ou agência pública, utilizando somente o seu celular.
Você pode descobrir o seu número PIS/PASEP através do aplicativo CTPS Digital, que oferece a versão digital da sua carteira de trabalho. O app está disponível tanto para dispositivos Android como iOS, e para acessá-lo, é preciso ter uma conta Gov.br. Caso você ainda não possua, crie uma nesse site e em seguida siga com o tutorial abaixo:
Passo 1: abra o CTPS Digital no seu celular e toque em “Entrar”. Em seguida, efetue o login com a sua conta Gov.br e toque no botão “Entrar”.
Passo 2: toque na opção “Contratos”, que estará no canto inferior esquerdo da sua tela. Ao fazer isso, serão abertos os registros que você possui na sua carteira de trabalho.
Passo 3: escolha qualquer um desses contratos e toque no ícone “+” localizado ao lado deste contrato.
Passo 4: na nova aba que se abrir, irá aparecer o número do seu PIS/PASEP.
Utilizar o app CTPS Digital é uma maneira muito simples e rápida de conseguir identificar qual o seu PIS/PASEP. No entanto, ela não é a única. Você também pode descobrir qual seu registro através dessas formas:
Com todas essas opções, basta escolher a que mais lhe agrada e tomar conhecimento de qual o seu número do PIS/PASEP. Mais uma vez, ressaltamos a importância de se ter conhecimento sobre ele, pois ele será necessário para acessar diversos direitos ou programas de auxílio do governo. Em tempos de emergência ou após uma dificuldade, tê-lo em mãos pode agilizar o processo para se obter ajuda. Por isso, não dê mole, ok?
Por falar em não dar mole, que tal ter acesso a informações que podem ser muito úteis no seu dia a dia? Acesse nosso blog e tenha acesso a uma infinidade de matérias contendo dicas, tutoriais e informações incríveis sobre os mais diversos temas como tecnologia, entretenimento e internet.
Links:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/03/14/pis-como-consultar-o-numero-do-registro.ghtml