Atualização: após a publicação desta matéria, o Banco Central voltou atrás e suspendeu por tempo indeterminado o início do funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil. O órgão alega que ainda precisa que mais testes sejam feitos para comprovar a segurança do serviço.
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A partir das próximas semanas será possível enviar dinheiro e fazer pagamentos pelo WhatsApp. A mais nova ferramenta do mensageiro foi anunciada no último dia 15 de junho por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, empresa proprietária da plataforma.
E mais: os usuários brasileiros serão os primeiros a testar essa novidade. A estreia da funcionalidade ainda não tem data para acontecer, mas a promessa é de que ela será liberada nas próximas semanas. Vamos conhecer mais detalhes sobre o WhatsApp Pay e como utilizá-lo.
O WhatsApp Pay é uma solução de pagamentos e transferência de dinheiro que será incorporada ao WhatsApp. A ferramenta foi testada na Índia anteriormente, mas o Brasil será o primeiro país a receber oficialmente a novidade. Para realizar as transferências será preciso configurar um cartão de crédito ou débito na sua conta.
Inicialmente, não será cobrada nenhuma taxa dos usuários, tanto nos pagamentos quanto nas transferências. Porém, haverá taxas para os comerciantes que decidirem usar a plataforma. Além disso, há limites de valores nas transferências.
Para fazer transferências e pagamentos os usuários terão que vincular à conta do WhatsApp um cartão de débito ou de crédito já existente. Para contas pessoais, o limite é de até R$ 1 mil por transação, sendo que não podem ser realizadas mais do que 20 transações por dia. Além disso, há um limite mensal no valor de R$ 5 mil. Não haverá nenhum tipo de tarifa para transferências entre contas pessoais e nem para pagamentos feitos junto a empresas que utilizem o WhatsApp Business.
A situação é diferente para as empresas cadastradas no WhatsApp Business. Para elas, não há limite de valores diários ou mensais nas transações. Entretanto, será cobrada uma taxa de 3,99% sobre o valor de cada venda. O histórico de transações poderá ser conferido tanto no WhatsApp quanto no extrato bancário da sua instituição financeira. As transações do WhatsApp serão indicadas como “FBPAY-WA”, numa alusão à plataforma Facebook Pay.
O Facebook Pay é o nome da plataforma de pagamentos criada pela rede social em 2014. Ela será a base técnica para as transferências via WhatsApp, mas não há vínculo com a conta do usuário na rede social. Basta configurar o recurso no próprio mensageiro e começar a utilizá-lo. Para acessar a função, faça o seguinte:
Passo 1. Acesse uma conversa privada no WhatsApp.
Passo 2. Toque no ícone de clipe, ao lado do campo de digitação de mensagem.
Passo 3. Toque em “Começar” para adicionar uma forma de pagamento.
Passo 4. Aceite os termos de uso do serviço e crie um PIN. Além disso, informe dados pessoais como nome completo e CPF.
Passo 5. Por fim, adicione os dados do cartão bancário e valide-os por meio de um código de verificação.
Atenção: esse recurso ainda será liberado. Fique atento às atualizações do mensageiro nas próximas semanas. Vale lembrar ainda que o serviço funcionará apenas nos smartphones e não será possível fazer transferências ou pagamentos pelo WhatsApp Web.
Inicialmente, os usuários podem configurar apenas cartões de crédito e de débito das bandeiras Visa e MasterCard. Além disso, é preciso que o seu banco seja um parceiro do sistema. No lançamento, apenas três instituições financeiras serão compatíveis: Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.
As transferências de dinheiro entre usuários pessoa física só poderão ser vinculadas a cartões de débito. Já para pagamentos, é possível utilizar o cartão de crédito, desde que a empresa que vá receber o valor utilize o WhatsApp Business e configure-o para “Receber pagamentos por vendas”.
Para que um usuário possa receber dinheiro no WhatsApp, será necessário que ele também configure o Facebook Pay no mensageiro, vinculando uma conta bancária associada a um cartão de débito dos bancos conveniados. Para isso, o passo a passo é o seguinte:
Passo 1. No WhatsApp, acesse a opção “Configurações”.
Passo 2. Em seguida, escolha “Ajustes”.
Passo 3. Por fim, toque em “Pagamentos”.
Passo 4. Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque em “Aceitar pagamento”. Nesse caso, o valor recebido será transferido diretamente para sua conta bancária, sem custos.
Já para as empresas que utilizam o sistema WhatsApp Business o procedimento é diferente. Nesse caso, elas precisam autorizar o recebimento de pagamentos por vendas, aceitar os termos de serviço e uso do app e vincular uma conta Cielo à plataforma.
Passo 1. No WhatsApp Business, acesse a opção “Configurações”.
Passo 2. Em seguida, escolha “Pagamentos”.
Passo 3. Depois, toque em “Serviços”.
Passo 4. Na sequência, selecione “Facebook Pay”.
Passo 5. Agora, toque em “Receber pagamentos por vendas” e, em seguida, escolha “Continuar”.
Passo 6. Por fim, aceire os termos de serviço e crie ou conecte uma conta Cielo ao mensageiro.
Todas as contas Cielo vinculadas passam por um processo de verificação. Essa etapa pode durar até três dias. As transferências de dinheiro da conta Cielo para a conta bancária podem levar até dois dias úteis. Não há limites de pagamento, mas como já mencionamos há uma taxa de 3,99% sobre o valor da transação para as empresas.
Diferentemente do que acontece com as trocas de mensagens, a criptografia de ponta a ponta não pode ser empregada nas transações financeiras, uma vez que há a necessidade de identificar o emissor e o receptor. Todavia, o sistema Facebook Pay tem se mostrado seguro nas transações realizadas até então.
Vale lembrar que cabe ao usuário não compartilhar as suas informações bancárias com terceiros. É recomendado ainda ativar a autenticação de dois fatores na sua conta e, se o smartphone for compatível, habilite também os recursos de reconhecimento facial e leitura biométrica.