torcedor da Copa 2022 com as cores do Brasil

Copa 2022: quais serão as inovações tecnológicas?

A Copa 2022 é um momento em que a maioria das pessoas vai se reunir para torcer por seus respectivos países ou até mesmo por aqueles países no qual sentem mais admiração. Sendo o maior campeonato esportivo do mundo, o Catar será a sede da Copa deste ano e é um país extremamente rico.

Justamente por sua riqueza, não é uma surpresa que eles já investiram bastante dinheiro em inovações tecnológicas para esse grande evento mundial. 

Para conhecer quais são essas tecnologias, continue acompanhando o conteúdo de hoje!

Como é o Catar?

O Catar é um país árabe, oficialmente chamado de Estado do Catar. Corresponde a um emirado, ou seja, é um território administrado pelo membro da classe dominante, o emir. Ele está localizado na península arábica na Ásia Continental, correspondendo a uma área de aproximadamente 11.610 km2 até o norte do Golfo Pérsico. O Catar faz fronteira com a Arábia Saudita e é separado por um estreito do Golfo Pérsico do país Bahrein.

Nos dias atuais, ele é considerado o país mais rico do mundo, tendo à frente da sua economia a exportação de petróleo.

Porque a Copa 2022 vai ser no Catar?

No ano de 2010 o Catar surpreendeu a todos ao ganhar o direito de organizar o Mundial de Futebol. Venceu a eleição da FIFA e deixou para trás grandes concorrentes, tais como: Estados Unidos, Japão, Austrália e Coreia do Sul, sendo, portanto, a primeira nação árabe a ser sede da Copa.

Apesar da grande vitória, é válido ressaltar que isso não foi unanimidade na opinião pública. Um dos primeiros motivos, é porque o Catar não é uma democracia, mas sim um emirado. Ou seja, não há eleição e o território é governado por um emir, membro da família dominante. 

Fora isso, eles possuem normas consideradas incompatíveis com os Estados Democráticos de Direito. Um exemplo disso é que lá a homossexualidade é proibida por lei. Já as mulheres são privadas de tomarem decisões importantes sobre a própria vida, pois dependem da tutela masculina. 

Sendo um país sob regras islâmicas, o consumo de álcool é limitado a lugares privados. E, durante a Copa 2022, não deverá ocorrer exceções para liberar a venda de cerveja nos estádios de futebol.

Quais inovações tecnológicas serão usadas na Copa 2022?

Conforme já citamos, a Copa 2022 no Catar vai chamar a atenção para tecnologias inovadoras que prometem mudar o futuro do esporte. Conheça quais são elas:

Tecnologia de resfriamento avançada

O Catar é um país bastante quente. Lá as temperaturas podem chegar a até 41°C, e foi baseado nessa condição que os estádios foram criados com uma tecnologia de resfriamento avançada. Sete dos oito estádios oficiais da Copa 2022 no Catar devem usufruir da tecnologia, que manterá o estádio, jogadores e os torcedores em uma condição favorável contra o calor do deserto.

jogadores passando calor na Copa

Um centro de energia será instalado próximo destes estádios, que, quando acionado, levará água fresca para os canos instalados em diversos pontos da arena. Assim que a água for distribuída, um ar gelado será empurrado para o campo e arquibancada, diminuindo a temperatura e amenizando o clima para todos no local. Somente um dos estádios, localizado ao lado da costa, não terá essa tecnologia, pois nesse local a brisa natural serve como o refresco necessário para todos que estiverem presentes ali.

Estádio desmontável

O estádio 974 é um dos oito estádios disponíveis para as partidas de futebol na copa do Catar, mas a diferença entre ele e os outros é de que ele é totalmente desmontável. Isso mesmo!

Ele foi construído em cima de contêineres de metal e estruturas de aço modulares. No final dos jogos, ele poderá ser desmontado. O estádio está localizado ao lado da costa, sendo aquele citado no tópico anterior como o único que não necessita da tecnologia para amenizar o clima quente. 

Bola com conexão em tempo real para o VAR

jogador de futebol chutando uma bola

A bola oficial da Copa 2022 se chama Al Rihla, e trouxe uma grande novidade para auxiliar os árbitros das partidas. A bola vai enviar informações em tempo real para os representantes do polêmico VAR (sigla para Árbitro Assistente de Vídeo, em inglês). Isso se deve a um sistema desenvolvido pela Adidas que inclui um sensor no centro da bola.

Desde o começo da partida até o final, a bola vai guardar informações relevantes sobre possíveis faltas que vão ajudar os árbitros a chegar a uma conclusão mais precisa, além de trabalhar junto com a tecnologia semi automatizada de impedimento.

Tecnologia semi automatizada de impedimento

A tecnologia semi automatizada de impedimento é a maior inovação para a Copa 2022. Ela deve oferecer uma ferramenta de suporte para o VAR e os árbitros em campo vão conseguir tomar decisões sobre impedimentos de forma mais rápida.

juiz de futebol fazendo o sinal do VAR

Utilizando 12 câmeras de rastreamento montadas sob os estádios e inteligência artificial, a tecnologia vai rastrear todos os movimentos dos jogadores em campo. 

A bola, conforme citamos anteriormente, também terá um papel importante para a arbitragem, devido ao sensor localizado no centro da bola que envia informações para a inteligência artificial, que vai compilar os dados fornecidos e avisar aos árbitros sobre qualquer jogada ilegal realizada dentro da partida, além de reconhecer jogadas impedidas em apenas alguns segundos.

Para conferir quais outras novas tecnologias estão se destacando no mundo, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.