mulher mordendo os lábios e segurando um celular

Veja como usar Recurso do WhatsApp que bloqueia prints de fotos e vídeos

A maioria dos usuários do WhatsApp já sabe que existe o recurso de mensagens temporárias na plataforma. Apesar da privacidade ser o grande fator de uso para esse recurso, muitos ainda se preocupam com a questão dos “truques” para tentar driblar o sistema do mensageiro, por exemplo, a captura de tela.

Christina Ricci dizendo "privacidade é muito importante para nós" em inglês

Contudo, para tranquilizar os usuários da plataforma, em dezembro de 2022 o mensageiro começou a bloquear prints de fotos e vídeos que são encaminhados no modo temporário. 

Essa funcionalidade permite mais segurança aos usuários do WhatsApp. Mas, para entender como usar este recurso, confira o conteúdo de hoje!

O que são as mensagens temporárias?

As mensagens temporárias são as mensagens que desaparecem no mensageiro. Atualmente é possível escolher se elas vão “sumir” após 24 horas, 7 dias ou 90 dias. O recurso pode ser ativado para diversas conversas e, quando estiver ativo, as mensagens enviadas nessas conversas vão sumir após o período selecionado anteriormente. Lembrando que esse recurso só afeta as novas mensagens de uma conversas, ou seja, as antigas não serão afetadas.

Como funciona o recurso de bloqueio de prints no modo temporário?

Conforme está bem nítido, a segurança é o fator principal para o bloqueio de prints no mensageiros e esse recurso não precisa de uma ativação, ou seja, já está funcionando de forma padrão em todas as conversas.

Quando alguém tenta capturar ou gravar a tela, é exibida uma mensagem informando a impossibilidade. Para entender melhor como funciona a função, confira o passo a passo abaixo:

Passo 1. Abra uma conversa e toque sobre o ícone de clipe para enviar um arquivo de mídia;

Como funciona o recurso de bloqueio de prints no modo temporário passo 1

Passo 2. Selecione ”Galeria”;

Como funciona o recurso de bloqueio de prints no modo temporário passo 2

Passo 3. Em seguida, escolha na galeria do seu celular a imagem desejada. Após o carregamento do arquivo, toque no número “1”, que está localizado na caixa de legenda para habilitar o modo temporário;

Como funciona o recurso de bloqueio de prints no modo temporário passo 3

Passo 4. Note que uma notificação será mostrada sobre a foto, então toque na “seta” para enviar;

Como funciona o recurso de bloqueio de prints no modo temporário passo 4

Passo 5. Quando o usuário abrir a imagem e tentar fazer um print ou gravar a tela, ele vai se deparar com um aviso que informa o impedimento da captura.

Tem como saber se a pessoa tirou print no WhatsApp?

Conforme explicamos anteriormente, o mensageiro está oferecendo recursos que impedem a captura de tela. Contudo, ainda não existe uma forma de saber se alguém tira print no WhatsApp, seja em conversas individuais ou grupos, ainda não há um recurso que confirme o registro de tela e nem quem o fez.

Existe outro aplicativo que informe quem tirou o print?

Sim, existem outros aplicativos que conseguem realizar essa ação, é o caso do BeReal. Essa rede social não notifica o usuário de imediato, porém possui um recurso capaz de identificar quem tirou um print de sua imagem temporária

Como fazer captura de tela no WhatsApp?

Agora, se você não sabe como tirar um print da tela no mensageiro, é só conferir o passo a passo:

Passo 1. Abra o seu aplicativo e permita que ele acesse seus arquivos e mídias do aparelho;

Passo 2. Depois disso, toque no canto inferior direito;

Passo 3. Aperte em “Iniciar agora” e autorize a sobreposição sobre outros aplicativos;

Passo 4. Vá na conversa do WhatsApp na qual deseja realizar a captura de tela;

Passo 5. Toque no ícone de “Play”, no canto inferior direito e espere um momento;

Passo 6. Depois, toque no ícone de “Stop” e retorne ao LongScreenshot e lá já estará a imagem capturada.

Privacidade e segurança em relação ao compartilhamento de prints das conversas no WhatsApp

Antes de tirar um print de alguma conversa e principalmente divulgá-lo para uma terceira pessoa, é importante se atentar a algumas informações, confira abaixo:

É crime expor conversas do WhatsApp?

Compartilhar mensagens enviadas no mensageiro com outras pessoas pode sim, ser considerado crime, sendo passível de punição e indenização por danos morais. Isso ocorre porque sem o consentimento do outro participante da conversa, aquela ação pode ser considerada uma ação criminosa e pode gerar decisões judiciais.

Conforme já afirmamos diversas vezes, o WhatsApp é o aplicativo de conversas mais usado em nosso país. Sendo muito comum o envio de vídeos, áudios, fotos e mensagens pela rede social. Contudo, se ele não for usado de maneira coerente, pode acarretar problemas maiores do que possam imaginar.

Conforme informações do Superior Tribunal de Justiça (STF), diversos casos de invasão de privacidade foram julgados e condenados.

Juiz Joe Brown batendo o martelo do tribunal

Afinal, não posso compartilhar prints?

De maneira geral, não é recomendado que você saia compartilhando prints com terceiros, mas existem algumas exceções. Por exemplo, é permitido que prints sejam expostos em caso de resguardar um direito do receptor da mensagem. 

Outra possibilidade também é nos casos em que exista a necessidade de defesa de algum direito ou para denunciar algum crime às autoridades. 

Fora dessas situações, evite o compartilhamento de prints, especialmente sobre assuntos muito pessoais e que podem ocasionar qualquer tipo de dano ao outro participante da conversa!

Conforme explicamos no conteúdo de hoje, os recursos de segurança estão cada vez mais fortes tanto no WhatsApp quanto em outras redes sociais. E para continuar atualizado sobre o tema, permaneça lendo os artigos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.