gamer jogando em um monitor com uma alta taxa de atualização

O que é taxa de atualização de uma tela ou monitor?

Entre as várias especificações técnicas relacionadas às telas, sejam elas de smartphones, tablets, monitores e telas de TV, um item acaba se destacando na descrição de hardware: a taxa de atualização. 

tela de um computador antigo

Porém, na prática nem sempre os usuários sabem o que isso quer dizer ou qual sua importância. 

Se você é um gamer, por exemplo, a taxa de atualização pode ser sua referência na hora de escolher um monitor. Mas calma, no conteúdo de hoje vamos explicar exatamente o que é essa taxa de atualização e qual a relação dela com os outros aspectos tecnológicos dos monitores. Confira!

O que é taxa de atualização?

De maneira resumida, podemos dizer que a taxa de atualização é a velocidade na qual a imagem do monitor é atualizada. E quanto mais rápido for a taxa de atualização, mais vezes a imagem será atualizada a cada segundo e assim, a figura será mais suave. O número destas alterações por segundo é medido em hertz (Hz).

Por exemplo, um monitor de 144Hz possui a capacidade de atualizar uma imagem em movimento até 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz consegue realizar isso 240 vezes por segundo e assim sucessivamente.

Para entender a importância de observar essa taxa de atualização, confira o próximo tópico.

Qual a importância da taxa de atualização?

Se você é um gamer, certamente já deve ter percebido, em algum momento, uma sensação de “arrasto” durante um movimento, especialmente em monitores mais antigos. Isso ocorre devido ao fato de que as taxas de atualização muitas vezes eram de 30 Hz ou 60 Hz. A imagem abaixo, divulgada pela Intel, mostra bem essa diferença.

grafico-taxa-de-atualizacao

Enquanto no monitor de 30 Hz leva 33.33 milissegundos para que uma imagem desapareça e outra apareça, no de 120 Hz esse intervalo é de apenas 8.33 milissegundos. Ou seja, é possível exibir cinco imagens no mesmo intervalo de tempo – o que resulta em uma percepção de movimento muito mais agradável aos nossos olhos.

O que é tempo de resposta?

O tempo de resposta diz respeito ao período que um pixel demora para mudar de uma cor para outra. Normalmente esse tempo é medido em milissegundos (ms) e está diretamente ligado à taxa de atualização. Essa relação ocorre, pois um monitor pode atualizar sua imagem de maneira ágil apenas se os pixels conseguirem responder com rapidez suficiente. 

Configurações de hardware

O nível de hardware que vai ser necessário para gerar um índice de melhoria mais alto, vai depender da taxa de atualização que você almeja alcançar e também do jogo que estiver jogando. 

De maneira geral, conforme demos uma breve introdução no começo do texto, quanto mais alta for a taxa de atualização de um monitor, mais quadros sua CPU e GPU precisam fornecer por segundo e mais vantagens você vai obter de alternativas de desempenho superior.

Isso estando claro, a quantidade de carga na CPU e GPU do game será diferente. Os jogos que não são tão avançados e que não usam tanto da tecnologia gráfica mais atual, vão consumir menos recursos do que os jogos da próxima geração. 

Ou seja, as taxas de atualização mais altas podem ser conseguidas em um hardware mais fraco, conforme o jogo que você quer jogar. Porém, adquirir uma tela com taxa de atualização mais alta não significa resolver todos os problemas. Entenda melhor no tópico abaixo:

Combinação de hardware é fundamental

É necessário que a CPU e a GPU do computador atuem em conjunto para entregar imagens cujas taxas de atualização sejam próximas do que o monitor consegue entregar.

Por exemplo, se no seu game o máximo de frames por segundo (FPS) é de 60, então isso significa que você não está aproveitando todo o potencial que o seu display tem a oferecer. Para aumentar os frames é preciso combinar uma série de fatores como resolução de imagem, o tamanho do display, tecnologias de sombras e texturas e desempenho de processamento.

Qual é a taxa de atualização ideal e como escolher o monitor certo?

garoto jogando online em um computador com um excelente monitor

Você não precisa adquirir um monitor com a maior taxa de atualização que o sistema pode suportar. Você deve buscar um monitor que ofereça uma combinação de recursos e funções que sejam adequadas para você. Encontrar um monitor com taxa de atualização, resolução, tamanho da tela e proporção da imagem que corresponda ao desempenho do seu PC,essa sim, deve ser uma prioridade.

Existem opções de monitores no mercado com taxas de 120Hz, 144Hz, 180Hz, 240Hz e até mesmo acima de 300Hz. Porém, considere que quanto maior a taxa de atualização, mais moderna é a tecnologia empregada no display e, consequentemente, o item custará mais.

Muitos displays contam com tecnologias adaptativas, que preenchem os “espaços” deixados pela falta de frames durante um segundo de forma a dar uma sensação mais agradável para o usuário. Portanto, é fundamental ficar de olho nas tecnologias embarcadas antes de escolher um display, de forma que a experiência seja a mais próxima possível daquilo que você espera.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado e não deixe de conferir a loja Meu Positivo e confira as melhores opções em monitores do mercado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.