Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

dedo-tocando-monitor-de-computador

O que é taxa de atualização de uma tela ou monitor?

Entre as muitas especificações técnicas relacionadas às telas – o que inclui smartphones, tablets, monitores e telas de TV – um item sempre se destaca na descrição de hardware: a taxa de atualização. Porém, o que isso significa na prática e por qual motivo devemos ficar atentos a esse item?

Tudo tem relação com a maneira como percebemos os movimentos de uma imagem na tela. Quanto maior for a capacidade do dispositivo em atualizar esses quadros, mais fluída será a percepção que teremos dessa imagem desde que, importante ressaltar, a fonte de origem também corresponda. Vamos compreender melhor como isso funciona?

O que é taxa de atualização?

Em linhas gerais podemos dizer que a taxa de atualização é a frequência na qual um display atualiza as imagens. Esse tempo de transição é medido em milissegundos e a taxa de atualização é indicada em Hertz (Hz). Quanto maior for a taxa de atualização, mais vezes por segundo ele é capaz de “atualizar” a imagem.

Colocando isso de forma prática: um monitor de 144 Hz tem a capacidade de atualizar uma imagem em movimento até 144 vezes por segundo. Já um monitor de 240 Hz consegue fazer isso 240 vezes por segundo – e assim por diante. E por quais motivos é importante observar essa taxa de atualização?

Quem gosta de jogar certamente já deve ter percebido, em algum momento, uma sensação de “arrasto” durante um movimento, especialmente em monitores mais antigos. Isso se deve ao fato de que as taxas de atualização muitas vezes eram de 30 Hz ou 60 Hz. A imagem abaixo, divulgada pela Intel, ilustra bem essa diferença.

grafico-taxa-de-atualizacao

Enquanto no monitor de 30 Hz leva 33.33 milissegundos para que uma imagem desapareça e outra apareça, no de 120 Hz esse intervalo é de apenas 8.33 milissegundos. Ou seja, é possível exibir cinco imagens no mesmo intervalo de tempo – o que resulta em uma percepção de movimento muito mais agradável aos nossos olhos.

Combinação de hardware é fundamental

Porém, adquirir uma tela com taxa de atualização mais alta não significa resolver todos os problemas. Isso porque é preciso que a CPU e a GPU do computador trabalhem em conjunto para entregar imagens cujas taxas de atualização sejam próximas do que o monitor consegue entregar.

Por exemplo, se no seu game o máximo de frames por segundo (FPS) é de 60, então isso significa que você não está aproveitando todo o potencial que o seu display tem a oferecer. Para aumentar os frames é preciso combinar uma série de fatores como resolução de imagem, o tamanho do display, tecnologias de sombras e texturas e desempenho de processamento.

Qual é a taxa de atualização ideal?

mulher-fazendo-transmissao-de-jogo-online

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois tudo depende do hardware que rodará os jogos. Monitores com taxas de atualização de 30 Hz e 60 Hz são suficientes para a maioria das tarefas, mas podem desapontar jogadores que queiram uma experiência melhor em jogos mais recentes.

Nesse caso, há opções de monitores no mercado com taxas de 120 Hz, 144 Hz, 180 Hz, 240 Hz e até mesmo acima de 300 Hz. Porém, considere que quanto maior a taxa de atualização, mais moderna é a tecnologia empregada no display e, consequentemente, mais caro custará o item.

Muitos displays contam com tecnologias adaptativas, que preenchem os “espaços” deixados pela falta de frames durante um segundo de forma a dar uma sensação mais agradável para o usuário. Portanto, é fundamental ficar de olho nas tecnologias embarcadas antes de escolher um display, de forma que a experiência seja a mais próxima possível daquilo que você espera.

Fonte:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/resources/highest-refresh-rate-gaming.html

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter