mesa de trabalho com duas telas de computador

Notebook: como trabalhar usando duas telas

Atualmente, trabalhar com duas telas não é algo mais tão exclusivo de gestores ou hackers, como muitas pessoas pensam, afinal conforme a demanda de trabalho e a quantidade de abas que precisam ser abertas ao mesmo tempo, muitas pessoas começaram a pensar nesta necessidade.

mulher trabalhando no computador

Mas será que é algo que funciona para todos e como conseguir trabalhar com duas telas? 

Se você já fez essas perguntas, o conteúdo de hoje vai te ajudar, confira!

Por que usar uma segunda tela?

Conforme a sua demanda de trabalho, principalmente se você trabalha de forma remota, ter duas telas para exercer suas tarefas pode ser uma excelente opção. Cada profissional possui sua própria rotina e a ideia dessa experiência com mais de um monitor é ajudar na sua produtividade e facilitar o seu dia a dia. 

Confira abaixo alguns motivos que podem te levar a trabalhar usando duas telas.

Ampliar o campo de trabalho

Se em seu trabalho você constantemente precisa abrir mais de um arquivo e abre muitas abas ao mesmo tempo, sabe que muitas vezes podem ser desgastante ficar abrindo e fechando várias janelas, ou ter muitas abertas em um monitor só, até mesmo pela poluição visual que pode causar uma sensação de desorganização para você.

Nesse sentido o uso de uma segunda tela seria bastante útil, uma vez que dessa maneira você teria acesso a vários arquivos ao mesmo tempo e também não precisaria fechar uma aba para abrir outra depois, no caso de precisar voltar a consultá-las mais tarde. 

Com o uso de duas telas, para quem exerce várias atividades, fica muito fácil fazer uma tarefa, depois ir para outra e retornar para a anterior sem precisar reabrir tudo novamente. O que é de grande valia, principalmente para aqueles que trabalham com algum tipo de sistema.

Transformar seu notebook em um desktop

Uma das grandes vantagens de um notebook é seu tamanho compacto, o que assegura que eles sejam também compactos. 

Dessa forma uma segunda tela permite o uso do notebook como se ele fosse um desktop. Isso facilita a visualização dos arquivos, além de colaborar com a questão de postura durante o seu trabalho, ajudando nos cuidados com sua coluna e evitando dores no futuro.

Assistir séries e filmes com maior conforto

cachorro assistindo vídeos em um notebook no sofá

Muitas pessoas usam o notebook para atividades de entretenimento e não somente para trabalho, por exemplo, para assistir séries e vídeos, escutar música, etc. Geralmente, o tamanho reduzido da tela e das saídas de som acaba incomodando um pouco nesses momentos. 

Então usar uma segunda tela causa mais conforto para quem realiza o uso dele para o lazer também, melhorando a qualidade das imagens e dos áudios, o que torna tudo mais agradável.

Jogar com mais eficiência

Falando em entretenimento e lazer, uma segunda tela é extremamente útil para quem gosta de jogar online. O que é bem legal, isso porque permite que o jogador acompanhe os chats e comandos, enquanto joga na outra tela. 

Como usar uma segunda tela no notebook?

Caso você utilize um notebook Windows, poderá conectar um monitor adicional através da porta HDMI, DisplayPort ou as legadas DVI e VGA, conforme o modelo do hardware. E, se você possui um desktop, é necessário verificar se a placa de vídeo ou a placa-mãe (no caso de vídeo integrado) possuem mais de uma saída de vídeo, o que nem sempre acontece.

O procedimento é bem simples, acompanhe o passo a passo abaixo: 

Passo 1: Conecte o monitor adicional à saída de vídeo extra de seu computador e ligue-o. Por padrão, o Windows irá clonar a área de trabalho no segundo monitor, e você terá a mesma imagem nas duas telas. Não é o que queremos, e sim utilizar uma das telas como uma extensão;

Passo 2: Clique com o botão direito na área de trabalho e em seguida nas configurações de exibição (Windows 11), configurações de tela (Windows 10) ou em resolução da tela (Windows 7, 8 e 8.1);

como trabalhar usando duas telas passo 2

Passo 3: Na nova janela, o Windows irá mostrar os monitores conectados, cada um identificado com um número. Para saber qual monitor é qual, clique no botão “Detectar”. Os números atribuídos serão exibidos em cada um dos monitores.

como trabalhar usando duas telas passo 3

Você pode trocar a identificação dos monitores, alterando o segundo monitor para ser o principal, de “2” para “1”. Isso é útil para melhor organizar sua área de trabalho. Para fazer isso, selecione o monitor que deseja usar como “1” e marque a caixa ” Tornar este meu vídeo principal”;

Passo 4: Para finalizar, escolha a opção “Estender estes vídeos”, clique em “Aplicar” e depois em “Manter alterações”. 

Pronto! Agora você terá uma área de trabalho única e estendida para os dois monitores. Porém, é preciso lembrar que todos os aplicativos e programas que abrir serão mostrados no monitor principal, aquele definido como “1”, e eles só ocuparão ambos monitores quando em tela cheia, ou se arrastados manualmente com o mouse.

Agora que você já sabe as vantagens de usar duas telas e aprendeu como fazer isso, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito e confira mais dicas para facilitar o seu dia a dia. 

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.