• Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor
Panorama Positivo – Tudo sobre tecnologia da informação
  • Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor
Panorama Positivo – Tudo sobre tecnologia da informação
Categories Gestão
8 erros graves no gerenciamento de serviços de TI
Categories Gestão

8 erros graves no gerenciamento de serviços de TI

Postado por Author Positivo Tecnologiaem 13 de setembro de 201923 de agosto de 2019Comentários
8 erros graves no gerenciamento de serviços de TI

Com a importância cada vez maior da TI no funcionamento e nas estratégias de negócio em uma empresa, a forma como você gerencia o setor tem um impacto considerável em todos os departamentos. Esse impacto acontece para o bem e para o mal.

Profissionais que erram muito no gerenciamento de serviços de TI não só atrapalham a operação como limitam a visão de futuro da empresa no mercado e fazem com que pequenos problemas se tornem uma verdadeira dor de cabeça lá na frente.

Quer escapar dessa armadilha? Então veja a nossa lista com os 8 erros mais graves nesse sentido e saiba como evitá-los.

1. Pular a fase de planejamento

A velocidade com que problemas e oportunidades surgem na rotina de uma empresa acabam criando um cenário difícil de lidar: a TI precisa agir rápido, mas não pode ser desorganizada. Por isso o setor precisa tanto de uma estruturação e de inteligência em seus próprios processos.

A fase do planejamento evita que a pressa traga soluções insuficientes ou muito custosas. Inclusive, podemos dizer que analisar todos os erros dessa lista e organizar a sua equipe de forma a evitar essas questões no futuro é um grande passo para uma TI mais bem planejada. Portanto, você já está no caminho certo.

2. Isolar a TI dos outros departamentos

Se ainda estamos na fase de planejamento, podemos citar outro erro que afeta muito a empresa: a falta de comunicação entre a equipe de TI e outros setores.

Se os serviços que você implementa vão beneficiar todos os colaboradores, é importante incluí-los no processo desde o início, entender suas demandas e até buscar ideias vindas deles e que ajudem a focar melhor essa implementação e utilização do sistema no dia a dia.

3. Não estruturar o orçamento da TI

Agora, podemos passar para os erros mais comuns na própria prática de TI dentro da sua rotina. Nesse ponto, um dos problemas mais comuns e graves são gestores que não conseguem lidar bem com o orçamento que têm à disposição para o seu setor.

Um bom gerente tecnológico sabe o quanto pode gastar e onde está gastando. Essa visão de seus ativos vai permitir a busca por novas soluções no mercado e a tentativa de guiar a TI cada vez mais em direção à otimização — fazer mais gastando menos.

4. Não avaliar diferentes fornecedores

Dentro desse erro anterior, inclusive, está uma acomodação muito grave e infelizmente comum nas TIs pelo mundo: os gerentes que não se preocupam em buscar alternativas para os seus serviços e vão empurrando aquela solução com a barriga.

Em um mercado tão dinâmico, sempre vai surgir um novo modelo de ferramenta, uma nova ideia disruptiva para transformar processos ou até uma nova forma de pagar pelo serviço.

Um exemplo disso é a mudança recente de softwares que funcionavam com a aquisição de licença para o modelo “as a service”. Acompanhar o mercado e os fornecedores mais promissores vai ajudar a sua TI a ficar sempre na ponta do mercado.

5. Não criar um plano de investimento em inovação

Continuando ainda no seu gerenciamento financeiro e de fornecedores, é sempre bom lembrar que gerentes tecnológicos precisam sempre estar olhando em frente. O profissional da área que não se preocupa tanto com o futuro está condenando sua empresa a um papel defasado e obsoleto no mercado.

A solução para esse erro é mais planejamento, dessa vez em atualização e inovação de sistemas, ferramentas e processos. Investir na TI é investir no sucesso da empresa, por isso essa relação próxima entre setor de tecnologia e o financeiro é fundamental.

6. Descuidar-se da segurança no gerenciamento de serviços de TI

Talvez esse seja o erro mais grave quando falamos em impactos reais e prejuízos para uma empresa. Com as informações geridas pela TI sendo tão importantes para estratégias e operação, não basta incluir serviços tecnológicos na rotina do escritório — é preciso garantir sua confiabilidade.

A segurança da informação não apenas protege ativos do negócio, mas simplifica o acompanhamento da produtividade e padroniza processos de utilização desses serviços.

Seja em servidores próprios ou na nuvem, o seu sistema precisa se adaptar às demandas dos colaboradores sem deixar de entregar performance. Isso tem tudo a ver com o próximo item.

7. Deixar de investir em inteligência de dados

Sem visão dos seus sistemas, o responsável pela TI gerencia serviços no escuro: não sabe o quanto gasta neles, como são utilizados, que vulnerabilidades apresentam e o que poderia fazer para melhorá-los.

Esse, portanto, é um erro a ser atacado para simplificar a resolução de todos os outros. O primeiro passo é incluir automação e inteligência na gestão de dados: tanto no seu uso quanto na performance de seus serviços.

Essa automação se estende então para o acompanhamento e monitoramento de informações da operação — que permitirão otimizar a produtividade e incrementar a segurança.

Por fim, o mesmo cuidado com ferramentas de coleta e análise de dados integrados vai fornecer os indicadores que você precisa para planejar o futuro, prevendo a evolução de KPIs em todas as áreas relevantes.

Hoje em dia, não ter qualquer tipo de mecanismo de BI é um problema não só para a TI, mas para todo o negócio. Atacando tudo o que abordamos nesta lista, você consegue colocar a sua equipe exatamente nessa direção.

8. Adiar a resolução dos problemas

Você sabia que muitos gestores de TI têm noção desses erros em diversos aspectos e mesmo assim deixam os problemas se arrastarem?

De novo, nós entendemos que é difícil lidar com tudo que a rotina do setor pede em uma empresa, mas isso não pode ser desculpa para ocultar problemas para outros diretores e ficar adiando sua resolução.

O gerenciamento de serviços de TI vem se tornando o núcleo das estratégias de negócio para o futuro. É por isso que qualquer erro nesse âmbito precisa ser corrigido o quanto antes.

Agora que você sabe quais são os erros mais graves e os mais comuns, não precisa mais perder tempo — é questão de planejamento, estruturação e muita inteligência na gestão de ativos tecnológicos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Se quiser se atualizar ainda mais sobre novidades e boas práticas na gestão de TI, assine a nossa newsletter!

Veja também

aluguel de computadores para pequenas empresas
Infraestrutura

Por que investir em aluguel de computadores para pequenas empresas

soluções de cloud
Tecnologia

Soluções de cloud ajudam na produtividade da equipe em home office

vantagens da locação de equipamentos para grandes empresas
Infraestrutura

Veja 7 vantagens da locação de equipamentos para grandes empresas

Leave a Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

relacionados

Como conseguir alcançar a escalabilidade em TI?
Categories Gestão

Como conseguir alcançar a escalabilidade em TI?

Orçamento para locação de equipamento: entenda como realizar esse processo com segurança
Categories Gestão

Orçamento para locação de equipamento: entenda como realizar esse processo com segurança

Inteligência de mercado: traga o Business Intelligence para o seu lado
Categories Gestão

Inteligência de mercado: traga o Business Intelligence para o seu lado

7 passos para uma boa liderança remota em tempos de Covid-19
Categories Gestão

7 passos para uma boa liderança remota em tempos de Covid-19

Para você
  • Celulares
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Acessórios
  • Onde Comprar
  • Autoatendimento
Para Empresas
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Canais de Venda
  • Serviços
  • Suporte Corporativo
  • Seja um Revendedor
Para Setor Público
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Catálogos
  • Cases
  • Representantes Comerciais
  • Suporte Técnico
Para Instituições de Ensino
  • Mesas Educacionais
  • Pense Matemática
  • Laboratórios Móveis
  • LEGO® Education
  • Aprimora
  • Chromebook Positivo
Quem Somos
  • Positivo Tecnologia
  • A Positivo
  • Imprensa
  • Investidores
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Ambiental
  • O Grupo Positivo
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Aviso de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Políticas
  • Aviso de Privacidade

© POSITIVO. Todos os direitos reservados. Fotos meramente ilustrativas. Empresa beneficiada pela Lei da Informática.

Acompanhe a positivo nas redes sociais:

Facebook YouTube Twitter

Conheça também:

Mundo Positivo
Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor