
Com a importância cada vez maior da TI no funcionamento e nas estratégias de negócio em uma empresa, a forma como você gerencia o setor tem um impacto considerável em todos os departamentos. Esse impacto acontece para o bem e para o mal.
Profissionais que erram muito no gerenciamento de serviços de TI não só atrapalham a operação como limitam a visão de futuro da empresa no mercado e fazem com que pequenos problemas se tornem uma verdadeira dor de cabeça lá na frente.
Quer escapar dessa armadilha? Então veja a nossa lista com os 8 erros mais graves nesse sentido e saiba como evitá-los.
1. Pular a fase de planejamento
A velocidade com que problemas e oportunidades surgem na rotina de uma empresa acabam criando um cenário difícil de lidar: a TI precisa agir rápido, mas não pode ser desorganizada. Por isso o setor precisa tanto de uma estruturação e de inteligência em seus próprios processos.
A fase do planejamento evita que a pressa traga soluções insuficientes ou muito custosas. Inclusive, podemos dizer que analisar todos os erros dessa lista e organizar a sua equipe de forma a evitar essas questões no futuro é um grande passo para uma TI mais bem planejada. Portanto, você já está no caminho certo.
2. Isolar a TI dos outros departamentos
Se ainda estamos na fase de planejamento, podemos citar outro erro que afeta muito a empresa: a falta de comunicação entre a equipe de TI e outros setores.
Se os serviços que você implementa vão beneficiar todos os colaboradores, é importante incluí-los no processo desde o início, entender suas demandas e até buscar ideias vindas deles e que ajudem a focar melhor essa implementação e utilização do sistema no dia a dia.
3. Não estruturar o orçamento da TI
Agora, podemos passar para os erros mais comuns na própria prática de TI dentro da sua rotina. Nesse ponto, um dos problemas mais comuns e graves são gestores que não conseguem lidar bem com o orçamento que têm à disposição para o seu setor.
Um bom gerente tecnológico sabe o quanto pode gastar e onde está gastando. Essa visão de seus ativos vai permitir a busca por novas soluções no mercado e a tentativa de guiar a TI cada vez mais em direção à otimização — fazer mais gastando menos.
4. Não avaliar diferentes fornecedores
Dentro desse erro anterior, inclusive, está uma acomodação muito grave e infelizmente comum nas TIs pelo mundo: os gerentes que não se preocupam em buscar alternativas para os seus serviços e vão empurrando aquela solução com a barriga.
Em um mercado tão dinâmico, sempre vai surgir um novo modelo de ferramenta, uma nova ideia disruptiva para transformar processos ou até uma nova forma de pagar pelo serviço.
Um exemplo disso é a mudança recente de softwares que funcionavam com a aquisição de licença para o modelo “as a service”. Acompanhar o mercado e os fornecedores mais promissores vai ajudar a sua TI a ficar sempre na ponta do mercado.
5. Não criar um plano de investimento em inovação
Continuando ainda no seu gerenciamento financeiro e de fornecedores, é sempre bom lembrar que gerentes tecnológicos precisam sempre estar olhando em frente. O profissional da área que não se preocupa tanto com o futuro está condenando sua empresa a um papel defasado e obsoleto no mercado.
A solução para esse erro é mais planejamento, dessa vez em atualização e inovação de sistemas, ferramentas e processos. Investir na TI é investir no sucesso da empresa, por isso essa relação próxima entre setor de tecnologia e o financeiro é fundamental.
6. Descuidar-se da segurança no gerenciamento de serviços de TI
Talvez esse seja o erro mais grave quando falamos em impactos reais e prejuízos para uma empresa. Com as informações geridas pela TI sendo tão importantes para estratégias e operação, não basta incluir serviços tecnológicos na rotina do escritório — é preciso garantir sua confiabilidade.
A segurança da informação não apenas protege ativos do negócio, mas simplifica o acompanhamento da produtividade e padroniza processos de utilização desses serviços.
Seja em servidores próprios ou na nuvem, o seu sistema precisa se adaptar às demandas dos colaboradores sem deixar de entregar performance. Isso tem tudo a ver com o próximo item.
7. Deixar de investir em inteligência de dados
Sem visão dos seus sistemas, o responsável pela TI gerencia serviços no escuro: não sabe o quanto gasta neles, como são utilizados, que vulnerabilidades apresentam e o que poderia fazer para melhorá-los.
Esse, portanto, é um erro a ser atacado para simplificar a resolução de todos os outros. O primeiro passo é incluir automação e inteligência na gestão de dados: tanto no seu uso quanto na performance de seus serviços.
Essa automação se estende então para o acompanhamento e monitoramento de informações da operação — que permitirão otimizar a produtividade e incrementar a segurança.
Por fim, o mesmo cuidado com ferramentas de coleta e análise de dados integrados vai fornecer os indicadores que você precisa para planejar o futuro, prevendo a evolução de KPIs em todas as áreas relevantes.
Hoje em dia, não ter qualquer tipo de mecanismo de BI é um problema não só para a TI, mas para todo o negócio. Atacando tudo o que abordamos nesta lista, você consegue colocar a sua equipe exatamente nessa direção.
8. Adiar a resolução dos problemas
Você sabia que muitos gestores de TI têm noção desses erros em diversos aspectos e mesmo assim deixam os problemas se arrastarem?
De novo, nós entendemos que é difícil lidar com tudo que a rotina do setor pede em uma empresa, mas isso não pode ser desculpa para ocultar problemas para outros diretores e ficar adiando sua resolução.
O gerenciamento de serviços de TI vem se tornando o núcleo das estratégias de negócio para o futuro. É por isso que qualquer erro nesse âmbito precisa ser corrigido o quanto antes.
Agora que você sabe quais são os erros mais graves e os mais comuns, não precisa mais perder tempo — é questão de planejamento, estruturação e muita inteligência na gestão de ativos tecnológicos.
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