funcoes-ocultas-android-12

Como habilitar funções ocultas para desenvolvedores no Android 12

O Android 12 já está entre nós, oferecendo bastante novidades e ferramentas de personalização para aqueles que possuem um smartphone com o sistema operacional. No entanto, apenas atualizar o sistema para a sua mais recente versão não garante que todos os seus recursos possam ser explorados.

Para aqueles que desejam aproveitar tudo o que o Android 12 tem a oferecer, é necessário habilitar suas funções para desenvolvedores, que estão ocultas na versão inicial da atualização. Entre os recursos que estão disponíveis nesta modalidade estão a depuração USB, exibição da taxa de atualização da sua tela, feedback visual para os toques e habilitar um relógio flutuante sobre demais aplicativos.

À primeira vista, o termo “para desenvolvedores” pode assustar, especialmente para usuários que não possuem nenhum conhecimento ou experiência na área. No entanto, você não precisa ser um expert para aproveitar estes recursos. Basta seguir o nosso tutorial abaixo.

funcoes-ocultas-android-doze-celular

Habilitando as funções para desenvolvedores no Android 12

Precisamos destacar que a interface no Android varia conforme a marca do smartphone onde ele está inserido. Por causa disso, é possível que haja algumas variações em relação aos tutoriais que iremos mostrar.

No entanto, nosso passo a passo pode ser usado como base independente do seu modelo de aparelho. Vamos mostrar como habilitar as funções ocultas para desenvolvedores tanto no Android puro como na MIUI 12.

Android puro

Passo 1: abra o app de configurações do seu smartphone.

Passo 2: procure a opção “Sobre o dispositivo” ou “Sobre o telefone” e toque nela.

funcoes-ocultas-passo-dois

Passo 3: encontre o número da versão do sistema do seu celular e toque neste número sete vezes seguidas. Uma mensagem dizendo que agora você é um desenvolvedor irá aparecer.

funcoes-ocultas-passo-tres

Passo 4: volte para o menu inicial do app de configurações do seu aparelho.

Passo 5: toque em “Sistema” e procure por “Opções de desenvolvedor” e toque neste ícone.

funcoes-ocultas-passo-cinco

Pronto! Você terá acesso a todas as opções de desenvolvedor disponíveis no Android 12, podendo habilitar aquelas que mais lhe agradam.

MIUI 12

O MIUI 12 é a interface que a Xiaomi criou para adicionar novos recursos no sistema Android, estando disponível para diversos de seus modelos de smartphones. O processo para habilitar as funções ocultas para desenvolvedores nesta variação do Android é muito semelhante ao tutorial mostrado acima.

Mas pelo fato de haver algumas mudanças e pela fabricante estar atraindo um mercado cada vez maior no Brasil, decidimos criar um tutorial exclusivo para o MIUI 12.

Passo 1: abra o app de configurações no seu smartphone.

Passo 2: toque em “Sobre o telefone”.

Passo 3: toque algumas vezes na versão do MIUI que aparecer até que o modo de desenvolvedor seja habilitado. Uma mensagem dizendo que agora você é um desenvolvedor será mostrada.

Passo 4: volte para o menu inicial do app de configurações.

Passo 5: encontre a opção “Configurações adicionais” e toque nela.

Passo 6: encontre a opção “Opções do desenvolvedor” e toque nela.

Todas as configurações ocultas para desenvolvedores do MIUI 12 serão mostradas.

Utilizar as funções ocultas para desenvolvedores vale a pena?

A resposta para esta pergunta varia de usuário para usuário. De forma geral, para os indivíduos que não utilizam seus smartphones para algo mais técnico ou específico relacionado a esta área, não há grandes mudanças.

Porém, nada impede você de habilitar essas funções e ver se elas melhoram a sua experiência com o aparelho. O Android é um sistema operacional que conta com inúmeros recursos e ferramentas, e para aqueles que gostam de tecnologia, nada melhor do que começar a explorá-las.

Mas cuidado, pois algumas funções ocultas são realmente destinadas para desenvolvedores da área, sendo bem avançadas e trazendo mudanças que podem prejudicar o seu uso com o aparelho. Por isso, pondere bem e busque saber sobre o que você está mexendo.

Falando em saber, que tal conhecer mais sobre diversos assuntos relacionados à tecnologia, sistemas, aplicativos, sites, dispositivos eletrônicos e tudo mais? Com as matérias do nosso blog, isso é possível!  

Em um único lugar você encontra dezenas de artigos, textos informativos e tutoriais sobre os mais diversos assuntos que podem melhorar a sua experiência no dia a dia com os seus dispositivos, tecnologias, apps e sites que utiliza. Não fique de fora! Seja bem-vindo e conte com a gente!

funcoes-ocultas-android-doze-gif

Links:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/22430/veja-como-ter-funcoes-escondidas-no-android-12-com-opcoes-do-desenvolvedor

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.