mulheres com óculos de realidade virtual explorando o metaverso

Imortal e digital: empresa quer manter pessoas vivas para sempre no metaverso

Você alguma vez já desejou ser imortal ou que as pessoas que você mais ama vivessem para sempre? Quem nunca, não é mesmo? Com os avanços tecnológicos e médicos, a humanidade tem experimentado um grande salto em sua expectativa de vida, que deve aumentar ainda mais nas próximas décadas.

Tudo indica, no entanto, que viver para sempre continuará sendo apenas um sonho. Mas, um sonho possível no metaverso. A Somnium Space, empresa especializada em realidade virtual, possui um projeto ambicioso para isso.

gif representação do metaverso

Ela está desenvolvendo o “Live Forever”, que traduzido do inglês significa “viver para sempre”. Basicamente, a iniciativa visa coletar o máximo de dados possíveis de um indivíduo, como características físicas, gostos, expressões e até mesmo a sua voz, para criar uma versão digital dele, que estará “viva” mesmo após a sua partida.

O projeto possui como foco atender os desejos dos indivíduos de se relacionar com aqueles que já faleceram. Em entrevista à Vice, o presidente da empresa, Artur Sychov, comenta que essa ideia surgiu após o seu pai ser diagnosticado com um câncer terminal.

O empresário não queria que seus filhos pequenos tivessem poucos momentos juntos com o avô, por isso decidiu criar uma versão digital dele para as crianças terem contato. Graças ao metaverso, isso pode agora se tornar possível. Vamos saber mais sobre esta tecnologia e como você pode ter uma versão imortal e digital sua.

O que é metaverso?

O metaverso passou a ficar em alta no final de outubro do ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou que sua companhia Facebook mudaria de nome para Meta como forma de mostrar qual será o seu foco para os próximos anos.

No entanto, essa tecnologia tem sido estudada e desenvolvida há muito tempo. Este termo foi apresentado pela primeira vez na década de 1990 no romance “Snow Crash”, de Neal Stepherson. Na obra, ele se refere a uma realidade virtual desenvolvida na internet, onde as pessoas utilizam avatares para interagir com o ambiente e com os demais indivíduos inseridos dentro dele.

Na vida real, a ideia é basicamente a mesma. Metaverso é um conceito de uma plataforma virtual onde as pessoas poderão consumir produtos e serviços, se encontrarem com seus amigos e até mesmo trabalhar.

gif nathan da serie upload dizendo isso é ótimo em inglês

Hoje em dia isso pode parecer obra de ficção. Mas a humanidade tem caminhado cada vez mais para isso. Músicos do mais alto escalão já realizam shows em plataformas de jogo como o Fortnite, enquanto empresas já realizam algumas de suas reuniões nestes ambientes de realidade virtual, não usando mais programas como o Zoom ou Google Meet.  

Para se ter uma ideia do quão avançado este segmento já está, alguns terrenos de metaverso estão sendo vendidos por valores mais altos do que terrenos da vida real. A tendência é que esta tecnologia avance e se torne cada vez mais utilizável no nosso dia a dia.

Segundo Sychov e Somnium Space, são nesses ambientes de realidade virtual que as pessoas poderão viver para sempre.

Como a Somnium Space pretende imortalizar as pessoas

Através de um software de inteligência artificial, a Somnium Space consegue coletar inúmeras informações sobre um indivíduo, desde traços físicos até o seu comportamento e temperamento. De acordo com o líder da empresa, é possível dessa forma registrar até 300 vezes mais informações do que o captado em uma ligação de voz.

Esses dados são então registrados no “Live Forever”, que cria um avatar dessa pessoa. A plataforma de metaverso da empresa é compatível com os principais headsets e óculos de realidade virtual da atualidade. Para melhorar ainda mais a experiência de seus usuários, a Somnium Space está desenvolvendo um traje sensível ao toque, em parceria com a Teslasuit.

gif homens jogando videogame com óculos de realidade virtual

A empresa ainda destaca que todos aqueles que desejam criar um avatar em sua plataforma poderão apagá-lo na hora que desejarem. Assim, sua representação digital só será imortal se você quiser. Sychov ainda garante que nenhum dado ou informação dos indivíduos é divulgada ou vendida para outras empresas, e que o seu projeto não visa o lucro, mas sim a chance de haver comunicação com aqueles que já faleceram.

Fascinante, não é mesmo? Para ter mais informações sobre o metaverso e sobre as demais tecnologias que estão e irão revolucionar o mundo, acesse o nosso blog.

Fonte(s):

Mundo Conectado e Idwall.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.