Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

mulher-de-oculos-gravando-video-com-celular

5 apps e serviços para legendar vídeos automaticamente

Legendar vídeos é fundamental para que o conteúdo possa ser consumido por um número maior de pessoas. Usuários com deficiência ou pessoas que não têm como ativar o áudio do celular por algum motivo, mas não querem deixar de assistir ao conteúdo, são os maiores beneficiados por esse tipo de acessibilidade. Hoje, você vai conhecer alguns apps para para legendar vídeos automaticamente.

icone-de-som-desativado

É possível adicionar legendas manualmente em vídeos mais curtos, mas se você já fez isso alguma vez, sabe o quanto pode ser trabalhoso. Felizmente, alguns programas fazem a transcrição do áudio em tempo real, facilitando e agilizando o processo. Aplicativos como Autocap, Kaptioned e Capcut são uma verdadeira mão na roda de quem produz conteúdos em vídeo frequentemente. 

Para que você não perca mais tempo legendando seus vídeos manualmente, separamos alguns aplicativos que facilitam esse processo e estão disponíveis para aparelhos Android e iOS. Confira a seguir:

1. Autocap

Esse app famoso por ser intuitivo e simples de usar está disponível para quem tem aparelhos Android e iOS. Para que o aplicativo gere a legenda de forma automática, o usuário pode importar um vídeo da própria galeria ou optar por gravar seu conteúdo diretamente pelo aplicativo.

Nesse segundo caso, abra a ferramenta, selecione “Câmera” e permita que o app tenha acesso aos dados necessários para o Autocap. Depois, indique qual idioma é falado e vá em “Next”. Toda a legenda é feita de forma automática, podendo ser editada depois, se for preciso.

2. Voicella

Disponível para usuários Android, o Voicella também produz as legendas de forma automática e possibilita a adição de textos em vídeos que estejam salvos na galeria do smartphone. Para começar a transcrever, basta tocar no ícone de “+”, que fica no canto inferior direito da tela e, depois, escolher a opção “Vídeo com legenda”. 

A partir daí, o app abrirá uma nova tela para que o usuário selecione o vídeo no qual precisa adicionar legenda. Ao escolher o idioma que é falado no clipe, o aplicativo passa a identificar as palavras pronunciadas e gera a transcrição. Se alguma palavra sair errada, basta editar a legenda na próxima tela. Para salvar o vídeo, toque sobre o ícone de disquete, que fica ao lado direito superior da tela. 

O Voicella também possibilita que o texto da legenda seja traduzido para outro idioma, se for necessário.

personagem-de-filme-dizendo-que-e-tradutor

3. Capcut

Disponível para usuários Android e iOS, o Capcut é um editor de vídeos que conta com a opção de gerar legendas automaticamente. Bastante popular entre os usuários dos dois sistemas operacionais, esse app adiciona os textos na medida em que as palavras são pronunciadas, o que facilita a vida de quem precisa assistir ao conteúdo, mas não tem como ativar o áudio.

É bem simples adicionar legendas com esse programa. Basta abrir o aplicativo e escolher a opção “Novo Projeto”. Depois, é preciso importar um vídeo que esteja salvo na galeria do celular e tocar em “Adicionar”. O programa abrirá uma nova tela. Agora, toque em “Texto”, que fica no menu inferior, e vá em “Legendas automáticas”. Feito isso, selecione “Som original” e confira o idioma da transcrição antes de continuar. Prontinho! Suas legendas serão geradas automaticamente — se algo sair errado, basta editar o texto.

4. Kaptioned

Usuários Android e iOS podem baixar o Kaptioned para legendar seus vídeos. Para começar a usar o aplicativo, vá em “Choose video” e escolha o material que precisa ser legendado. Depois, selecione o idioma do vídeo e espere alguns instantes. 

O programa vai produzir as legendas de forma automática e, na tela que abrirá depois, o usuário consegue editar a transcrição se for preciso ou alterar padrões de cor e fonte de texto. É possível acrescentar traduções às suas legendas também, assim como no app Voicella.

mulher-tomando-cafe-ao-ar-livre-gravando-video-com-celular

5. Clips

O Clips é um programa disponível para quem usa iOS e quer editar vídeos curtos de forma simples. Diferente do que acontece nos outros apps, no Clips só é possível adicionar legenda aos vídeos que forem gravados dentro da própria plataforma, ou seja, não dá para importar o conteúdo que está salvo na galeria do celular.

Para inserir a legenda no Clips, é preciso abrir o app, tocar no ícone de estrela, que fica no canto direito inferior da tela, e encontrar o desenho de balão de texto. Feito isso, escolha uma opção de legenda automática e volte à tela inicial do aplicativo. Agora é só gravar seu vídeo e aguardar alguns instantes até que a legenda seja incluída. Se houver erros, é possível editar a transcrição. 

E aí, gostou das nossas dicas de aplicativos? Agora não tem mais desculpa para não legendar seus vídeos, hein! Para conferir mais dicas interessantes e conteúdos exclusivos sobre educação, entretenimento e tecnologia, visite o nosso blog!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter