astronauta andando na superfície da Lua

Chegada do homem à Lua foi um grande salto para a humanidade

No dia 20 de julho de 1969 foi a chegada do homem à Lua pela primeira vez. Esse marco foi fundamental para muitas inovações tecnológicas criadas após essa data. 

chegada do homem à Lua

Acompanhe este conteúdo para entender como ocorreu o lançamento da Apollo 11 e quais os feitos que vieram após esse grande salto para a humanidade! 

Lançamento da Apollo 11 e chegada do homem na Lua

Foi no dia 16 de julho de 1969 que a Apollo 11 foi lançada às 9h32m na base de lançamento 39, no Cabo Kennedy. Essa nave espacial levava consigo o módulo lunar Eagle (Águia). Às 17h17m, horário de Brasília, do dia 20 de julho de 1969, a base da Nasa recebeu o primeiro contato dos dois astronautas que pisaram na Lua pela primeira vez: Neil Armstrong e Edwin Aldrin.

No entanto, na tripulação também estava o comandante, Michael Collins, piloto do módulo de comando.

Neil Armstrong foi o primeiro astronauta a pisar de fato na superfície lunar.  A missão Apollo 11 tinha como objetivo levar um homem até a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Ela durou 8 dias e foi muito bem sucedida.

Tripulantes da Missão Apollo 11, da esquerda para a direita: Neil A. Armstrong, comandante; Michael Collins, piloto do módulo de comando; e Edwin E. Aldrin Jr., piloto do módulo lunar.
Tripulantes da Missão Apollo 11, da esquerda para a direita: Neil A. Armstrong, comandante; Michael Collins, piloto do módulo de comando; e Edwin E. Aldrin Jr., piloto do módulo lunar.

Michael Collins controlava a aeronave em órbita ao redor da Lua, enquanto Armstrong e Aldrin foram responsáveis pela coleta de materiais da superfície. No total, eles permaneceram cerca de 21 horas e meia na Lua.

Importância da chegada do homem à Lua

Esse acontecimento foi um extraordinário marco na história conforme dito pelo próprio Armstrong: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. Para ter noção da importância desse fato, acompanhe o próximo tópico.

Principais inovações tecnológicas criadas após a chegada do homem à lua.

Sabemos que a chegada do homem à Lua é um dos maiores marcos na história da humanidade e que esse feito foi proporcionado pela Ciência. Mas isso vai além da descoberta de novos ambientes que talvez possamos conhecer ou até mesmo habitar no futuro. Existem várias invenções que estão presentes no nosso cotidiano que são resultados do fato de que um dia a National Aeronautics and Space Administration (NASA) desenvolveu o projeto Apollo 11 e conseguiu enviar alguns astronautas até o território lunar. 

Abaixo listamos 6 inovações tecnológicas criadas após a chegada do homem à lua:

1. Purificação da água

Quando a NASA estava trabalhando formas de enviar os astronautas até a Lua, ocorreu uma grande preocupação quanto ao transporte da água. Então, como uma maneira de purificar a água durante o período do voo eles criaram um sistema baseado em íons de prata para aniquilar as bactérias. E esse sistema é utilizado até os dias atuais em torres de resfriamentos, ar-condicionados e até mesmo na higienização de piscinas.

2. Satélites

Desde a chegada do homem à Lua, a tecnologia dos satélites foi explorada de maneira mais intensa. Todos os anos, centenas de satélites são enviados até o espaço com o objetivo de conseguir mais informações. Conforme informa a União dos Cientistas, atualmente os satélites se dividem entre 3 funções: 40% para cuidar das comunicações, 36% são responsáveis por observar a Terra, 7% ajudam na tecnologia GPS e 6% auxiliam o desenvolvimento da ciência espacial.

satélite orbitando ao redor da Terra

3. Máscaras respiratórias para bombeiros

As máscaras respiratórias utilizadas pelos bombeiros são originadas das pesquisas da NASA. Por mais que a agência espacial não tenha de fato as inventado, foi ela que as tornou úteis e eficazes. Em 1971 os bombeiros tiveram problemas no seu sistema de respiração para trabalhar nos incêndios, pois os equipamentos eram muito pesados e chegavam a pesar até 30 quilos. 

4. Tecidos sintéticos de polímero

O polímero é derivado do plástico e é extremamente resistente ao calor. Esse material auxilia na formação de tecidos sintéticos que são muito úteis e comuns nos dias de hoje, como o náilon e o poliéster. 

O material foi sintetizado pela primeira vez na década de 1950 pelo americano Carl Marvel, mas com certeza ele não teria evoluído tanto na sua criação se a NASA não tivesse empregado ele em suas missões. 

Infelizmente em 1967 ocorreu um incêndio na nave Apollo 1, que resultou no falecimento de seus 3 tripulantes. Por isso, a NASA buscava desenvolver uma fibra têxtil não inflamável quando exposta a altas temperaturas

Após a NASA utilizar o novo material, o mesmo foi testado no equipamento dos bombeiros na década de 70 e até hoje é considerado um dos tecidos mais confiáveis para situações de calor. 

5. Dispositivos sem fio

"O Futuro" escrito em inglês com fundo de estrelas

Foi necessário desenvolver furadeiras sem fio para realizar a extração de rochas da Lua, por isso a tecnologia de dispositivos sem fios está diretamente ligada às necessidades das expedições da NASA. 

Não foi algo simples, mas a NASA conseguiu criar dispositivos sem fios a partir do que já conhecia de equipamentos médicos e limpeza a vácuo. 

6. Miniaturas

Os equipamentos carregados pela NASA precisavam ser leves e compactos, dessa forma, os engenheiros da NASA, precisaram diminuir de maneira considerável o peso dos itens levados na missão Apollo. 

Graças a esse fator, ocorreu o desenvolvimento de tecnologias miniaturizadas, como um meio de facilitar o transporte e diminuir o gasto da energia. 

E você já sabia o quanto a chegada do homem à Lua contribuiu para as tecnologias que usamos hoje? 

Para acompanhar mais conteúdos sobre tecnologia, continue navegando no blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.