Positivo do seu jeito

Tecnologia

Tabela periódica interativa: veja como acessar a versão criada pelo Google

1 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

A tabela periódica é um gráfico criado para ordenar elementos químicos e seus respectivos números atômicos. O Google criou a 3D Periodic Table como uma alternativa para estudantes e pesquisadores que desejam consultar informações sobre os elementos químicos e suas propriedades. A tabela periódica interativa pode ser acessada de forma simples e prática, como vamos mostrar adiante neste artigo.

A ferramenta do Google chama atenção por oferecer ícones clicáveis que liberam informações sobre cada elemento. Sendo assim, os usuários podem navegar e conhecer mais sobre todas as propriedades e curiosidades envolvendo os elementos químicos. A tabela periódica online é uma grande aliada para pessoas que desejam aprender ou manter seus conhecimentos sobre química afiados.

Até o momento, o Google não permite alterar o idioma Inglês que é definido como padrão da ferramenta. O sistema também impede, inclusive, que as informações sejam traduzidas com o tradutor nativo do navegador Google Chrome. Sendo assim, é importante ter ao menos o conhecimento básico de leitura do idioma inglês para aproveitar tudo o que o recurso oferece.

A 3D Periodic Table será, em breve, integrada ao Nest Hub. Para quem não sabe, esse é um dos gadgets inteligentes do Google. A adesão da tabela é uma estratégia da empresa para atrair estudantes para utilizar o dispositivo para estudos.

A seguir, vamos falar um pouco sobre o que é a tabela periódica e como funciona a versão digital do Google. Fique conosco para entender mais sobre esse recurso estudantil oferecido pelo gigante de buscas.

A importância da tabela periódica nos estudos

Como aprendemos na escola, a tabela dos elementos químicos é o primeiro passo para entender sobre a disciplina de química. Através delas podemos, por exemplo, saber quais são os elementos naturais e quais são os sintéticos. Quando analisado corretamente, o quadro pode facilitar a compreensão das famílias de elementos presentes na natureza.

A tabela é organizada em dois modos referenciais. Os períodos, definidos na horizontal, indicam a quantidade de nível de átomo de um elemento. Eles são definidos em sete níveis. Quanto maior é o número, maior será a quantidade de um átomo que um elemento apresenta.

Há, também, as famílias de elemento que são representadas em 18 colunas verticais. As colunas formam 16 famílias de elementos que se dividem no gráfico. Podemos encontrar oito famílias do tipo A e outras oito do tipo B.

Após essa rápida e simplória explicação, vamos apresentar como acessar e usar a tabela periódica online do Google. Antes de começar, no entanto, vamos fazer algumas observações importantes.

Características da tabela periódica online do Google

Os serviços do Google, em geral, funcionam apenas quando o dispositivo de acesso está conectado à internet. A 3D Periodic Table não é diferente. Para acessá-la, o usuário pode usar um computador com sistema Windows, Mac ou Linux. Além disso, pode usar um navegador web de sua preferência, como o Google Chrome, por exemplo.

A seguir, confira as principais características da ferramenta do Google:

  • – Oferece ícones clicáveis que revelam explicações sobre os elementos químicos;
  • – Apresenta ícones em 3D de cada elemento selecionado;
  • – Oferece a descrição de cada elemento e suas principais características;
  • – Informa os graus de fusão e ebulição de cada elemento;
  • – Apresenta o nome do cientista que descobriu cada elemento e o ano da descoberta;
  • – Traz um ícone para realizar uma pesquisa no Google sobre o elemento selecionado.

Como acessar a tabela periódica online do Google

Tabela periódica interativa: veja como acessar a versão criada pelo Google

Passo 1. Abra o navegador web do seu computador e acesse o site da ferramenta;

Passo 2. Nesse momento, a tabela completa aparecerá na tela. Você notará que cada ícone é clicável e revelará mais informações. Clique sobre o um dos ícones para continuar o procedimento;

Passo 3. Na área à direita da tela, as informações sobre o elemento serão apresentadas. Nós vamos, entretanto, começar explicando como funciona o ícone em 3D;

Passo 4. Você pode clicar e manter o botão do mouse pressionado para mover as figuras e visualizar mais detalhes. Mova a molécula para todas as direções para visualizar o desenho por completo;

Passo 5. Abaixo do modelo 3D você encontrará uma curiosidade sobre cada elemento selecionado na tela. Não ignore essas informações, pois elas podem apresentar curiosidades e dados importante;

Passo 6. Na parte inferior da tela você poderá encontrar outros detalhes como a densidade atômica, a temperatura de ebulição, a temperatura de fusão e outras informações;

Passo 7. A tela também mostra o cientista que descobrir o elemento e o ano que isso ocorreu;

Passo 8. Caso queira encontrar maiores informações, clique no botão com símbolo de lupa para realizar uma pesquisa sobre o elemento no Google.

Gostou dessa dica? Acesse agora mesmo o portal Positivo do Seu Jeito para conhecer tutoriais, análises de softwares e acompanhar as principais notícias sobre o mundo da tecnologia. Aproveite para usar a nossa barra de buscas para encontrar artigos que possam solucionar suas dúvidas em dispositivos móveis, desktops e softwares.