Positivo do seu jeito

Tecnologia

4 maneiras de gravar a tela do Windows 10

27 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

Gravar e compartilhar a tela do Windows 10 é um recurso essencial, principalmente agora que muita gente está trabalhando de forma remota e precisa se comunicar online com colegas. O mesmo vale para professores e alunos que vêm desenvolvendo atividades educacionais por EaD. 

Por isso, hoje vamos mostrar 4 formas de gravar e transmitir a tela do seu computador no Windows 10. Mostraremos opções nativas do sistema operacional que não exigem nenhuma instalação, além de programas mais robustos com os quais você pode até mesmo programar diferentes configurações de captura. 

1. Como gravar a tela do PC usando o Windows 10

Pouca gente sabe, mas o Windows 10 já vem com uma ferramenta de gravação de tela embutida no próprio sistema operacional. Contudo, o recurso está escondido dentro da Barra de Jogos do sistema. Para ativá-la, siga os passos listados abaixo:

1. Abra o Menu Iniciar. 

2 . Selecione a opção “Configurações, marcada pela pequena engrenagem

3. Na nova janela, clique em “Jogos” e depois selecione a guia Xbox Game Bar

4. Ao seguir esses passos, você verá a seguinte tela: 

 maneiras de gravar a tela do Windows 10

Para poder gravar, certifique-se de que a Game Bar está ativada. É a primeira opção disponível na tela. Depois, configure os atalhos como preferir. Eles permitem iniciar e encerrar a gravação, bem como cortar o áudio e controlar as transmissões. 

Agora, abra a janela do aplicativo que pretende gravar e pressione as teclas “Windows + G”. O comando de iniciar a gravação estará no canto superior esquerdo, na caixa mostrada a seguir: 

maneiras de gravar a tela do Windows 10

Você também pode utilizar os atalhos que comentamos para iniciar a gravação da janela. Por padrão, esses são os atalhos da Barra de Jogos (Game Bar) definidos no Windows 10:

– Abrir a Game Bar: Win + G

– Criar captura de tela: Win + Alt + PrtScrn

– Iniciar ou parar a gravação de vídeo: Win + Alt + R

– Ativar ou desativar o Microfone: Win + Alt + M

– Iniciar ou pausar uma transmissão: Win + Alt + B

– Mostrar a câmera na transmissão: Win + Alt + W

Os arquivos são salvos imediatamente ao encerrar a captura, na pasta Vídeos > Capturas. 

O ponto negativo da ferramenta de gravação nativa do Windows 10 é que ela só permite capturar o conteúdo da janela selecionada e não o desktop como um todo. Também não são permitidas as capturas de algumas telas de sistema e do Explorador de arquivos, o que limita um pouco sua utilização. 

Se você pretende gravar todo o desktop, mostraremos mais opções a seguir. 

2. Gravando o Desktop inteiro com aplicativos de captura

Existem programas gratuitos que são capazes de capturar o desktop completo e as janelas do seu computador. Um dos mais utilizados atualmente é o Open Broadcaster Software (OBS Studio). Você pode fazer o download acessando este link.

Como capturar e gravar a tela com o OBS

Depois de instalar o OBS em seu PC, abra-o para ver a tela de controle. Na porção inferior você verá duas seções importantes, que são “Cena” e “Fontes”. Caso não tenha nenhuma cena ativa, clique no botão “+” para criar uma. 

Após, na seção de Fontes, clique sobre o “+” e escolha a opção “Captura de Tela”, como mostrado abaixo:

maneiras de gravar a tela do Windows 10

Escolha um nome para a fonte e confirme. A seguir você verá uma prévia da sua captura de tela em tempo real. Caso não queira que o cursor do mouse apareça na captura, desmarque a caixa de seleção “Capturar o cursor”. Verifique se a tela inteira está selecionada na prévia. Note que é possível redimensionar livremente a área a ser gravada. Assim você pode ocultar certas regiões, como a barra de tarefas. 

Agora, tudo o que você precisa fazer é clicar na opção “Iniciar gravação” para começar a capturar a tela do seu computador. Por padrão, os arquivos são salvos na pasta “Vídeos” do seu usuário no Windows 10. 

O OBS é um software extremamente poderoso, que permite fazer muito mais do que simplesmente gravar a tela. Utilizando os diferentes canais e cenas é possível montar um setup completo para transmissões de vídeo, com controle total sobre microfones, câmeras e janelas capturadas. 

Nas opções há ainda ajustes de qualidade de imagem, Codec de vídeo utilizado, entre outros. 

Screen Recorder Pro – Uma excelente alternativa

Caso você queira uma solução mais focada apenas na gravação da tela, há também o software Screen Recorder Pro For Win10. Ele está disponível gratuitamente na Windows Store (acesse clicando neste link). 

Depois da instalação, abra o aplicativo e selecione a opção “Full Screen” como fonte de vídeo (Video Source), como mostrado na imagem abaixo:

maneiras de gravar a tela do Windows 10

Para iniciar a captura da tela em vídeo, clique sobre o botão vermelho que está no topo da janela (Record | Stop). Assim como no OBS, aqui é possível definir exatamente a qualidade da captura de vídeo. 

Há opções para escolher a taxa de quadros por segundo, a qualidade e compressão do arquivo, bem como a fonte de áudio a ser capturada. Uma dica é mudar o FPS para 30, desabilitando a opção “Limit”. Isso garantirá mais fluidez aos vídeos. 

Os arquivos gerados pelo Screen Recorder Pro são salvos na pasta Documentos > Captura. 

3. Como gravar a tela com o NVIDIA GeForce Experience

Se o seu computador possui uma placa de vídeo NVIDIA da série GeForce, você pode utilizar o GeForce Experience. Por padrão, esse programa é instalado junto com os drivers da NVIDIA e permite gravar tudo o que acontece no seu PC, incluindo o Desktop. 

Com esse software instalado no computador, pressione as teclas “Alt” + “Z” para abrir o menu de gravação. Na tela que aparecerá: 

1. Clique sobre a engrenagem para abrir as configurações;

2. Acesse o menu Controle de Privacidade;

3. Ative a opção “Captura para a área de trabalho”.

Caso essa opção esteja bloqueada, volte para o menu principal e desative o recurso de repetição instantânea, repetindo os passos descritos acima depois disso.

maneiras de gravar a tela do Windows 10

Agora é só selecionar a opção gravar para capturar absolutamente tudo o que acontece na tela do computador. 

4. Como gravar a tela do PC com o AMD Radeon Software

Assim como a NVIDIA, a AMD também tem uma ferramenta de captura de tela embutida no software das suas placas de vídeo. Para utilizá-la, abra o Radeon Software a partir do Menu Iniciar ou clicando com o botão direito do mouse sobre o papel de parede (Opção “AMD Radeon Software”). 

Na tela que se abrirá, siga os passos descritos abaixo:

1. Navegue até a guia “Gaming”;

2. Escolha a opção “Media” logo abaixo;

3. Clique sobre os 3 pontos no canto superior direito para acessar as configurações de gravação;

4. Role a tela para baixo para chegar até a seção “Recording”;

5. Certifique-se de que a opção “Record Desktop” está ativada. Ela permitirá gravar todos os seus aplicativos e Área de trabalho.

Nesta mesma seção você encontrará todos os ajustes de qualidade de imagem e do vídeo gravado. 

Para iniciar a gravação de tela, pressione as teclas “Alt”+ “R” e selecione Gravar um vídeo (Record a Video). Quando terminar, pressione “Ctrl”+ “Shift” + “E” para encerrar a captura e salvar o arquivo em vídeo. 

***

Como vimos, há uma série de formas gratuitas e eficientes para capturar a tela do seu computador no Windows 10. A escolha entre elas dependerá exclusivamente da sua necessidade.