Positivo do seu jeito

Dicas

Como limpar dados de cache em computadores com Windows 10

26 de agosto de 2021

por: MKT Positivo

Seu computador está meio lento ultimamente, travando quando vai executar algum programa ou jogo mais pesado? Talvez o problema seja o excesso de dados de cache que ele possui.

Apesar de oferecer diversos benefícios, esses arquivos, quando não apagados com frequência, podem gerar alguns problemas para a sua máquina. Se você nunca ouviu falar sobre este termo, fique tranquilo que iremos te explicar tudo.

Como limpar dados de cache em computadores com Windows 10

Continue lendo esta matéria para saber como limpar o cache do seu computador que possui o Windows 10 como sistema operacional.

Afinal, o que são dados de cache?

Dados de cache podem ser definidos como arquivos temporários que o seu computador salva para executar de forma mais rápida alguns serviços e aplicativos usados com frequência. Dessa forma, ele opera como um depósito de informações que fica armazenado em um compartimento do sistema operacional. No nosso caso, no Windows 10.

Essas informações são guardadas para ajudar o funcionamento do software. Por exemplo, os caches do seu navegador podem armazenar os dados dos sites que você mais utiliza, fazendo com que o seu PC carregue essas páginas mais rápido. O exemplo se aplica aos seus logins e senhas salvos e até mesmo sobre os jogos que você joga com frequência. 

Por que é preciso limpar os dados de cache?

Primeiramente, o cache não é essencialmente algo ruim ou danoso ao seu computador. Conforme destacado anteriormente, os dados armazenados nele ajudam o desempenho do seu PC. Em segundo lugar, é preciso ter em mente que todo cache é uma memória temporária. Ou seja, o próprio software já irá apagar esses arquivos em determinadas ocasiões.

No entanto, fazer uma limpa dos dados de cache com frequência é algo que deve ser levado em conta. Isso porque todas as informações armazenadas nesses arquivos acabam ocupando espaço, o que pode te prejudicar caso você tenha um SSD com pouca memória.

Além disso, a remoção desses dados pode ajudar no desempenho do seu computador. Sabemos que isso pode parecer contraditório, afinal os caches existem para deixar os serviços e aplicativos que utilizamos com frequência ainda mais rápidos. No entanto, quando há um excesso de dados guardados, isso pode acabar tornando o PC mais lento, dificultando o acesso a aplicativos e softwares mais pesados.

Como apagar cache no Windows 10

Caso você nunca tenha apagado o cache do seu computador, sugerimos que você considere fazer isso, especialmente se você tem notado que a máquina não possui mais a agilidade vista anteriormente. 

Existem diversos tipos de cache que são armazenados. Vamos ver os principais e mostrar como você pode limpá-los.

Arquivos temporários 

Passo 1: no menu Iniciar do Windows, digite limpeza de disco. Clique no ícone que o sistema mostrar.

Passo 2: no campo Arquivos, selecione os arquivos que você deseja remover Preste bastante atenção para não acabar removendo um item que você precisa.

Passo 3: selecione a opção Limpar arquivos do sistema.

Passo 4: o sistema irá calcular quanto espaço será liberado se você excluir os arquivos que foram selecionados.

Passo 5: selecione os arquivos que deseja remover e clique em OK.

Passo 6: selecione a opção Excluir arquivos e espere enquanto eles são excluídos.

Cache do Windows Store 

Dados do cache do Windows Store são armazenados quando você baixar ou atualizar algum aplicativo pela Windows Store. Para deletá-los, basta:

Passo 1: abra a caixa Executar usando as teclas Win + R.

Passo 2: digite WSReset.exe e pressione a tecla Enter.

Localização 

Apagar os dados de localização também pode liberar espaço no seu PC. Para isso, basta:

Passo 1: acesse o menu Iniciar e clique na opção Configurações. (Teclas de atalho: Win + I)

Passo 2: selecione a opção Privacidade.

Passo 3: no painel esquerdo, você verá várias opções. Selecione Local em Permissões do aplicativo.

Passo 4: na opção Histórico de localização, selecione Limpar.

Navegadores de Internet 

Alguns navegadores possuem um recurso de cache limpo, garantindo mais espaço de armazenamento. Vamos ver como limpar esses dados no Google Chrome e no Edge.

  • Chrome

Passo 1: abra uma janela do Chrome.

Passo 2: pressione as teclas Ctrl + Shift + Delete.

Passo 3: clique na opção Todo o tempo no menu suspenso Intervalo de tempo e marque a caixa Imagens e arquivos armazenados em cache.

Passo 4: selecione a opção Limpar dados.

  • Edge

Passo 1: abra uma janela do Edge.

Passo 2: clique nos três pontos horizontais que ficam no canto superior direito da janela.

Passo 3: selecione a opção Configurações.

Passo 4: clique em Privacidade, pesquisa e serviços no painel esquerdo.

Passo 5: na seção Limpar dados de navegação, selecione a opção Escolha o que limpar.

Passo 6: no menu Intervalo de tempo, selecione Todo o tempo. Marque a caixa Imagens e arquivos em cache.

Passo 7: clique na opção Limpar agora.

Agora que você já sabe como limpar os dados de cache do seu computador com Windows 10, você poderá ter muito mais espaço no seu PC. Para mais dicas como essa, veja os demais conteúdos disponíveis no blog Positivo do Seu Jeito. Aposto que você encontrará informações valiosas que irão te ajudar. Seja bem-vindo!