como-personalizar-windows-11

Como personalizar o Windows 11 usando o Editor do Registro e voltar para o menu Iniciar anterior

A versão de testes do Windows 11 já pode ser instalada em computadores. Apresentando grandes mudanças visuais, o novo OS altera o design do Menu Inicial, assim como sua posição na tela, que agora é centralizada. O usuário, entretanto, pode personalizar o Windows 11 para retornar com o Menu Iniciar como era antes da atualização.
Como personalizar o Windows 11 usando o Editor do Registro e voltar para o menu Iniciar anterior
As versões prévias são, na verdade, instalações limitadas que podem não apresentar todas as funcionalidades da versão final de um software ou sistema operacional. Ainda assim, a versão beta do Windows 11 conta com a possibilidade de personalização através do Editor do Registro, uma ferramenta nativa do sistema.
A nova geração do Windows pegou muitos usuários de surpresa por apresentar grandes mudanças de design. Essas pessoas, há anos acostumados com o Menu Iniciar na lateral esquerda da tela, agora precisam se adaptar com a ferramenta centralizada na barra de tarefas inferior. 
Mas será que vale a pena voltar com a versão anterior do Menu Iniciar? É que vamos analisar a seguir.

Considerações antes de voltar para a versão anterior do Menu Iniciar

O Windows 11 rompeu com a interface de seu antecessor. Isso, entretanto, não significa que ele não traz maior fluidez de movimentos e pode otimizar o uso de recursos nativos. O mesmo conceito foi aplicado ao redesenho do Menu Iniciar. Assim como no macOS, sistema operacional da Apple, a Microsoft resolveu organizar o acesso aos recursos do Windows em uma barra inferior.
É improvável, para não dizer impossível, que a Microsoft mude de ideia e retorne com o antigo layout do sistema. Sendo assim, os usuários precisam se adaptar ao novo padrão do Windows.
Se ainda assim você quiser fazer o downgrade do recurso, outro ponto importante deve ser levado em consideração. Como dissemos, versões beta podem conter problemas com bugs e apresentar instabilidades. Imagine então o que pode acarretar usar um truque em uma versão de testes. Portanto, é muito importante estar ciente dos riscos antes de realizar qualquer alteração em um sistema operacional.

Como consiste o truque no Editor de Registro para voltar com o Menu Iniciar antigo do Windows

Não há uma ferramenta nativa da Microsoft para realizar downgrades em características do Windows 11. O OS também não oferece esse tipo de recurso em sua versão beta. 
O procedimento consiste em alterar uma configuração do OS. O usuário pode modificar o registro do sistema e, dessa maneira, conseguir acesso a versão anterior do menu Iniciar. Como dissemos anteriormente, se trata de um procedimento não oficial que pode trazer consequências para o desempenho do PC. Ainda assim, não há relatos de usuários indicando qualquer problema após usar esse truque.
Como consiste o truque no Editor de Registro para voltar com o Menu Iniciar antigo do Windows
Os passos necessários para realizar a alteração não são simples. Se você não tem familiaridade com recursos avançados, tenha cautela. Se você seguir corretamente todos os passos não terá problemas em conseguir realizar o procedimento. 

Personalizando o Menu Iniciar do Windows 11

Vamos mostrar como reverter o novo visual do Menu Iniciar. Se você está em busca da aparência clássica do sistema, siga os passos a seguir.
Passo 1. Inicie o Editor do Registro na versão de testes do Windows 11;
Passo 2. O sistema apresentará a seguinte pergunta: “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações em seu dispositivo?”. Nesse momento, clique em “Sim”;
Passo 3. Faça um valor DWORD de 32 bits chamado “Start_ShowClassicMode” no caminho HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced \ “Start_ShowClassicMode”;
Passo 4. Essa ação criará um DWORD traz as seguintes configurações;
a.  0 = Use o novo menu iniciar do Windows 11
b.  1 = Ativar o menu Iniciar Clássico do Windows 10

Personalizando a barra de tarefas do Windows 11

A barra de ferramentas do Windows 11 é centralizada e isso também pode ser alterado usando o Editor de Registro. Esse procedimento possibilita aproximar ainda mais a interface do Windows 11 a do seu antecessor. Vamos aos passos.
Passo 1. Inicie o Editor do Registro;
Passo 2. Permita que a ferramenta realize alterações em seu dispositivo;
Passo 3. Cole na barra da parte superior da tela o seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced \ “TaskbarAI”
Passo 4. A ação criará o registro DWORD-32 bits denominado TaskbarAI com as configurações:
a.  0 = Esquerda
b.  1 = Centro

Personalizando o tamanho da barra de tarefas

Passo 1. Inicie o Editor de Registro;
Passo 2. Permita que a ferramenta realize alterações no dispositivo;
Passo 3. Cole o seguinte caminho na barra superior: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced \ “TaskbarSi”
Passo 4. O DWORD traz as seguintes configurações:
a.  0 = Pequeno
b.  1 = Médio
c.  2 = Grande

Ativar ou desativar o novo Snap Assist Flyout do Windows 11

O Snap Assist Flyout é uma ferramenta para organização de janelas que pode causar estranheza em alguns usuários. Somado ao novo Menu Iniciar e o layout da barra de tarefas, esse recurso muda completamente o visual do sistema operacional. Se você quer manter as principais características do Windows 10, siga os passos para desativá-la.
Passo 1. Abra o Editor do Registro;
Passo 2. Permita que essa ferramenta altere configurações do dispositivo;
Passo 3. Cole na barra superior o seguinte caminho HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced \ “EnableSnapAssistFlyout”
Passo 4. As configurações possíveis são:
a.  0 = Desativar
b.  1 = Ativar
Aproveite essa dica para ter de volta o visual padrão do Menu Iniciar ao atualizar para a nova versão do Windows. Curtiu a dica? Então acesse o portal Positivo do Seu Jeito para conhecer mais tutoriais, listas e análises de softwares e hardware. Use também nossa barra de busca para encontrar soluções para seus problemas em smartphones, softwares e outros dispositivos tecnológicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.