sinal que os juízes fazem com as mãos quando vão chamar o VAR

VAR: O que significa, como funciona e quando é usado?

A Copa 2022 chegou ao fim, mas uma coisa ainda continua dividindo opiniões: o VAR. 

juíz de futebol conferindo o VAR

Ao que tudo indica o VAR veio para ficar, muitos afirmam que o árbitro de vídeo é o melhor modo de evitar os erros de arbitragem, mas outros consideram que ele faz perder a dinâmica no jogo.

E se você ainda não compreende quando ele deve ser utilizado e como é aplicado, fique tranquilo(a), o conteúdo de hoje foi feito para explicar tudo isto. Confira! 

O que é VAR?

O Video Assistant Referee (VAR) ou Árbitro Assistente de Vídeo, na tradução para o nosso idioma, é a ferramenta que analisa imagens de vídeo para auxiliar o árbitro principal de uma disputa de futebol a conseguir tomar decisões melhores em lances que precisam ser analisados, como: pênaltis ou impedimentos.

E para que o VAR possa ajudar o árbitro central, é usado um sistema eletrônico que possibilita que eles se comuniquem durante a partida e debatam sobre a interpretação certa para os lances que acontecem durante o jogo.

Como e quando surgiu o VAR?

O VAR já era usado em outros esportes, como é o caso do futebol americano, do basquete, vôlei e tênis. Já no futebol, os testes começaram em 2016, porém foi em 3 de Março de 2018 que a International Football Association Board (IFAB), que é um órgão vinculado a FIFA, aprovou o uso do VAR.

A primeira utilização do VAR em uma disputa de futebol foi na Copa Mundial de 2018, após isso, as confederações nacionais começaram a incorporar o árbitro de vídeo.

Como funciona o VAR no futebol?

Com a ajuda de câmeras que exibem o jogo, o VAR possui um sistema eletrônico para que os árbitros de vídeo, que permanecem em uma sala isolada, consigam se comunicar com o árbitro que está em campo. 

árbitro em campo fazendo o sinal de solicitação de revisão de lance pelo VAR

O debate sobre algum lance da partida, pode surgir tanto de um pedido do árbitro principal, quanto do árbitro de vídeo, caso ele observe que ocorreu alguma marcação equivocada. 

Dessa maneira, o lance é revisto pelos árbitros de vídeo, que transmitem ao árbitro de campo se vai ser necessário rever a marcação anterior ou se o jogo pode seguir normalmente. Caberá então ao juiz de campo a decisão da arbitragem sobre o lance.

Quando o VAR pode ser acionado no futebol?

Existem 4 situações em que o VAR pode ser acionado, confira abaixo quais são:

Gols

É permitido acionar o VAR em qualquer acontecimento que possa ter influenciado um gol, seja para validar ou para anular. Dessa maneira, o árbitro assistente pode ser usado para confirmar se ocorreu algum impedimento no lance em que saiu o gol. Por exemplo: se quem fez o gol tocou com a mão na bola para a finalização, sendo também possível analisar se a bola ultrapassou mesmo a linha.

Pênaltis

O VAR também pode ser usado como indicação de que um pênalti deve ser marcado e também para avisar ao árbitro de campo que ocorreu uma falha de marcação e a infração não aconteceu, apontando que a marcação do pênalti pode ser anulada.

Cartões vermelhos

Conforme determina o protocolo do VAR, o árbitro de vídeo pode ser solicitado para indicar que um jogador precisa receber um cartão vermelho direto em casos de agressão ou infrações graves.

juíz dando cartão vermelho para um jogador

Erros de identidades dos jogadores

Outro momento em que o VAR pode ser acionado é para ajudar o árbitro na identificação correta de qual jogador cometeu uma falta ou qual deles deve receber o cartão. Dessa forma, existe mais segurança de que o árbitro não vai punir ou chamar a atenção do jogador errado.

É importante ressaltar, que conforme o protocolo do VAR, o árbitro de vídeo não pode ser utilizado para falar ao juiz que um competidor deve ser advertido com cartão amarelo ou analisar de quem é a bola quando ela sai pela linha lateral ou pela de fundo.

Não existe um limite definido para que o juiz possa analisar e rever o lance para a definição da marcação correta. Mas, em certos países, já existem alguns árbitros mais preparados para a ajuda de vídeo.

Confira a tabela abaixo para facilitar a sua compreensão sobre quando o VAR deve ou não ser utilizado.

Quando o VAR pode ser usado?Quando o VAR não pode ser usado?
Gol irregular ou não dadoOfensas verbais e marcações de faltas (a menos que essa falta seja um pênalti ou cartão vermelho direto)
Pênalti2° cartão amarelo (a não ser que o jogador errado tenha levado o cartão)
Cartão vermelho diretoMarcação de escanteios, laterais e tiros de meta
Cartão para o jogador erradoMarcação de impedimentos (em lances que não resultem em gol)

Agora que você já sabe quando o VAR deve ou não ser utilizado, qual a sua opinião sobre essa atualização do futebol?

Para continuar por dentro das inovações do mundo do futebol e do entretenimento, não deixe de conferir o blog Positivo do Seu Jeito, constantemente novos conteúdos são postados com o intuito de te informar e auxiliar!

Fonte(s):

Esportelândia.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.