A inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente em nosso cotidiano, e uma das formas mais notáveis é através do assistente de conversação da OpenAI, o famoso ChatGPT. Esta ferramenta tem sido usada de maneiras surpreendentes, que vão além das convencionais que as pessoas usam.
A seguir, vamos explorar oito utilizações inusitadas que já foram criadas com ele e viralizaram na internet:
A capacidade do assistente de simular interações humanas tem sido explorada em aplicativos de relacionamento, como o Tinder e o Happn.
Um caso que teve repercussão foi o da Jordan Parker, editora associada do site de notícias Business Insider, que experimentou usar a ferramenta para gerar respostas para mensagens recebidas no app de namoro Hinge, com resultados… Inesperados!
Para Parker, as respostas sugeridas foram constrangedoras a ponto de nenhum pretendente dar continuidade. Será que você consegue ter mais sorte?
O chatbot é para a construção de diálogos para personagens em jogos de RPG. Com a sua capacidade de gerar texto coerente e contextualmente relevante, o assistente pode ser uma ferramenta útil para desenvolvedores de jogos que querem adicionar profundidade e variedade aos diálogos dos personagens em seus jogos.
Você pode, por exemplo, contar a história e todos os pormenores da trama e seus personagens, pedindo para ele criar diálogos completos para cada cena.
É isso mesmo, nem só do bem se vive a inovação. A empresa Check Point Research alertou que a capacidade do assistente de gerar linhas de código pode ser explorada por cibercriminosos.
Em um estudo, pesquisadores identificaram postagens na Dark Web de hackers que já estavam utilizando a ferramenta para criar malwares destinados a roubar dados sigilosos.
Bypassing ChatGPT’s Content Filters to Create Malware
Quem disse que IA não dá dinheiro rapidamente? Autores têm encontrado no assistente uma ferramenta útil para auxiliar na criação de histórias infantis. Um exemplo notável é o designer Armmar Reshi, que utilizou a ferramenta para criar a história “Alice e Sparkle“, disponível até na Amazon brasileira.
A história foi criada a partir do ChatGPT e, após a conclusão do texto, Reshi usou também a inteligência artificial Midjourney para ilustrar a história, baseando-se nas descrições textuais.
Quem diria, um livro inteiro produzido a partir da inteligência artificial.
O chatbot pode responder questões de todos os tipos de provas, incluindo redações do Enem. Em testes realizados pelo portal de notícias G1, por exemplo, o resultado foi uma redação concluída em 50 segundos que, após avaliação de duas professoras, recebeu a nota 680 de 1000, um valor “dentro da média”, mas não espetacular.
Contudo, vale lembrar ainda que este desafio foi feito com a tecnologia GPT 3.5 e não com a atual GPT 4, que está ainda mais poderosa.
O assistente também foi identificado como uma ferramenta para a produção de trabalhos acadêmicos.
Darren Hick, um professor substituto de Filosofia da Universidade de Furman, descobriu que um de seus alunos havia utilizado o ChatGPT para redigir um trabalho acadêmico.
Ele só conseguiu isso graças a outra ferramenta, como a GPT4Detector.ai, que é capaz de verificar se o texto ou URL colados foram escritos por uma inteligência artificial.
Uma das nossas preferidas. O ChatGPT tem uma capacidade incrível para escrever músicas em estilos de cantores específicos, baseando-se em letras reais. O cantor australiano Nick Cave compartilhou sua opinião acerca das músicas criadas pelo assistente no chamado “estilo de Nick Cave”, gerando um debate sobre o papel da IA na criação artística.
Já imaginou criar músicas baseadas em Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Anitta, Jorge & Mateus etc.? Basta passar o repertório desejado e pedir para ele criar novas canções parecidas!
O assistente pode ser um ótimo recurso para quem está aprendendo um novo idioma. O usuário pode praticar a conversação em um idioma específico com o assistente, que pode responder em tempo real, ajudando a melhorar suas habilidades de conversação e compreensão.
Sem contar que revisar e traduzir para inúmeros idiomas em poucos segundos é uma realidade. Tem até gente fazendo entrevista de emprego com ele em tempo real!
****
A inteligência artificial tem uma ampla gama de aplicações, algumas das quais são bastante curiosas. De escrever livros e canções a responder matches em apps de relacionamento e até mesmo ajudar na aprendizagem de idiomas, o assistente está redefinindo o que a nova geração poderá criar em velocidade impressionante!
Para saber mais dos avanços tecnológicos e como eles afetam nosso dia a dia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.