ícone da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT

8 coisas inusitadas feitas com o ChatGPT

A inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente em nosso cotidiano, e uma das formas mais notáveis é através do assistente de conversação da OpenAI, o famoso ChatGPT. Esta ferramenta tem sido usada de maneiras surpreendentes, que vão além das convencionais que as pessoas usam. 

Pinguin usando um computador com a frase "deixe o ChatGPT fazer isso"

A seguir, vamos explorar oito utilizações inusitadas que já foram criadas com ele e viralizaram na internet:

1. Respostas em apps de relacionamento

A capacidade do assistente de simular interações humanas tem sido explorada em aplicativos de relacionamento, como o Tinder e o Happn

Um caso que teve repercussão foi o da Jordan Parker, editora associada do site de notícias Business Insider, que experimentou usar a ferramenta para gerar respostas para mensagens recebidas no app de namoro Hinge, com resultados… Inesperados!

print da mulher que usou o ChatGPT para responder mensagens em aplicativos de namoro
Reprodução/INSIDER

Para Parker, as respostas sugeridas foram constrangedoras a ponto de nenhum pretendente dar continuidade. Será que você consegue ter mais sorte?

2. Criação de diálogos completos para jogos de RPG

O chatbot é para a construção de diálogos para personagens em jogos de RPG. Com a sua capacidade de gerar texto coerente e contextualmente relevante, o assistente pode ser uma ferramenta útil para desenvolvedores de jogos que querem adicionar profundidade e variedade aos diálogos dos personagens em seus jogos.

Você pode, por exemplo, contar a história e todos os pormenores da trama e seus personagens, pedindo para ele criar diálogos completos para cada cena.

3. Geração de códigos maliciosos

É isso mesmo, nem só do bem se vive a inovação. A empresa Check Point Research alertou que a capacidade do assistente de gerar linhas de código pode ser explorada por cibercriminosos

Em um estudo, pesquisadores identificaram postagens na Dark Web de hackers que já estavam utilizando a ferramenta para criar malwares destinados a roubar dados sigilosos.

Bypassing ChatGPT’s Content Filters to Create Malware

4. Autoria de livros infantis

Quem disse que IA não dá dinheiro rapidamente? Autores têm encontrado no assistente uma ferramenta útil para auxiliar na criação de histórias infantis. Um exemplo notável é o designer Armmar Reshi, que utilizou a ferramenta para criar a história “Alice e Sparkle“, disponível até na Amazon brasileira.

capa do livro infantil escrito por inteligência artificial
Reprodução/Amazon

A história foi criada a partir do ChatGPT e, após a conclusão do texto, Reshi usou também a inteligência artificial Midjourney para ilustrar a história, baseando-se nas descrições textuais.

Quem diria, um livro inteiro produzido a partir da inteligência artificial.

5. Redações de provas

O chatbot pode responder questões de todos os tipos de provas, incluindo redações do Enem. Em testes realizados pelo portal de notícias G1, por exemplo, o resultado foi uma redação concluída em 50 segundos que, após avaliação de duas professoras, recebeu a nota 680 de 1000, um valor “dentro da média”, mas não espetacular.

Contudo, vale lembrar ainda que este desafio foi feito com a tecnologia GPT 3.5 e não com a atual GPT 4, que está ainda mais poderosa.

6. Plágio em trabalhos acadêmicos

O assistente também foi identificado como uma ferramenta para a produção de trabalhos acadêmicos. 

Darren Hick, um professor substituto de Filosofia da Universidade de Furman, descobriu que um de seus alunos havia utilizado o ChatGPT para redigir um trabalho acadêmico.

Ele só conseguiu isso graças a outra ferramenta, como a GPT4Detector.ai, que é capaz de verificar se o texto ou URL colados foram escritos por uma inteligência artificial.

ChatGPT sendo usado para detectar plágio em trabalhos acadêmicos
Reprodução/GPT4Detector.ai

7. Composição de Canções

Uma das nossas preferidas. O ChatGPT tem uma capacidade incrível para escrever músicas em estilos de cantores específicos, baseando-se em letras reais. O cantor australiano Nick Cave compartilhou sua opinião acerca das músicas criadas pelo assistente no chamado “estilo de Nick Cave”, gerando um debate sobre o papel da IA na criação artística.

Já imaginou criar músicas baseadas em Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Anitta, Jorge & Mateus etc.? Basta passar o repertório desejado e pedir para ele criar novas canções parecidas!

8. Auxílio na aprendizagem de idiomas

O assistente pode ser um ótimo recurso para quem está aprendendo um novo idioma. O usuário pode praticar a conversação em um idioma específico com o assistente, que pode responder em tempo real, ajudando a melhorar suas habilidades de conversação e compreensão.

Sem contar que revisar e traduzir para inúmeros idiomas em poucos segundos é uma realidade. Tem até gente fazendo entrevista de emprego com ele em tempo real!

****

A inteligência artificial tem uma ampla gama de aplicações, algumas das quais são bastante curiosas. De escrever livros e canções a responder matches em apps de relacionamento e até mesmo ajudar na aprendizagem de idiomas, o assistente está redefinindo o que a nova geração poderá criar em velocidade impressionante!

Para saber mais dos avanços tecnológicos e como eles afetam nosso dia a dia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.