designer trabalhando com duas telas simultaneas

O que é o Figma e por que a Adobe comprou?

Uma ferramenta de fácil acesso e que facilita o trabalho de diversas áreas como: UX, UI, Design e até mesmo projetos pessoais.

elementos de design rolando pela tela

O Figma é uma possibilidade para a criação de telas para produtos como: aplicativos, sites, etc. Essa ferramenta está conquistando os designers e é sobre ela que iremos falar no conteúdo de hoje, confira!

O que é o Figma?

Conforme o próprio site da ferramenta informa, o Figma é uma ferramenta de design que realiza a combinação de acessibilidade da web com os recursos e funcionalidades de um aplicativo nativo. Ou seja, o Figma está disponível via web e pode ser acessado por meio de qualquer navegador, sem ter a necessidade de download e instalação de algum sistema.

Para que serve o Figma?

O Figma serve como um ótimo software de prototipagem para interfaces, para a criação de formatos para publicações nas redes sociais e também serve como uma ferramenta de feedback. Afinal, diversas pessoas podem interagir ao mesmo tempo em um determinado projeto, tornando assim o processo mais colaborativo.

Para as áreas que possuem o foco nas necessidades do usuário, como é o caso da área de UX, o Figma é uma ferramenta facilitadora para ajudar nos processos.

formas geométricas se juntando e formando vários cubos, animação feita com ferramentas de design

Quais são as vantagens do Figma?

Agora você já entende o que é o Figma e para que ele serve, mas você sabe se vale a pena utilizá-lo? Para te ajudar com essa pergunta, separamos algumas vantagens da ferramenta, veja abaixo:

Trabalho em equipe e de fácil compartilhamento

Conforme citado anteriormente o Figma possibilita que vários usuários acessem o mesmo projeto ao mesmo tempo, além disso, não é necessário baixar, exportar em PDF e nem em outros formatos para poder compartilhar um trabalho com seu cliente ou colegas de equipe. 

Para fazer o compartilhamento, basta apenas gerar um link, como é feito no Google Docs, e é só acessar pelo seu próprio navegador.

Gestão de projetos

O Figma tem um sistema que disponibiliza o gerenciamento de projetos, de times e permissões de acesso para um trabalho. Ou seja, você pode separar seus projetos por categorias e determinar quem mais pode administrar, editar ou ver o documento.

Vector networks

O Figma possui sua própria ferramenta para vetorização, sendo totalmente diferente de seus concorrentes. Vetorização é uma forma de transformar os pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos, com a possibilidade de mudar seus elementos separadamente. 

Os vetores não possuem uma direção e os pontos de um podem se juntar com mais de uma linha simultaneamente.

Artboards simultâneas 

Cada projeto possibilita a criação de várias artboards simultâneas. Concorrentes, como o Photoshop, também possuem essa mesma funcionalidade, porém se juntarmos as facilidades do software, essa razão acaba valendo a pena.

cobra se movimentando, animação feita com ferramentas de design

Roda em qualquer navegador e não ocupa espaço

O Figma não vai ocupar espaço em seu PC, muito menos os arquivos dele, essa ferramenta foi feita para rodar em navegadores e ela funciona 100% on-line. E oferece um bônus: o plano inicial é gratuito e permite o acesso até duas pessoas de maneira simultânea.

Adobe comprou a Figma

Em Setembro a Adobe anunciou a compra da Figma, por nada menos que US $20 bilhões. Conforme o diretor executivo da Adobe explicou, a fusão das duas organizações é “transformadora e acelerará a nossa visão de criatividade colaborativa.” Contudo, a organização afirmou que Dylan Field, cofundador e CEO da Figma, irá permanecer na empresa e seguirá liderando os negócios. 

Em uma entrevista ao Axios, o conselheiro geral e diretor financeiro da Adobe, Dana Rao, defendeu o valor pago pela startup, conforme os motivos abaixo:

  • Para ele, a Adobe, necessita repensar a nuvem: de acordo com Rao, o Figma ajudará a Adobe a se reinventar para os próximos tempos do design;
  • O Adobe XD estava na “geladeira”: tinha uma equipe de apenas 20 colaboradores, enquanto o maior concorrente possui mais de 800;
  • Reguladores não devem se preocupar: Dana Rao, afirma que a aquisição não deve levantar preocupações antitruste, isto é direito à concorrência. 

O universo do design está evoluindo cada vez mais, e você já usou o Figma em seus projetos?

Para continuar as novidades da tecnologia, negócios e atualidades continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigas sorrindo enquanto comem pizza no exterior de um restaurante.

Atualização do Google Maps ilustra cardápios de restaurantes automaticamente

Professora gravando um vídeo longo para o TikTok.

TikTok estuda aceitar vídeos de até 30 minutos em sua plataforma

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Ícone do Microsoft Copilot ao lado do ícone do ChatGPT em uma tela de computador.

Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: qual é o melhor?

Microempresária na porta de seu estabelecimento comercial segurando um tablet.

12 ferramentas de inteligência artificial para criar um logo para sua empresa

Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.