Escudo de segurança tecnológica para representar o app Celular Seguro.

Celular seguro: conheça o app do governo para a segurança do seu smartphone

O Celular Seguro é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a bloquear smartphones em casos de furto ou roubo, que alcançou um marco de mais de um milhão de usuários cadastrados. Disponível a partir de dezembro de 2023 , o serviço já é popular em todo o território nacional.

Guaxinim roubando um celular.

Desde seu lançamento, o Celular Seguro registrou mais de 7 mil alertas em menos de um mês de operação — só no Carnaval de 2024 foram mais de 23 mil bloqueios —, demonstrando sua eficácia prática. Isso porque a plataforma não só ajuda a bloquear o aparelho, mas também aplicativos digitais de bancos, embora nem todas as instituições financeiras tenham aderido ao projeto ainda. Futuramente, operadoras de telefonia poderão cortar o acesso às linhas de dispositivos considerados perdidos pelo aplicativo.

Para fazer parte da plataforma, os usuários devem realizar um cadastro prévio de si mesmos, do dispositivo móvel, e de contatos de confiança através da conta Gov.br. Em caso de roubo ou furto do aparelho, o bloqueio pode ser solicitado via aplicativo ou site, sem a necessidade de apresentar um boletim de ocorrência.

O que é o Celular Seguro?

O “Celular Seguro” é uma solução desenvolvida pelo governo brasileiro para oferecer uma resposta rápida e eficaz contra o crescente problema de roubos e furtos de celulares no país, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Funcionando como um verdadeiro “botão de segurança”, o aplicativo permite que os usuários bloqueiem instantaneamente seus dispositivos móveis e restrinjam o acesso a contas bancárias e outros serviços sensíveis, minimizando assim o risco de perdas financeiras e violações de privacidade.

Como funciona o Celular Seguro?

Após baixar o aplicativo da Google Play Store, o usuário deve realizar um cadastro utilizando sua conta Gov.br. Uma vez cadastrado, é possível adicionar “contatos de confiança” — pessoas que poderão reportar o roubo ou furto do dispositivo em nome do usuário. 

Em caso de incidente, o usuário ou o contato de confiança pode rapidamente registrar uma ocorrência no aplicativo, que então procede ao bloqueio do dispositivo e dos serviços associados em questão de minutos.

Passo a passo para ativar o Celular Seguro

Passo 1: baixe o aplicativo

Acesse a Google Play Store, selecione o aplicativo oficial desenvolvido pelo governo brasileiro e faça o download.

Como usar o app Celular Seguro passo 1.

Passo 2: cadastro no Gov.br

Abra o aplicativo “Celular Seguro”. Para utilizar o app, é necessário ter uma conta no portal Gov.br. Caso não tenha, você será direcionado para criar uma, fornecendo seu CPF e criando uma senha.

Como usar o app Celular Seguro passo 2.

Passo 3: aceite os Termos de Uso

Após fazer login com sua conta Gov.br, leia atentamente os termos de uso do aplicativo. Ao final da leitura, marque a opção indicando que você concorda com os termos e prossiga.

Como usar o app Celular Seguro passo 3.

Passo 4: cadastre pessoas de confiança

Na página inicial do app , você terá a opção de cadastrar pessoas de confiança. Essas são pessoas que você autoriza a reportar o roubo ou furto do seu dispositivo em seu nome, caso você não possa fazer isso. Forneça os detalhes necessários, como o nome e CPF da pessoa de confiança, e confirme o cadastro.

Como usar o app Celular Seguro passo 4.

Passo 5: registre o número do celular

Ainda na página inicial, localize a opção para registrar o número do seu celular. É importante que a linha do aparelho esteja cadastrada em seu CPF. Caso contrário, o alerta de roubo ou furto não será efetivamente emitido. Siga as instruções para adicionar o número do seu dispositivo ao sistema.

Como usar o app Celular Seguro passo 5.

Passo 6: registre uma ocorrência

Em caso de roubo, perda ou furto do seu aparelho, acesse o aplicativo “Celular Seguro” imediatamente. Selecione o número do aparelho afetado em “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”. Clique no botão “Alerta” para criar uma ocorrência, fornecendo detalhes sobre o que aconteceu, quando e onde.

Um número de protocolo será gerado. Guarde-o para referência futura.

Como usar o app Celular Seguro passo 6.

Passo 7: bloqueie o dispositivo e serviços associados

Após registrar a ocorrência, o aplicativo iniciará o processo de bloqueio do dispositivo e dos serviços financeiros associados. As instituições participantes, incluindo operadoras de telefonia e bancos, serão notificadas para suspender o acesso ao dispositivo e às contas bancárias.

Passo 8: reverta o bloqueio (se necessário)

Caso encontre seu dispositivo ou se o bloqueio foi feito por engano, você pode solicitar a reversão do bloqueio. Entre em contato com o suporte do “Celular Seguro” através do aplicativo ou do site para obter assistência.

Como recuperar acesso de banco e desbloquear o aparelho

Após utilizar o “Celular Seguro” para bloquear seu dispositivo em caso de perda, roubo ou furto, é importante saber como proceder para recuperar o acesso às suas contas bancárias e, eventualmente, desbloquear seu aparelho.

Cada banco e operadora tem um procedimento específico para reverter o bloqueio e normalizar o acesso. Aqui está um resumo do que fazer em cada banco parceiro do “Celular Seguro”:

Bancos

  • Banco PAN: no aplicativo, realizando autenticação por biometria facial.
  • Santander: por meio dos canais de atendimento do banco, realizando a solicitação formalmente.

Banco do Brasil, Itaú, e Sicoob bloqueiam apenas o acesso no dispositivo especificado na notificação. Para recuperar o acesso:

  • Banco do Brasil: em agências, salas de autoatendimento ou, para clientes BB Code, no internet banking.
  • Itaú: no aplicativo, desbloqueando a senha e habilitando novamente o iToken via autenticação biométrica facial.
  • Sicoob: contatar a cooperativa para solicitar a execução do desbloqueio após recuperar o celular.

Banco Inter, Bradesco, BTG Pactual, e XP Investimentos impedem o acesso em todos os dispositivos do usuário. Para desbloquear:

  • Banco Inter: via app, clicando em “Esqueci minha senha” e seguindo as instruções para criar uma nova senha.
  • Bradesco: via app, acessando “Chave de Segurança” > “Ativar nova chave” via biometria facial.
  • BTG Pactual: via app, digitando CPF e senha, ativando o token com confirmação por biometria facial.
  • XP Investimentos: via formulário no atendimento ao cliente, com desbloqueio confirmado em até um dia útil.

Operadoras

  • Claro, Vivo, e Algar Telecom: para solicitar o desbloqueio, o cliente deve ir a uma loja física com documento com foto e nota fiscal do celular.
  • TIM: além das lojas físicas, o desbloqueio pode ser solicitado por canais virtuais, como central telefônica, chat e aplicativo.

***

A chegada do Celular Seguro representou um grande avanço na luta contra o roubo e furto de dispositivos móveis no Brasil, oferecendo aos cidadãos uma ferramenta poderosa para proteger seus bens e informações pessoais. Com o apoio contínuo do governo, das instituições financeiras e das empresas de tecnologia, espera-se que o aplicativo continue a evoluir e a desempenhar um papel importante na segurança pública brasileira.

Para continuar explorando o fascinante mundo digital e descobrir mais sobre as últimas tendências em tecnologia, não deixe de visitar o blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.