Positivo do seu jeito

Dicas

Instagram: como ativar o modo escuro dentro do app

19 de junho de 2020

por: MKT Positivo

Os desenvolvedores do Instagram finalmente atenderam a um pedido de longa data dos usuários: o modo escuro agora está disponível de forma nativa no aplicativo. O recurso, também conhecido como modo noturno, foi adicionado recentemente a diversos serviços, incluindo Google, Facebook, Twitter e outros.

Você sabe como ativar o modo escuro no Instagram? Neste artigo, vamos explicar passo a passo como localizar essa função e ativar no seu aplicativo no Android. É importante ressaltar que o recurso está disponível apenas no app, e não na versão para desktop.

Como ativar o modo escuro no Instagram?

Até então, o modo escuro do Instagram funcionava de forma integrada ao sistema operacional Android. Ou seja, ao habilitar essa função no sistema operacional, automaticamente ela passava a funcionar também no aplicativo.

Agora, se você preferir, é possível ativá-la de maneira nativa no app. Antes de começar, certifique-se de que a versão mais recente do Instagram está instalada no seu aparelho. Se não for o caso, atualize o app antes de começar.

Passo 1. Abra o Instagram e toque na opção para visualizar a sua página de perfil.

Passo 2. Em seguida, toque no ícone de menu, no canto superior direito.

Passo 3. Na parte de baixo da tela, escolha “Configurações”.

Passo 4. Role a tela para baixo até encontrar a opção “Tema”. Ela deve aparecer logo abaixo de “Sobre”. Caso não esteja disponível no seu smartphone, então é sinal de que o seu aplicativo ainda não recebeu essa atualização.

Passo 5. Por fim, marque a opção “Escuro”.

Modo escuro é tendência na atualidade

O modo escuro não é exatamente uma novidade: esse tipo de modificação sempre foi bastante solicitada pelos usuários por questões estéticas. Porém, na era dos dispositivos mobile, esse recurso ganha também novos atrativos.

O primeiro deles é o fato de que telas com menor brilho e menor intensidade de luz são mais econômicas, ou seja, a bateria do celular é poupada. Em segundo lugar, por passarmos mais tempo olhando para a tela de smartphones e PCs, estamos mais sujeitos a sentir um certo incômodo nos olhos.

Por isso, o modo escuro é uma alternativa que permite ao usuário ter maior conforto visual durante o uso do celular. Recentemente, tanto a Microsoft quanto o Google incorporaram essa novidade ao Windows 10 e ao Android 10, respectivamente. Todavia, usuários de modelos mais antigos ficaram de fora da atualização e, por isso, precisaram recorrer a apps de terceiros.

Em artigos anteriores já abordamos também como ativar o modo escuro no WhatsApp, como ativar o modo escuro na versão desktop do Facebook e como ativar o modo escuro no Windows 10.

Você gostou do novo visual do Instagram com o modo escuro aplicado? Costuma utilizar esse recurso com frequência em outros dispositivos? Participe deixando a sua opinião nos comentários.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.