Positivo do seu jeito

Dicas

Netflix começa a liberar jogos gratuitos para seus assinantes

28 de agosto de 2021

por: MKT Positivo

Aplicativos de streaming estão se tornando cada vez mais populares. Atualmente, é difícil achar uma pessoa que nunca tenha acompanhado uma live, ouvido música ou visto uma série ou filme em alguma dessas plataformas.

Netflix começa a liberar jogos gratuitos para seus assinantes

Sendo pioneira no streaming de produções audiovisuais, a Netflix passou a ter como concorrentes neste mercado grandes nomes como a Disney e a Amazon. Com isso, a empresa tem buscado expandir sua atuação para atrair e fidelizar clientes, liberando jogos gratuitos para os seus assinantes.

Projeto de games já está em fase inicial

Visando entrar na indústria de games, a Netflix já iniciou o piloto do seu projeto de games. Os dois jogos disponibilizados pela empresa são sobre a sua série exclusiva Stranger Things, o Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3.

Vale lembrar que os dois jogos foram criados em 2017 e 2019, respectivamente, em parceria que a Netflix realizou com um estúdio para promover os lançamentos da 2º e 3º temporada da série. No entanto, a partir de agora, os games deixam de fazer parte do catálogo da Google Play e passam a ser exclusivos da plataforma da empresa.

Atualmente, somente os assinantes que moram na Polônia e que possuem um celular Android podem desfrutar dos jogos. No entanto, caso o projeto se mostre um sucesso, tendo grande adesão do público polonês, é possível que ele seja expandido em breve para usuários de outros países.

Além disso, tudo leva a crer que a Netflix irá investir cada vez mais em novos jogos, que poderão ser relacionados aos seus filmes e séries exclusivos, que possuem grande sucesso com o público.

Por que a Netflix está investindo em jogos?

A Netflix tem sido um case de sucesso, conseguindo atrair cada vez mais assinantes para a sua plataforma com o passar dos anos. Além disso, sua marca tem conquistado cada vez mais espaço na indústria do cinema, com atores e diretores renomados fazendo parte das suas produções, que já conquistaram indicações e premiações em eventos importantes como o Oscar e o Globo de Ouro.

Dessa forma, pode parecer estranho a empresa decidir investir parte do seu capital em um novo mercado. No entanto, a Netflix sabe que não inovar é sinônimo de fracasso nos dias atuais. Seu nome é frequentemente relacionado à falência da Blockbuster, que chegou a ser a maior rede de locadoras de filmes do mundo, mas que não sobreviveu à popularização dos serviços de streaming.

Além disso, a Netflix tem tido uma concorrência cada vez maior de outras empresas. Além de conteúdos exclusivos, marcas como a Disney e a HBO estão conseguindo atrair novos assinantes ao juntar filmes, séries, desenhos e transmissões ao vivo dos principais eventos esportivos em suas plataformas.

A Netflix “ficou para trás” no quesito esportes. Logo, focar na indústria de jogos pode fazer com que ela continue sendo atrativa pelos próximos anos.

Usuários terão que pagar para acessar os jogos no futuro?

Apesar dos planos de assinatura da Netflix serem bem atrativos em relação aos pacotes de TV a cabo, os preços cobrados são maiores do que os exigidos por outras companhias de streaming aqui no Brasil. Além disso, um novo reajuste nos preços cobrados por aqui  ainda causou aborrecimento por parte dos assinantes recentemente.

Netflix começa a liberar jogos gratuitos para seus assinantes

Até o momento, a empresa garante que os seus usuários não precisarão pagar a mais para ter acesso aos jogos que serão disponibilizados em sua plataforma, o que tem sido cumprido em seu projeto piloto feito na Polônia.

Entretanto, não é impossível que a Netflix mude essa política nos próximos anos, fazendo com que jogos sejam comercializados em pacotes diferentes do que filmes e séries.

Jogos serão o futuro do streaming?

Ainda é muito cedo para afirmar se a Netflix está indo pelo caminho certo ao investir na oferta de jogos para os seus assinantes. É provável que leve alguns anos para que esse serviço se consolide, com opções que consigam atrair grande parte dos assinantes, assim como foi visto com suas séries e filmes originais.

Essa não é a primeira vez que a Netflix tenta trazer novidades com os seus serviços. Em 2018, o filme Black Mirror: Bandersnatch teve bastante repercussão por ser um conteúdo extremamente interativo, onde os espectadores tinham o poder de tomar decisões que influenciavam nos acontecimentos do filme enquanto ele era transmitido.

É possível que as pessoas busquem cada vez mais novas formas de interação online, e os jogos em streaming podem ser algo que se destaque neste meio. É bem possível também que as outras plataformas de streaming decidam entrar de cabeça nesse mercado, gerando ainda mais competitividade e opções para os consumidores. Resta aguardar os próximos passos.

Enquanto isso, você pode dar uma olhada nos demais conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito. Além de ficar por dentro das novidades, como essa da Netflix com jogos, você pode conferir diversos tutoriais e dicas de como usar a tecnologia ao seu favor. Seja bem-vindo e conte com a gente!