Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

criptomoedas-empilhadas

O que são criptomoedas e como elas funcionam?

Entre as muitas opções de investimento que existem no mercado, nos últimos anos uma delas vem ganhando maior destaque na mídia: as criptomoedas. Existem centenas de tipos de moedas digitais e o Bitcoin é apenas a mais conhecida entre todas elas. 

Será que esses ativos são um bom negócio para investir o seu dinheiro ou é melhor passar longe dessa possibilidade? Entre os especialistas em finanças há quem defenda que a tendência é de crescimento contínuo, enquanto outros acreditam que esse é um risco desnecessário. O melhor caminho é entender como elas funcionam para que você possa tirar suas próprias conclusões.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são uma moeda digital. É como se você convertesse os seus reais em qualquer outra moeda estrangeira, como o dólar ou o euro. A diferença é que não existem “cédulas” ou “moedas” e sua “emissão” não é responsabilidade de nenhum país.

A lógica aqui é dispensar intermediários. Para transferir seu dinheiro para outra pessoa de forma digital, até então era preciso recorrer a terceiros, como bancos ou instituições financeiras. As criptomoedas descentralizam essa necessidade, utilizando a criptografia como forma de controle e autenticidade das transações.

Para isso, as moedas digitais são, na verdade, um conjunto de códigos complexos que são registrados e validados por um grupo de pessoas por meio de blockchain. Aqui, vale um parênteses para entender o que é blockchain, pois ele é a chave para esse tipo de transação.

O blockchain nada mais é do que um banco de dados público no qual todas as transações realizadas ficam registradas. Assim, toda transferência de moeda passa por essa verificação em cadeia que, em teoria, é impossível de ser burlada. Isso porque é praticamente impossível (não há poder computacional para isso) alterar todo o histórico de transações nas múltiplas fontes que detém essa informação.

Como é determinado o valor de uma criptomoeda?

rendimento-de-criptomoedas

Aqui, entram em cena os mesmos princípios que regem outras moedas na economia mundial: a lei da oferta e demanda. Quanto maior é a demanda, mais cara se torna a criptomoeda e, consequentemente, mais valiosa ela se torna para quem a possui. Como há um número limitado de bitcoins em circulação e novos bitcoins são criados de forma previsível e decrescente, isso garante uma certa estabilidade à moeda – ainda que seu valor seja muito mais volátil se comparado ao de outras moedas.

Quais são as principais criptomoedas que existem?

Já mencionamos que existem mais de uma centena de criptomoedas disponíveis no mercado. A mais conhecida e a que mais recebe aportes financeiros é o Bitcoin (BTC). Além dela, existem outras como Bitcoin Cash (BCH), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Ripple (XRP), Litecoin (LTC), entre outras.

Criptomoedas são seguras?

É inegável que há risco no investimento em criptomoedas. O uso dessa forma de monetização não tem regulamentação em muitos países – inclusive o Brasil. Portanto, caso alguma corretora simplesmente “suma” com o seu dinheiro, não há o que fazer. Por isso, é importante movimentar quantias que não comprometam o seu patrimônio e apenas por meio de instituições confiáveis ou com histórico de mercado.

Em contrapartida, grandes riscos podem oferecer benefícios para aqueles que estiverem dispostos a encarar o desafio. Liberdade de pagamentos, taxas baixas e possibilidade de obter rendimentos maiores do que a média do mercado são alguns dos pontos positivos. Já a volatilidade parece ser o maior dos problemas, pois da noite para o dia seu investimento pode “derreter” de forma inesperada.

bitcoin-decolando

Se você deseja conhecer mais sobre o mundo das criptomoedas, vale a pena observar orientações de especialistas no assunto em publicações relacionadas ao tema. Assim como qualquer investimento, tenha ciência de que ele possui risco e pode comprometer o seu patrimônio.

….

Gostou desse conteúdo de tecnologia? O blog Do Seu Jeito, da Positivo, traz diariamente dicas, tutoriais e novidades sobre o mundo da tecnologia para simplificar a sua vida. Veja mais conteúdos do site Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter