No mês de fevereiro, o Instagram anunciou o fim de um recurso muito usado para vendas por criadores de conteúdo: o Live Shopping (as “Compras ao vivo”). Desde o dia 16 de março de 2023, os criadores não conseguiram mais marcar links para vendas durante as lives da rede social.
O Instagram informou que outros recursos relacionados às vendas permanecem iguais, ao menos até o momento.
Para entender melhor essa mudança e como ela pode impactar os criadores de conteúdo da plataforma, confira o conteúdo de hoje!
Conhecida como “live de vendas” do Instagram, a ação era uma estratégia de vendas em que ocorria a transmissão ao vivo pela plataforma. Funcionava assim, um apresentador, influencer, ou o próprio empreendedor, realizava uma live no Instagram ou em alguma outra plataforma especializada e mostrava seus produtos e falava sobre o uso deles.
Durante aquele período de transmissão, o cliente conseguia tirar dúvidas, interagir e tudo isso gerava cada vez mais engajamento.
Essa proposta trazia muita credibilidade para o produto e para o negócio em si, pois transmitia bastante confiança, afinal tudo era mostrado em tempo real e as dúvidas eram sanadas imediatamente. Ao contrário de um catálogo ou de um feed, a ideia da live trazia uma experiência mais humanizada para as compras on-line.
Outra mudança recente que ocorreu e afetou diretamente as vendas digitais foi a retirada da opção de “loja” na plataforma. Ou seja, a exclusão da “live de vendas” não foi a primeira ação da Meta que impactou os negócios nas redes sociais. Podemos ter certeza disso, afinal, no ano passado, também foi o fim das “Compras ao vivo” no Facebook.
Por enquanto, não ficou muito compreensível o motivo que levou a Meta a realizar esses cortes de recursos para vendas nas suas redes, mas certamente isso deve fazer parte de alguma nova estratégia da organização!
O Instagram declarou fim às “compras ao vivo” durante as lives, mas informou que outras funcionalidades permanecem intactas, são elas: links em Stories, alternativas diferenciadas para publicações no feed e também os anúncios pagos.
A possibilidade de inserir convidados e criar aquele momento de perguntas e respostas também seguem disponíveis.
É importante saber que ainda é possível vender pela plataforma. Caso você ainda pretenda iniciar essa estratégia, não desanime com a exclusão da “live de vendas no Instagram”, afinal existem outros métodos e caminhos que você pode seguir.
E para aqueles que vão começar do zero, preparamos alguns tópicos que podem ser úteis, confira abaixo!
Muitos usuários da plataforma, principalmente os iniciantes, não sabem da existência da opção “Business” da rede. E converter o seu perfil de pessoal para o profissional pode impactar bastante nas suas vendas on-line. Quando convertido para a opção profissional, a rede social disponibiliza acesso a métricas e anúncios.
Resumidamente, para melhorar o marketing e credibilidade do seu empreendimento na rede, é importante fazer essa alteração.
Caso não saiba como fazer essa mudança, basta seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1. Vá nas configurações da sua conta no Instagram;
Passo 2. Selecione a opção “Tipo e ferramentas da conta”;
Passo 3: Escolha “Mudar para conta profissional”;
Passo 4. Realize a sincronização da sua conta com a sua página do Facebook (caso faça sentido para seu negócio);
Passo 5. Adicione os dados empresariais na opção “Configurar seu perfil comercial”.
Conforme citamos anteriormente, existem outros recursos que ainda permanecem disponíveis para que você possa realizar as suas vendas no Instagram, mas para complementar ainda mais, separamos algumas dicas que podem te ajudar a vender mais em seu perfil. Veja abaixo!
Depois de criar e configurar o seu perfil profissional, é o momento de colocar a mão na massa e começar a realizar postagens.
Lembre-se de que não é qualquer conteúdo que você deve postar, tente criar conteúdos que façam sentido para o seu público, por exemplo, conteúdos informativos sobre seu nicho. Além de não ser indicado exagerar na divulgação de seus próprios produtos, seja sutil. Como estamos falando de vendas no Instagram, é ideal apostar nas fotos e vídeos!
Atualmente a maioria dos usuários possui um celular com câmera, e mesmo que a qualidade do seu aparelho não seja tão boa, ainda sim é possível tirar boas fotos, além de poder fazer uso de editores.
O próprio Instagram disponibiliza alguns recursos para edição, tais como: contraste, brilho, iluminação, etc.
E conforme o perfil do seu negócio e o tipo do seu produto, é viável pedir para seus clientes postarem fotos com os produtos para que você possa compartilhar no stories.
Os vídeos podem ser um grande trunfo na mão dos vendedores on-line, inclusive pelo fato da possibilidade de criar vídeos informativos; Por exemplo, você mesmo pode experimentar e mostrar como funciona o uso de seus produtos ou fazer uma “vitrine virtual”, em casos de lojas de roupas, por exemplo.
Caso seu empreendimento já seja um pouco maior, você também pode filmar os bastidores, apresentar sua equipe e mesmo que seja apenas você, uma boa ideia é mostrar o processo de produção ou da organização dos pedidos, etc.
Lembrando que essas dicas são apenas sugestões básicas para você começar a vender no seu perfil profissional do Instagram e você pode se aprofundar pesquisando mais dicas sobre o tema!
E para continuar por dentro das atualizações do Instagram, além de acompanhar dicas sobre o uso dessa plataforma, continue conferindo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito!