celular com o logotipo do Android

Android: 7 dicas que vão deixar o seu celular mais organizado

A organização é algo importante, seja em casa, no trabalho ou nos estudos, e no meio digital isso não é diferente. Afinal, a falta de organização no celular gera um acúmulo desnecessário de mensagens, fotos, e-mails, etc.

Bob Esponja com a caixa de mensagens lotada

Você costuma apagar as fotos desnecessárias que te enviam em seu WhatsApp? E os arquivos que não utiliza mais? Se você quer saber a importância em organizar o seu celular e também como aprender a organizá-lo para tornar seu dia a dia mais produtivo, acompanhe o conteúdo de hoje!

Qual a importância de organizar o celular?

Organizar o celular pode ser uma ação simples para alguns e mais complicada para outros, afinal, nem todos possuem prática em organizar as coisas e muitas vezes isso ocorre pela correria do dia a dia

Porém, organizar o celular vai melhorar a usabilidade no seu cotidiano, pois será bem mais fácil e rápido para encontrar os aplicativos que deseja utilizar e ainda vai te ajudar em relação ao desempenho do seu aparelho

Listamos abaixo 7 dicas que vão deixar o seu celular mais organizado.

1. Exclua todos os aplicativos que não utiliza

Um celular desorganizado geralmente é cheio de aplicativos que não estão sendo utilizados. Portanto, apagá-los é a primeira dica para organizar o seu smartphone

O excesso de aplicativos pode fazer com que seu aparelho fique mais lento e também trave.

Para excluir aplicativos inúteis é simples. Com o seu Android em mãos, siga o passo a passo:

Passo 1: Abra a loja de aplicativos (Google Play Store);

Passo 2: No canto superior direito, aperte no ícone do perfil (onde tem sua foto);

como excluir aplicativos do celular passo 1

Passo 3: Clique em “Gerenciar apps e dispositivos”; Vá em “Gerenciar”;

como excluir aplicativos do celular passo 3

Passo 4: Toque no nome do app que você quer excluir;

Passo 5: Aperte em ”Desinstalar”.

como excluir aplicativos do celular passo 5

2. Adicione ou remova páginas na tela de início

Desbloquear a tela do seu aparelho e ver vários aplicativos na tela principal pode causar uma poluição visual, gerando uma sensação de desorganização. Uma forma de resolver isso é criar telas extras e fazer a distribuição dos apps entre elas. Prefira deixar na tela inicial aqueles aplicativos que você mais utiliza e abre diariamente.

Para a criação de páginas extras, é bem simples: basta tocar em algum aplicativo, segurá-lo e arrastá-lo para o lado. O caminho contrário também é válido, ou seja, você pode remover do Android as páginas que não fazem mais sentido. Para fazer isso é só deixá-las vazias, arrastando os aplicativos para fora delas.

3. Armazene aplicativos em páginas

Mais uma maneira de organizar o seu celular é criando pastas para seus aplicativos. Uma boa sugestão é separar as pastas por temas como “trabalho”, “estudos”, etc.

Para criar uma pasta, escolha dois aplicativos e os coloque na página inicial. Depois disso, toque e segure em um deles e mova-o “para cima” do outro, como se estivesse fazendo uma junção dos dois. Após fazer isso a pasta já estará criada e será possível adicionar outros apps dentro dela.

Jim Carrey, no filme O Todo Poderoso, abrindo um arquivo de pastas e sendo atropelado pela gaveta

4. Organize os aplicativos por ordem alfabética ou cor

Separar os aplicativos por ordem alfabética também é uma ótima maneira para otimizar tempo e encontrá-los com mais facilidade. Para fazer isso é só movê-los entre as páginas da tela inicial e realizar a distribuição de acordo com as iniciais de cada um.

Outra alternativa é organizar por cores semelhantes dos ícones, o que também deixa o celular com um visual mais divertido. No entanto, essa opção pode funcionar de maneira mais eficaz apenas para os apps que utiliza constantemente, já que as cores estarão gravadas em sua mente, por exemplo: para usar o WhatsApp, você acaba buscando um ícone verde de forma automática. 

5. Insira Widgets para economizar espaço do celular

Inserir atalhos na página inicial pode ser uma boa forma de assegurar acesso rápido aos aplicativos que usa frequentemente. Para fazer isso, basta tocar e segurar em qualquer ponto da tela inicial e escolher a opção “Widgets”. É possível achar recursos semelhantes para o Google Chrome, Google Agenda, etc.

Por exemplo, ao escolher um widget do Google Agenda, é possível  visualizar todos os seus compromissos do dia na tela e sem precisar abrir o aplicativo. Desse modo, dá para organizar as páginas do seu celular, conforme as suas necessidades diárias.

6. Adicione aplicativos à barra de favoritos

A “Barra de Favoritos” está localizada na parte inferior da tela dos celulares Android. Normalmente os aplicativos encontrados nessa faixa são: de mensagens, ligações ou de câmera. Mas, caso queira é possível alterar e inserir e os apps mais utilizados por você, assim você vai agilizar os acessos. 

Para fazer isso é só pressionar o ícone do aplicativo desejado e então movimentar sobre a tela inicial até o local que você queira que ele fique.

robô do Android

7. Use planos de fundo mais neutros no celular

Planos de fundo com vários elementos, podem acabar se misturando com os apps fixados na tela inicial, o que também gera a poluição visual, citada anteriormente. Portanto, também é essencial optar por imagens de proteção de tela mais neutras, assim você garante um visual menos “carregado” para o seu celular.

O passo a passo para alterar o wallpaper do seu aparelho, vai variar de acordo com a versão do sistema que está instalado nele. Mas, de uma maneira geral, é possível encontrar essa opção nas configurações, em seguida busque por “Tela” e “Plano de Fundo”. 

Está pronto(a) para deixar o seu Android mais organizado? Siga as dicas do conteúdo e facilite a sua rotina! No blog Positivo do Seu Jeito existem mais conteúdos com dicas e informações sobre o Android, continue navegando!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.